Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2607 |
Resumo: | Tendo como objetivo geral investigar o fenômeno de midiatização da moda pensando, mais especificamente, desde a relação editoriais de moda da revista Elle/recepção, busco compreender como se dá a construção de um modelo de mulher na moda neste produto e seus usos, sentidos e apropriações por leitoras da revista, mediados pela identidade feminina. Para dar conta das especificidades do problema/objeto investigado, trabalhei com o conceito de midiatização e articulei perspectivas teóricas para a compreensão do produto (campo de efeitos de sentido, contrato de leitura, modos de endereçamento, linguagem de revista) e da recepção (recepção, mediações, consumo, identidade feminina). Acerca das estratégias metodológicas, na investigação do produto, trabalhei na análise de um corpus composto por três editoriais de moda da revista Elle, examinando as propostas de feminilidade ali constituídas na relação com a moda. No âmbito da recepção, realizei pesquisa sistemática com quatro leitoras da revista Elle e, desde uma per |
id |
USIN_e132acaba3ff1b68f436aa345aad5ec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2607 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:23:09Z2015-03-05T18:23:09Z2007-03-20Made available in DSpace on 2015-03-05T18:23:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 20Tendo como objetivo geral investigar o fenômeno de midiatização da moda pensando, mais especificamente, desde a relação editoriais de moda da revista Elle/recepção, busco compreender como se dá a construção de um modelo de mulher na moda neste produto e seus usos, sentidos e apropriações por leitoras da revista, mediados pela identidade feminina. Para dar conta das especificidades do problema/objeto investigado, trabalhei com o conceito de midiatização e articulei perspectivas teóricas para a compreensão do produto (campo de efeitos de sentido, contrato de leitura, modos de endereçamento, linguagem de revista) e da recepção (recepção, mediações, consumo, identidade feminina). Acerca das estratégias metodológicas, na investigação do produto, trabalhei na análise de um corpus composto por três editoriais de moda da revista Elle, examinando as propostas de feminilidade ali constituídas na relação com a moda. No âmbito da recepção, realizei pesquisa sistemática com quatro leitoras da revista Elle e, desde uma perHaving the general objective of investigating the phenomenon of mediatization in fashion considering, more specifically, the reception of the fashion editorials of the magazine Elle, understanding of the construction of a model of a fashionable woman in this product is sought as well as the uses made of this model, the meanings taken and appropriations made by the magazines readers, mediated by the female identity. To deal with the specifics of the problem/object being studied, the concept of mediatization is examined and various theoretical aspects to the comprehension of the product are considered (meaning effects field, reading contract, address modes, magazine language) as well as some for reception (reception, mediation, consumption, female identity). Concerning methodological strategies, in the product investigation a corpus consisting of three editorials from the magazine Elle was used, with the proposals of femininity constituted in these in relation to fashion being examined. With regard to receptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSchmitz, Daniela Mariahttp://lattes.cnpq.br/8630871500584373http://lattes.cnpq.br/5067996940631872Bonin, Jiani AdrianaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaMulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista ElleCiências Sociais Aplicadasanálisediscursoeditorialmídiamodamulherpublicidaderevistarevista Elleimprensa femininafemale identityfemale magazinesmediatizationreceptionfashioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2607info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALmulher na moda1.pdfmulher na moda1.pdfapplication/pdf3607708http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/1/mulher+na+moda1.pdf95f85dfcef2651427065b05c814829efMD51mulher na moda2.pdfmulher na moda2.pdfapplication/pdf5807463http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/2/mulher+na+moda2.pdfaa06831e697ccb2bd167868777d2bc3eMD52mulher na moda 3.pdfmulher na moda 3.pdfapplication/pdf2671515http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/3/mulher+na+moda+3.pdf9a577f5b9696630081434ec08df40b80MD53mulher na moda 4.pdfmulher na moda 4.pdfapplication/pdf11908165http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/4/mulher+na+moda+4.pdf321d0ea56cf216cda3b3b754737bbc5cMD54UNISINOS/26072015-03-17 17:36:58.466oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2607Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T20:36:58Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle |
title |
Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle |
spellingShingle |
Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle Schmitz, Daniela Maria Ciências Sociais Aplicadas análise discurso editorial mídia moda mulher publicidade revista revista Elle imprensa feminina female identity female magazines mediatization reception fashion |
title_short |
Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle |
title_full |
Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle |
title_fullStr |
Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle |
title_full_unstemmed |
Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle |
title_sort |
Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle |
author |
Schmitz, Daniela Maria |
author_facet |
Schmitz, Daniela Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8630871500584373 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5067996940631872 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitz, Daniela Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bonin, Jiani Adriana |
contributor_str_mv |
Bonin, Jiani Adriana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas análise discurso editorial mídia moda mulher publicidade revista revista Elle imprensa feminina female identity female magazines mediatization reception fashion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
análise discurso editorial mídia moda mulher publicidade revista revista Elle imprensa feminina |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
female identity female magazines mediatization reception fashion |
description |
Tendo como objetivo geral investigar o fenômeno de midiatização da moda pensando, mais especificamente, desde a relação editoriais de moda da revista Elle/recepção, busco compreender como se dá a construção de um modelo de mulher na moda neste produto e seus usos, sentidos e apropriações por leitoras da revista, mediados pela identidade feminina. Para dar conta das especificidades do problema/objeto investigado, trabalhei com o conceito de midiatização e articulei perspectivas teóricas para a compreensão do produto (campo de efeitos de sentido, contrato de leitura, modos de endereçamento, linguagem de revista) e da recepção (recepção, mediações, consumo, identidade feminina). Acerca das estratégias metodológicas, na investigação do produto, trabalhei na análise de um corpus composto por três editoriais de moda da revista Elle, examinando as propostas de feminilidade ali constituídas na relação com a moda. No âmbito da recepção, realizei pesquisa sistemática com quatro leitoras da revista Elle e, desde uma per |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:23:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:23:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2607 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/1/mulher+na+moda1.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/2/mulher+na+moda2.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/3/mulher+na+moda+3.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/4/mulher+na+moda+4.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95f85dfcef2651427065b05c814829ef aa06831e697ccb2bd167868777d2bc3e 9a577f5b9696630081434ec08df40b80 321d0ea56cf216cda3b3b754737bbc5c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844946192302080 |