O protagonismo feminino: Comunidade Quilombola Sítio Arruda em Araripe - Ceará
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7479 |
Resumo: | A história das mulheres foi marcada por uma longa trajetória de preconceitos e de dificuldades, o que não difere da mulher quilombola cearense. A luta histórica das mulheres negras é pela garantia da dignidade e da resistência contra a exclusão social e racial. O objetivo desse estudo foianalisar aspectos da liderança e do protagonismo feminino na Comunidade Quilombola do Sítio Arruda, no estado do Ceará, enquanto experiência coletiva e/ou individual. A pesquisa se deu inicialmente por uma revisão bibliográfica onde fiz um levantamento da trajetória da mulher negra e da quilombola, analisando suas lutas, conquistas e resistências. Apresentei o papel das mulheres negras quilombolas como agentes propulsoras das lutas pela regularização de seu território e pela manutenção da memória coletiva. Busquei elementos conceituais para compreendermos o que significa quilombo na atual realidade brasileira e como as comunidades quilombolas se organizaram no estado do Ceará e a atual situação destas comunidades. A pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Quilombola do Sítio Arruda, no município de Araripe, no estado do Ceará, que já teve seu territórioreconhecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Utilizei aHistóriaOral, como principal metodologia e memória como principal fonte, sendo entrevistadas mulheres envolvidas em vários segmentos, como educação, associação comunitária, religiosidade e representatividade política. Percebe-se que, se antes o espaço de atuação da mulher quilombola estava relacionado à luta constante pela reprodução da família e da comunidade, hoje, essa luta toma outros sentidos, atuando no espaço público-político pela inclusão da comunidade em políticas públicas e pelo reconhecimento de seus direitos fundiários. Confirmei a minha hipótese de que essas mulheres tem agido de forma ativa, como verdadeiras protagonistas, que contribuem com a manutenção e o desenvolvimento dessas comunidades quilombolas. |
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2018-12-20T12:20:06Z2018-12-20T12:20:06Z2018-08-10Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2018-12-20T12:20:06Z No. of bitstreams: 1 Márcia Leyla de Freitas Macêdo_.pdf: 9308820 bytes, checksum: ce61b1f2a260e4f36b742870b5256190 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-20T12:20:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Márcia Leyla de Freitas Macêdo_.pdf: 9308820 bytes, checksum: ce61b1f2a260e4f36b742870b5256190 (MD5) Previous issue date: 2018-08-10A história das mulheres foi marcada por uma longa trajetória de preconceitos e de dificuldades, o que não difere da mulher quilombola cearense. A luta histórica das mulheres negras é pela garantia da dignidade e da resistência contra a exclusão social e racial. O objetivo desse estudo foianalisar aspectos da liderança e do protagonismo feminino na Comunidade Quilombola do Sítio Arruda, no estado do Ceará, enquanto experiência coletiva e/ou individual. A pesquisa se deu inicialmente por uma revisão bibliográfica onde fiz um levantamento da trajetória da mulher negra e da quilombola, analisando suas lutas, conquistas e resistências. Apresentei o papel das mulheres negras quilombolas como agentes propulsoras das lutas pela regularização de seu território e pela manutenção da memória coletiva. Busquei elementos conceituais para compreendermos o que significa quilombo na atual realidade brasileira e como as comunidades quilombolas se organizaram no estado do Ceará e a atual situação destas comunidades. A pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Quilombola do Sítio Arruda, no município de Araripe, no estado do Ceará, que já teve seu territórioreconhecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Utilizei aHistóriaOral, como principal metodologia e memória como principal fonte, sendo entrevistadas mulheres envolvidas em vários segmentos, como educação, associação comunitária, religiosidade e representatividade política. Percebe-se que, se antes o espaço de atuação da mulher quilombola estava relacionado à luta constante pela reprodução da família e da comunidade, hoje, essa luta toma outros sentidos, atuando no espaço público-político pela inclusão da comunidade em políticas públicas e pelo reconhecimento de seus direitos fundiários. Confirmei a minha hipótese de que essas mulheres tem agido de forma ativa, como verdadeiras protagonistas, que contribuem com a manutenção e o desenvolvimento dessas comunidades quilombolas.The history of women was marked by a long trajectory of prejudices and difficulties, which is no different from the cearense Quilombola woman. The historical struggle of black women is for the guarantee of dignity and resistance against social and racial exclusion.The objective of this study was to analyze aspects of leadership and female protagonism in the Quilombola Community of Sítio Arruda, in the state of Ceará, as a collective and / or individual experience.The research was initially based on a bibliographical review where I made a survey of the trajectory of the black woman and the quilombola, analyzing their struggles, conquests and resistances. I presented the role of the black quilombola women as agents of the struggles for the regularization of their territory and for the maintenance of collective memory.I looked for conceptual elements to understand what quilombo means in the current Brazilian reality and how the quilombola communities organized themselves in the state of Ceará and the current situation of these communities.The research was developed in the Quilombola Community of Sítio Arruda, in the municipality of Araripe, in the state of Ceará, which already had its territory recognized by the National Institute of Colonization and Agrarian Reform (INCRA).I used oral history, as the main methodology and memory as the main source, interviewed women involved in various segments, such as education, community association, religiosity and political representation.It is noticed that, if the quilombola woman's space for action was previously related to the constant struggle for the reproduction of the family and community, today, this struggle takes on other senses, acting in the public-political space for the inclusion of the community in public policies and recognition of their land rights.I confirmed my hypothesis that these women have acted actively, as true protagonists, who contribute to the maintenance and development of these Quilombola communities.NenhumaFelipe, Márcia Leyla de Freitas Macêdohttp://lattes.cnpq.br/3535000019541596http://lattes.cnpq.br/5437421530403034Moreira, Paulo Roberto Staudthttp://lattes.cnpq.br/7416066730700319Harres, Marluza MarquesUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUnisinosBrasilEscola de HumanidadesO protagonismo feminino: Comunidade Quilombola Sítio Arruda em Araripe - CearáACCNPQ::Ciências Humanas::HistóriaHistória oralQuilomboMulher quilombolaProtagonismo femininoOral historyQuilomboQuilombola womanFemale protagonisminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7479info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMárcia Leyla de Freitas Macêdo_.pdfMárcia Leyla de Freitas Macêdo_.pdfapplication/pdf9308820http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7479/1/M%C3%A1rcia+Leyla+de+Freitas+Mac%C3%AAdo_.pdfce61b1f2a260e4f36b742870b5256190MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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