Proposição de um modelo baseado em Customer Lifetime Value para a análise de melhorias no sistema produtivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2347 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe um método e um modelo matemático fundamentado na métrica Customer Lifetime Value para analisar conjuntamente as preferências e percepções dos consumidores, a relação destas preferências com o sistema de produção e potenciais ações de melhorias no processo produtivo. O método de pesquisa empregado apresenta três fases, a primeira explora a literatura na busca de elementos relevantes ao objetivo proposto. A segunda fase propõe o modelo matemático e o método de avaliação de melhorias e a terceira fase aplica as propostas em um contexto real. Essa aplicação possibilita a avaliação da validade prática dos resultados para a empresa analisada e a análise de viabilidade de utilização do modelo e do método. Os três pilares de sustentação do modelo são os consumidores de um dado mercado com as suas necessidades e percepções em relação aos bens e serviços, as características atribuídas pela produção e as regras para análise do impacto da adoção de diferentes melhorias no sistema produtivo sobre o v |
id |
USIN_c658511ad8b7224b28549d61fae75e13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2347 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T17:04:36Z2015-03-05T17:04:36Z2009-03-20Made available in DSpace on 2015-03-05T17:04:36Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 20Esta pesquisa propõe um método e um modelo matemático fundamentado na métrica Customer Lifetime Value para analisar conjuntamente as preferências e percepções dos consumidores, a relação destas preferências com o sistema de produção e potenciais ações de melhorias no processo produtivo. O método de pesquisa empregado apresenta três fases, a primeira explora a literatura na busca de elementos relevantes ao objetivo proposto. A segunda fase propõe o modelo matemático e o método de avaliação de melhorias e a terceira fase aplica as propostas em um contexto real. Essa aplicação possibilita a avaliação da validade prática dos resultados para a empresa analisada e a análise de viabilidade de utilização do modelo e do método. Os três pilares de sustentação do modelo são os consumidores de um dado mercado com as suas necessidades e percepções em relação aos bens e serviços, as características atribuídas pela produção e as regras para análise do impacto da adoção de diferentes melhorias no sistema produtivo sobre o vThis research aims to propose a method and a mathematic model based on a metric Customer Lifetime Value to analyze jointly the consumer’s preferences and perceptions, the relation between preferences and productive system and potential improvements on productive process. The applied research method shows three stages: the first one explores the literature to find relevant elements for the proposed objective; the second one aims the mathematic model and the evaluation method of improvements and the last one applies all proposals in a real case. This case study allows to analyze practiced results generated by the model and the method and to evaluate application viability analyses. The model is sustained by three fundamental elements: consumers, with their necessities and perceptions about the products and services desired; characteristics of the productive system; and rules to analyze the impact of adoption of different improvements on the productive on the Customer Lifetime Value. The method focuses on interfNenhumaCamargo, Luís Felipe Riehshttp://lattes.cnpq.br/0043654511092877http://lattes.cnpq.br/3189069617286709Vaccaro, Guilherme Luis RoeheUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós Graduação em Engenharia de Produção e SistemasUNISINOSBrasilEscola PolitécnicaProposição de um modelo baseado em Customer Lifetime Value para a análise de melhorias no sistema produtivoEngenhariasmodelagemmodelos de escolha discretarequisitos de mercadosistemas de produçãoteoria da utilidadeCustomer Lifetime Valuediscrete choice modelsmarket requirementsmodelingproduction systemutility theoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2347info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLuisFelipeEngenhariaProdSistemas.pdfLuisFelipeEngenhariaProdSistemas.pdfapplication/pdf2105338http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2347/1/LuisFelipeEngenhariaProdSistemas.pdf96bba00cbb9169e097a010d8a259bad4MD51UNISINOS/23472015-03-16 10:05:34.611oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-16T13:05:34Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposição de um modelo baseado em Customer Lifetime Value para a análise de melhorias no sistema produtivo |
title |
Proposição de um modelo baseado em Customer Lifetime Value para a análise de melhorias no sistema produtivo |
spellingShingle |
Proposição de um modelo baseado em Customer Lifetime Value para a análise de melhorias no sistema produtivo Camargo, Luís Felipe Riehs Engenharias modelagem modelos de escolha discreta requisitos de mercado sistemas de produção teoria da utilidade Customer Lifetime Value discrete choice models market requirements modeling production system utility theory |
title_short |
Proposição de um modelo baseado em Customer Lifetime Value para a análise de melhorias no sistema produtivo |
title_full |
Proposição de um modelo baseado em Customer Lifetime Value para a análise de melhorias no sistema produtivo |
title_fullStr |
Proposição de um modelo baseado em Customer Lifetime Value para a análise de melhorias no sistema produtivo |
title_full_unstemmed |
Proposição de um modelo baseado em Customer Lifetime Value para a análise de melhorias no sistema produtivo |
title_sort |
Proposição de um modelo baseado em Customer Lifetime Value para a análise de melhorias no sistema produtivo |
author |
Camargo, Luís Felipe Riehs |
author_facet |
Camargo, Luís Felipe Riehs |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0043654511092877 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3189069617286709 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Luís Felipe Riehs |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vaccaro, Guilherme Luis Roehe |
contributor_str_mv |
Vaccaro, Guilherme Luis Roehe |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Engenharias |
topic |
Engenharias modelagem modelos de escolha discreta requisitos de mercado sistemas de produção teoria da utilidade Customer Lifetime Value discrete choice models market requirements modeling production system utility theory |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modelagem modelos de escolha discreta requisitos de mercado sistemas de produção teoria da utilidade Customer Lifetime Value |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
discrete choice models market requirements modeling production system utility theory |
description |
Esta pesquisa propõe um método e um modelo matemático fundamentado na métrica Customer Lifetime Value para analisar conjuntamente as preferências e percepções dos consumidores, a relação destas preferências com o sistema de produção e potenciais ações de melhorias no processo produtivo. O método de pesquisa empregado apresenta três fases, a primeira explora a literatura na busca de elementos relevantes ao objetivo proposto. A segunda fase propõe o modelo matemático e o método de avaliação de melhorias e a terceira fase aplica as propostas em um contexto real. Essa aplicação possibilita a avaliação da validade prática dos resultados para a empresa analisada e a análise de viabilidade de utilização do modelo e do método. Os três pilares de sustentação do modelo são os consumidores de um dado mercado com as suas necessidades e percepções em relação aos bens e serviços, as características atribuídas pela produção e as regras para análise do impacto da adoção de diferentes melhorias no sistema produtivo sobre o v |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T17:04:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T17:04:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2347 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola Politécnica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2347/1/LuisFelipeEngenhariaProdSistemas.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96bba00cbb9169e097a010d8a259bad4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844944520871936 |