Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanin, Jorge Alexandre
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2686
Resumo: O Brasil é hoje um dos principais fabricantes mundiais de calçados. A indústria calçadista brasileira é constituída por milhares de empresas de portes variados que estão distribuídas em diversos pólos. O Estado do Rio Grande do Sul é o principal produtor e exportador. O presente estudo objetivou verificar as estratégias adotadas por algumas empresas manufatureiras gaúchas do setor. Foram selecionadas e pesquisadas as consideradas líderes de mercado, de médio e grande porte, que vêm apresentando crescimento destacado. A maioria delas localiza-se no Vale do Rio dos Sinos, principal pólo calçadista brasileiro. Como resultado, constatou-se a adoção de posicionamentos estratégicos diferenciados fora do padrão praticado genericamente por aquela indústria. Observou-se diversificação de mercados e diferenciação de produtos, fabricados com alta qualidade, vendidos com marca do fabricante e de valor agregado. As unidades de produção têm divisões de criação e desenvolvimento. Fornecem em pequenos lotes, diferentemente d
id USIN_dd2a368316b9dd1710226fbfc3d12b1f
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2686
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:36:38Z2015-03-05T18:36:38Z2006-08-29Made available in DSpace on 2015-03-05T18:36:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 29O Brasil é hoje um dos principais fabricantes mundiais de calçados. A indústria calçadista brasileira é constituída por milhares de empresas de portes variados que estão distribuídas em diversos pólos. O Estado do Rio Grande do Sul é o principal produtor e exportador. O presente estudo objetivou verificar as estratégias adotadas por algumas empresas manufatureiras gaúchas do setor. Foram selecionadas e pesquisadas as consideradas líderes de mercado, de médio e grande porte, que vêm apresentando crescimento destacado. A maioria delas localiza-se no Vale do Rio dos Sinos, principal pólo calçadista brasileiro. Como resultado, constatou-se a adoção de posicionamentos estratégicos diferenciados fora do padrão praticado genericamente por aquela indústria. Observou-se diversificação de mercados e diferenciação de produtos, fabricados com alta qualidade, vendidos com marca do fabricante e de valor agregado. As unidades de produção têm divisões de criação e desenvolvimento. Fornecem em pequenos lotes, diferentemente dBrazil is today one of the main world shoe manufacuring. The Brazilian shoe industry is made up of several companies of different sizes which are spread out in different sites. The state of Rio Grande do Sul is the main producer and exporter. The current study had the objective to verify the adopted strategies by some gaucha manufacturing companies of the sector. It was selected and researched the ones considered leaders in the market of medium and large sizes, which have been presenting a highlighted growth. Most of them are located in Vale do Rio dos Sinos, the main Brazilian shoe site. As a result, it was testified the adoption of different strategic positions out of the pattern generically practiced by that industry. It was observed a diversification of markets and differentiation of products, manufactured with high quality, sold with the brand of the manufacturer and of agregated value. The units of production have divisions of creation and development. They are supplied in small lots, differently of thNenhumaVanin, Jorge Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/2017661604221341http://lattes.cnpq.br/0173272835376949Costa, Achyles Barcelos daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNISINOSBrasilEscola de Gestão e NegóciosDeterminantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileirasCiências Sociais Aplicadascompetitividadeestratégiainústria calçadistaRio Grande do SulVale do Rio dos Sinosestratégia competitivacompetitioncompetitiveness and internacionalizationstrategyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2686info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALdeterminantes do sucesso.pdfdeterminantes do sucesso.pdfapplication/pdf568237http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2686/1/determinantes+do+sucesso.pdfd1e032ad862cffa8d61ed74f82b87fc1MD51UNISINOS/26862015-03-19 10:18:49.495oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2686Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-19T13:18:49Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras
title Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras
spellingShingle Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras
Vanin, Jorge Alexandre
Ciências Sociais Aplicadas
competitividade
estratégia
inústria calçadista
Rio Grande do Sul
Vale do Rio dos Sinos
estratégia competitiva
competition
competitiveness and internacionalization
strategy
title_short Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras
title_full Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras
title_fullStr Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras
title_full_unstemmed Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras
title_sort Determinantes do sucesso competitivo: o caso de empresas calçadistas brasileiras
author Vanin, Jorge Alexandre
author_facet Vanin, Jorge Alexandre
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2017661604221341
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0173272835376949
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanin, Jorge Alexandre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Achyles Barcelos da
contributor_str_mv Costa, Achyles Barcelos da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
competitividade
estratégia
inústria calçadista
Rio Grande do Sul
Vale do Rio dos Sinos
estratégia competitiva
competition
competitiveness and internacionalization
strategy
dc.subject.por.fl_str_mv competitividade
estratégia
inústria calçadista
Rio Grande do Sul
Vale do Rio dos Sinos
estratégia competitiva
dc.subject.eng.fl_str_mv competition
competitiveness and internacionalization
strategy
description O Brasil é hoje um dos principais fabricantes mundiais de calçados. A indústria calçadista brasileira é constituída por milhares de empresas de portes variados que estão distribuídas em diversos pólos. O Estado do Rio Grande do Sul é o principal produtor e exportador. O presente estudo objetivou verificar as estratégias adotadas por algumas empresas manufatureiras gaúchas do setor. Foram selecionadas e pesquisadas as consideradas líderes de mercado, de médio e grande porte, que vêm apresentando crescimento destacado. A maioria delas localiza-se no Vale do Rio dos Sinos, principal pólo calçadista brasileiro. Como resultado, constatou-se a adoção de posicionamentos estratégicos diferenciados fora do padrão praticado genericamente por aquela indústria. Observou-se diversificação de mercados e diferenciação de produtos, fabricados com alta qualidade, vendidos com marca do fabricante e de valor agregado. As unidades de produção têm divisões de criação e desenvolvimento. Fornecem em pequenos lotes, diferentemente d
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:36:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:36:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2686
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2686/1/determinantes+do+sucesso.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d1e032ad862cffa8d61ed74f82b87fc1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844947004948480