Big Brother Brasil : um cenário observado a procura de uma estratégia de posicionamento crítico no espaço público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Maria Amelia Maneque
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2610
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida através da observação e da análise do programa Big Brother Brasil 5, reality show apresentado pela Rede Globo de Televisão, canal 12, no período entre janeiro e março de 2005. O alvo era identificar as estratégias que levaram Jean Wyllys ao prêmio final. Esta análise das ações e movimentos deu-se através das técnicas de Relações Públicas, utilizadas com o objetivo de construir, manter e gerenciar imagens no espaço público. Esta dissertação concluiu que Jean Wyllys venceu ao Big Brother Brasil porque entrou no programa com um planejamento estratégico bem definido, com um conjunto de providências pré-estabelecidas, capazes de defender sua permanência no jogo e vencer os “paredões”. Seus votos mostraram sempre a coerência com a situação que enfrentava. Suas táticas e estratégias foram eficientes e eficazes tinham um propósito: vencer o programa e receber o prêmio. Utilizou a estratégia do golfinho, acreditou no futuro e na capacidade de resolver seus desafios e problemas com a
id USIN_d295918f6b2253b9e6cafb62679c1908
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2610
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:23:09Z2015-03-05T18:23:09Z2007-03-20Made available in DSpace on 2015-03-05T18:23:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 20Esta dissertação foi desenvolvida através da observação e da análise do programa Big Brother Brasil 5, reality show apresentado pela Rede Globo de Televisão, canal 12, no período entre janeiro e março de 2005. O alvo era identificar as estratégias que levaram Jean Wyllys ao prêmio final. Esta análise das ações e movimentos deu-se através das técnicas de Relações Públicas, utilizadas com o objetivo de construir, manter e gerenciar imagens no espaço público. Esta dissertação concluiu que Jean Wyllys venceu ao Big Brother Brasil porque entrou no programa com um planejamento estratégico bem definido, com um conjunto de providências pré-estabelecidas, capazes de defender sua permanência no jogo e vencer os “paredões”. Seus votos mostraram sempre a coerência com a situação que enfrentava. Suas táticas e estratégias foram eficientes e eficazes tinham um propósito: vencer o programa e receber o prêmio. Utilizou a estratégia do golfinho, acreditou no futuro e na capacidade de resolver seus desafios e problemas com aThis paper has been developed based on the observation and analysis of Big Brother Brasil 5 program, a reality show exhibited by Rede Globo de Televisão (Globo TV Network), in channel 12, from January to March 2005. The aim was to identify the strategies that made it possible for Jean Wyllys to receive the final award. This analysis of the actions and movements was given through the techniques of Public Relations, used with the objective to construct, to keep and to manage images in the public space. The conclusion of this dissertation is that Jean Wyllys won Big Brother Brasil because he entered the program bearing in mind a well-defined strategic planning, with a set of pre-established decisions that made it possible for him to remain in the game and to win every eliminating phase. His votes always showed coherence with the situation he was facing. His tactics and strategies had been efficient and efficient they had an intention: to win the program and and receiving the award. He used the dolphin strategy,NenhumaCruz, Maria Amelia Manequehttp://lattes.cnpq.br/4829170170009945http://lattes.cnpq.br/1736473200566877Tesche, Adayr MroginskiUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaBig Brother Brasil : um cenário observado a procura de uma estratégia de posicionamento crítico no espaço públicoCiências Sociais AplicadasanáliseBig Brother Brasilprogramareality showtelevisãoBig Brother Brazilgame strategiespublic relationspublic relations strategyreality showinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2610info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALbig brother Brasil.pdfbig brother Brasil.pdfapplication/pdf585825http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2610/1/big+brother+Brasil.pdf53b1a98559214712df89feef9e6921c8MD51UNISINOS/26102015-03-17 17:41:06.494oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T20:41:06Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Big Brother Brasil : um cenário observado a procura de uma estratégia de posicionamento crítico no espaço público
title Big Brother Brasil : um cenário observado a procura de uma estratégia de posicionamento crítico no espaço público
spellingShingle Big Brother Brasil : um cenário observado a procura de uma estratégia de posicionamento crítico no espaço público
Cruz, Maria Amelia Maneque
Ciências Sociais Aplicadas
análise
Big Brother Brasil
programa
reality show
televisão
Big Brother Brazil
game strategies
public relations
public relations strategy
reality show
title_short Big Brother Brasil : um cenário observado a procura de uma estratégia de posicionamento crítico no espaço público
title_full Big Brother Brasil : um cenário observado a procura de uma estratégia de posicionamento crítico no espaço público
title_fullStr Big Brother Brasil : um cenário observado a procura de uma estratégia de posicionamento crítico no espaço público
title_full_unstemmed Big Brother Brasil : um cenário observado a procura de uma estratégia de posicionamento crítico no espaço público
title_sort Big Brother Brasil : um cenário observado a procura de uma estratégia de posicionamento crítico no espaço público
author Cruz, Maria Amelia Maneque
author_facet Cruz, Maria Amelia Maneque
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4829170170009945
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1736473200566877
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Maria Amelia Maneque
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tesche, Adayr Mroginski
contributor_str_mv Tesche, Adayr Mroginski
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
análise
Big Brother Brasil
programa
reality show
televisão
Big Brother Brazil
game strategies
public relations
public relations strategy
reality show
dc.subject.por.fl_str_mv análise
Big Brother Brasil
programa
reality show
televisão
dc.subject.eng.fl_str_mv Big Brother Brazil
game strategies
public relations
public relations strategy
reality show
description Esta dissertação foi desenvolvida através da observação e da análise do programa Big Brother Brasil 5, reality show apresentado pela Rede Globo de Televisão, canal 12, no período entre janeiro e março de 2005. O alvo era identificar as estratégias que levaram Jean Wyllys ao prêmio final. Esta análise das ações e movimentos deu-se através das técnicas de Relações Públicas, utilizadas com o objetivo de construir, manter e gerenciar imagens no espaço público. Esta dissertação concluiu que Jean Wyllys venceu ao Big Brother Brasil porque entrou no programa com um planejamento estratégico bem definido, com um conjunto de providências pré-estabelecidas, capazes de defender sua permanência no jogo e vencer os “paredões”. Seus votos mostraram sempre a coerência com a situação que enfrentava. Suas táticas e estratégias foram eficientes e eficazes tinham um propósito: vencer o programa e receber o prêmio. Utilizou a estratégia do golfinho, acreditou no futuro e na capacidade de resolver seus desafios e problemas com a
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:23:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:23:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2610
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2610/1/big+brother+Brasil.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 53b1a98559214712df89feef9e6921c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844946198593536