Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2686 |
Resumo: | O Brasil é hoje um dos principais fabricantes mundiais de calçados. A indústria calçadista brasileira é constituída por milhares de empresas de portes variados que estão distribuídas em diversos pólos. O Estado do Rio Grande do Sul é o principal produtor e exportador. O presente estudo objetivou verificar as estratégias adotadas por algumas empresas manufatureiras gaúchas do setor. Foram selecionadas e pesquisadas as consideradas líderes de mercado, de médio e grande porte, que vêm apresentando crescimento destacado. A maioria delas localiza-se no Vale do Rio dos Sinos, principal pólo calçadista brasileiro. Como resultado, constatou-se a adoção de posicionamentos estratégicos diferenciados fora do padrão praticado genericamente por aquela indústria. Observou-se diversificação de mercados e diferenciação de produtos, fabricados com alta qualidade, vendidos com marca do fabricante e de valor agregado. As unidades de produção têm divisões de criação e desenvolvimento. Fornecem em pequenos lotes, diferentemente d |
id |
USIN_dd2a368316b9dd1710226fbfc3d12b1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2686 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:36:38Z2015-03-05T18:36:38Z2006-08-29Made available in DSpace on 2015-03-05T18:36:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 29O Brasil é hoje um dos principais fabricantes mundiais de calçados. A indústria calçadista brasileira é constituída por milhares de empresas de portes variados que estão distribuídas em diversos pólos. O Estado do Rio Grande do Sul é o principal produtor e exportador. O presente estudo objetivou verificar as estratégias adotadas por algumas empresas manufatureiras gaúchas do setor. Foram selecionadas e pesquisadas as consideradas líderes de mercado, de médio e grande porte, que vêm apresentando crescimento destacado. A maioria delas localiza-se no Vale do Rio dos Sinos, principal pólo calçadista brasileiro. Como resultado, constatou-se a adoção de posicionamentos estratégicos diferenciados fora do padrão praticado genericamente por aquela indústria. Observou-se diversificação de mercados e diferenciação de produtos, fabricados com alta qualidade, vendidos com marca do fabricante e de valor agregado. As unidades de produção têm divisões de criação e desenvolvimento. Fornecem em pequenos lotes, diferentemente dBrazil is today one of the main world shoe manufacuring. The Brazilian shoe industry is made up of several companies of different sizes which are spread out in different sites. The state of Rio Grande do Sul is the main producer and exporter. The current study had the objective to verify the adopted strategies by some gaucha manufacturing companies of the sector. It was selected and researched the ones considered leaders in the market of medium and large sizes, which have been presenting a highlighted growth. Most of them are located in Vale do Rio dos Sinos, the main Brazilian shoe site. As a result, it was testified the adoption of different strategic positions out of the pattern generically practiced by that industry. It was observed a diversification of markets and differentiation of products, manufactured with high quality, sold with the brand of the manufacturer and of agregated value. The units of production have divisions of creation and development. They are supplied in small lots, differently of thNenhumaVanin, Jorge Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/2017661604221341http://lattes.cnpq.br/0173272835376949Costa, Achyles Barcelos daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNISINOSBrasilEscola de Gestão e NegóciosDeterminantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileirasCiências Sociais Aplicadascompetitividadeestratégiainústria calçadistaRio Grande do SulVale do Rio dos Sinosestratégia competitivacompetitioncompetitiveness and internacionalizationstrategyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2686info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALdeterminantes do sucesso.pdfdeterminantes do sucesso.pdfapplication/pdf568237http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2686/1/determinantes+do+sucesso.pdfd1e032ad862cffa8d61ed74f82b87fc1MD51UNISINOS/26862015-03-19 10:18:49.495oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2686Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-19T13:18:49Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras |
title |
Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras |
spellingShingle |
Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras Vanin, Jorge Alexandre Ciências Sociais Aplicadas competitividade estratégia inústria calçadista Rio Grande do Sul Vale do Rio dos Sinos estratégia competitiva competition competitiveness and internacionalization strategy |
title_short |
Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras |
title_full |
Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras |
title_fullStr |
Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras |
title_sort |
Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras |
author |
Vanin, Jorge Alexandre |
author_facet |
Vanin, Jorge Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2017661604221341 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0173272835376949 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanin, Jorge Alexandre |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Achyles Barcelos da |
contributor_str_mv |
Costa, Achyles Barcelos da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas competitividade estratégia inústria calçadista Rio Grande do Sul Vale do Rio dos Sinos estratégia competitiva competition competitiveness and internacionalization strategy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competitividade estratégia inústria calçadista Rio Grande do Sul Vale do Rio dos Sinos estratégia competitiva |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
competition competitiveness and internacionalization strategy |
description |
O Brasil é hoje um dos principais fabricantes mundiais de calçados. A indústria calçadista brasileira é constituída por milhares de empresas de portes variados que estão distribuídas em diversos pólos. O Estado do Rio Grande do Sul é o principal produtor e exportador. O presente estudo objetivou verificar as estratégias adotadas por algumas empresas manufatureiras gaúchas do setor. Foram selecionadas e pesquisadas as consideradas líderes de mercado, de médio e grande porte, que vêm apresentando crescimento destacado. A maioria delas localiza-se no Vale do Rio dos Sinos, principal pólo calçadista brasileiro. Como resultado, constatou-se a adoção de posicionamentos estratégicos diferenciados fora do padrão praticado genericamente por aquela indústria. Observou-se diversificação de mercados e diferenciação de produtos, fabricados com alta qualidade, vendidos com marca do fabricante e de valor agregado. As unidades de produção têm divisões de criação e desenvolvimento. Fornecem em pequenos lotes, diferentemente d |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:36:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:36:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2686 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2686/1/determinantes+do+sucesso.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d1e032ad862cffa8d61ed74f82b87fc1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844947004948480 |