Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2072 |
Resumo: | A investigação foi realizada na cidade de Pelotas, RS, em três escolas públicas da rede municipal de ensino que, durante um período de três anos, entre 2000 e 2002, deram vida ao projeto ReDE – Repensar a Docência em Exercício. O Projeto destinado à formação (continuada) de professores as buscou aproximar diferentes escolas, mediante encontros organizados sob a forma de relatos de experiências, complementados por oficinas e palestras. Esses encontros, que ocorriam uma vez ao ano, refletiam processos formativos desenvolvidos pelas respectivas escolas em seus contextos educativos. A pesquisa teve como referência principal entrevistas com onze docentes que participaram do ReDE e possuiu dois objetivos principais: o primeiro, registrar a experiência formativa promovida por escolas públicas, dando visibilidade à produção escolar, sobretudo, a resultante do trabalho coletivo e seus atores; o segundo destinou-se a refletir os significados do ReDE e prováveis desdobramentos na constituição de docências em cada escola |
id |
USIN_ee07291496dd7df7b0bc64f34612bd33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2072 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:14:59Z2015-03-04T21:14:59Z2008-02-25Made available in DSpace on 2015-03-04T21:14:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 25A investigação foi realizada na cidade de Pelotas, RS, em três escolas públicas da rede municipal de ensino que, durante um período de três anos, entre 2000 e 2002, deram vida ao projeto ReDE – Repensar a Docência em Exercício. O Projeto destinado à formação (continuada) de professores as buscou aproximar diferentes escolas, mediante encontros organizados sob a forma de relatos de experiências, complementados por oficinas e palestras. Esses encontros, que ocorriam uma vez ao ano, refletiam processos formativos desenvolvidos pelas respectivas escolas em seus contextos educativos. A pesquisa teve como referência principal entrevistas com onze docentes que participaram do ReDE e possuiu dois objetivos principais: o primeiro, registrar a experiência formativa promovida por escolas públicas, dando visibilidade à produção escolar, sobretudo, a resultante do trabalho coletivo e seus atores; o segundo destinou-se a refletir os significados do ReDE e prováveis desdobramentos na constituição de docências em cada escolaAn investigation, during a period of three years, between 2000 and 2002, was carried out in the city of Pelotas, RS, in three public schools from the municipal network of education, work which gave life to the project ReDE – Rethinking In-service Teaching. The Project, destined to continued teacher development, had the intention of making different schools get nearer to each other through meetings organized in the form of reports on experience, complemented by workshops and lectures. These meetings, which occurred once a year, reflected formative processes developed by the respective schools in their own educational contexts. Interviews with eleven teachers who participated in ReDE were performed, being considered the main reference, as well as the research having two principal objectives: the first, to register the formative experience promoted by public schools, making the school production visible above all, the resulting collective work, and its actors. The second objective was destined to thinking aboutCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorChaigar, Vânia Alves Martinshttp://lattes.cnpq.br/8614178475380446http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesCom quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotensesCiências Humanasescolas públicasPelotasprática pedagógicaRio Grande do Sulformação de professorespublic schoolsteacher developmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2072info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALcom quantos nos.pdfcom quantos nos.pdfapplication/pdf1587643http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2072/1/com+quantos+nos.pdfd2922dc33774b95e8977db53a13cc037MD51UNISINOS/20722015-03-10 11:33:41.412oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2072Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:33:41Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses |
title |
Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses |
spellingShingle |
Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses Chaigar, Vânia Alves Martins Ciências Humanas escolas públicas Pelotas prática pedagógica Rio Grande do Sul formação de professores public schools teacher development |
title_short |
Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses |
title_full |
Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses |
title_fullStr |
Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses |
title_full_unstemmed |
Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses |
title_sort |
Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses |
author |
Chaigar, Vânia Alves Martins |
author_facet |
Chaigar, Vânia Alves Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8614178475380446 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0157149133885713 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaigar, Vânia Alves Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
contributor_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas escolas públicas Pelotas prática pedagógica Rio Grande do Sul formação de professores public schools teacher development |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escolas públicas Pelotas prática pedagógica Rio Grande do Sul formação de professores |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
public schools teacher development |
description |
A investigação foi realizada na cidade de Pelotas, RS, em três escolas públicas da rede municipal de ensino que, durante um período de três anos, entre 2000 e 2002, deram vida ao projeto ReDE – Repensar a Docência em Exercício. O Projeto destinado à formação (continuada) de professores as buscou aproximar diferentes escolas, mediante encontros organizados sob a forma de relatos de experiências, complementados por oficinas e palestras. Esses encontros, que ocorriam uma vez ao ano, refletiam processos formativos desenvolvidos pelas respectivas escolas em seus contextos educativos. A pesquisa teve como referência principal entrevistas com onze docentes que participaram do ReDE e possuiu dois objetivos principais: o primeiro, registrar a experiência formativa promovida por escolas públicas, dando visibilidade à produção escolar, sobretudo, a resultante do trabalho coletivo e seus atores; o segundo destinou-se a refletir os significados do ReDE e prováveis desdobramentos na constituição de docências em cada escola |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:14:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:14:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2072 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2072/1/com+quantos+nos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d2922dc33774b95e8977db53a13cc037 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942152138752 |