Imagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos youtubers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Carlos Eduardo Saraiva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13128
Resumo: Esta dissertação apresenta a memória audiovisual publicitária brasileira presente nas práticas de criação de conteúdo pelos chamados YouTubers. Ao longo de nossa investigação, realizamos uma exploração na plataforma YouTube, buscando compreender como a memória audiovisual publicitária brasileira, inicialmente produzida para a televisão, é exposta no contexto das práticas de produção de conteúdo pelos YouTubers. Para isso, elegemos dois canais como observáveis que utilizam o tema da memória audiovisual como conteúdo principal, o Canal 90 e o Arquivos 1000. Inicialmente fizemos uma contextualização sobre a trajetória da plataforma YouTube, desde a sua criação, explorando suas características e suas interações com os usuários, a publicidade e a cultura tecnológica contemporânea. A partir dessa contextualização, avançamos em direção à problemática central, analisando empiricamente nossos observáveis e estabelecendo conexões com as modalidades de armazenamento de conteúdo audiovisual. Nesse percurso, conduzimos escavações online, inspirados pela perspectiva da chamada arqueologia das mídias, para encontrar alguns elementos que compõem e caracterizam estas práticas de memória audiovisual. Durante nossa investigação, focamos nas remidiações desses conteúdos, com ênfase nas práticas dos YouTubers. Surgiram reflexões pertinentes sobre a presença e as práticas desses criadores dentro da plataforma. Além disso, identificamos importantes mudanças ocorridas nessas práticas ao longo do período analisado. Nesse processo, fundamentamos nossas reflexões a partir das contribuições de autores como Georges Didi-Huberman (2006), Gustavo Fischer (2012), Lev Manovich (2001), Jay David Bolter e Richard Grusin (1999), Walter Benjamin (2006), Henri Bergson (2006) e Crystal Abdin (2018). Essa contextualização teórica permitiu-nos identificar como alguns YouTubers, por meio de seus canais na plataforma, fazem uso da memória audiovisual publicitária de maneira estratégica, criando uma variedade de conteúdos com abordagens distintas.
id USIN_f322bdd69ea8d41ac98a242594a2d166
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/13128
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2024-08-12T19:25:58Z2024-08-12T19:25:58Z2024-04-10Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2024-08-12T19:25:58Z No. of bitstreams: 1 Carlos Eduardo Saraiva Vargas_PROTEGIDO.pdf: 6363136 bytes, checksum: 17477d5ae26e251d36c646486dc6b232 (MD5)Made available in DSpace on 2024-08-12T19:25:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Eduardo Saraiva Vargas_PROTEGIDO.pdf: 6363136 bytes, checksum: 17477d5ae26e251d36c646486dc6b232 (MD5) Previous issue date: 2024-04-10Esta dissertação apresenta a memória audiovisual publicitária brasileira presente nas práticas de criação de conteúdo pelos chamados YouTubers. Ao longo de nossa investigação, realizamos uma exploração na plataforma YouTube, buscando compreender como a memória audiovisual publicitária brasileira, inicialmente produzida para a televisão, é exposta no contexto das práticas de produção de conteúdo pelos YouTubers. Para isso, elegemos dois canais como observáveis que utilizam o tema da memória audiovisual como conteúdo principal, o Canal 90 e o Arquivos 1000. Inicialmente fizemos uma contextualização sobre a trajetória da plataforma YouTube, desde a sua criação, explorando suas características e suas interações com os usuários, a publicidade e a cultura tecnológica contemporânea. A partir dessa contextualização, avançamos em direção à problemática central, analisando empiricamente nossos observáveis e estabelecendo conexões com as modalidades de armazenamento de conteúdo audiovisual. Nesse percurso, conduzimos escavações online, inspirados pela perspectiva da chamada arqueologia das mídias, para encontrar alguns elementos que compõem e caracterizam estas práticas de memória audiovisual. Durante nossa investigação, focamos nas remidiações desses conteúdos, com ênfase nas práticas dos YouTubers. Surgiram reflexões pertinentes sobre a presença e as práticas desses criadores dentro da plataforma. Além disso, identificamos importantes mudanças ocorridas nessas práticas ao longo do período analisado. Nesse processo, fundamentamos nossas reflexões a partir das contribuições de autores como Georges Didi-Huberman (2006), Gustavo Fischer (2012), Lev Manovich (2001), Jay David Bolter e Richard Grusin (1999), Walter Benjamin (2006), Henri Bergson (2006) e Crystal Abdin (2018). Essa contextualização teórica permitiu-nos identificar como alguns YouTubers, por meio de seus canais na plataforma, fazem uso da memória audiovisual publicitária de maneira estratégica, criando uma variedade de conteúdos com abordagens distintas.This dissertation explores the Brazilian audiovisual advertising memory present in the content creation practices of YouTubers. Throughout our investigation, we conducted an exploration on the YouTube platform, seeking to understand how Brazilian audiovisual advertising memory, initially produced for television, is showcased in the context of content production practices by YouTubers. To achieve this, we selected two channels as observable units that utilize the theme of audiovisual memory as their main content: Canal 90 and Arquivos 1000. Initially, we provided a contextualization of the trajectory of the YouTube platform since its inception, exploring its characteristics and its interactions with users, advertising, and contemporary technological culture. Building on this contextualization, we progressed towards the central issue, empirically analyzing our observables and establishing connections with modalities of audiovisual content storage. Along this path, we conducted online excavations, inspired by the perspective of media archaeology, to find elements that compose and characterize these audiovisual memory practices. During our investigation, we focused on the remediation of these contents, with emphasis on the practices of YouTubers. Pertinent reflections emerged regarding the presence and practices of these creators within the platform. Furthermore, we identified significant changes occurring in these practices over the analyzed period. In this process, we grounded our reflections in the contributions of authors such as Georges Didi-Huberman (2006), Gustavo Fischer (2012), Lev Manovich (2001), Jay David Bolter and Richard Grusin (1999), Walter Benjamin (2006), Henri Bergson (2006), and Crystal Abdin (2018). This theoretical contextualization allowed us to identify how some YouTubers, through their channels on the platform, strategically use audiovisual advertising memory, creating a variety of content with distinct approaches.NenhumaVargas, Carlos Eduardo Saraivahttp://lattes.cnpq.br/4806878924555609http://lattes.cnpq.br/6063859084730300Fischer, Gustavo DaudtUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaImagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos youtubersACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoMemóriaAudiovisual publicitárioImagemYouTubersMemoryAudiovisual advertisingImageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13128info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/13128/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALCarlos Eduardo Saraiva Vargas_PROTEGIDO.pdfCarlos Eduardo Saraiva Vargas_PROTEGIDO.pdfapplication/pdf6363136http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/13128/1/Carlos+Eduardo+Saraiva+Vargas_PROTEGIDO.pdf17477d5ae26e251d36c646486dc6b232MD51UNISINOS/131282024-08-12 16:26:44.451oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2024-08-12T19:26:44Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos youtubers
title Imagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos youtubers
spellingShingle Imagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos youtubers
Vargas, Carlos Eduardo Saraiva
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Memória
Audiovisual publicitário
Imagem
YouTubers
Memory
Audiovisual advertising
Image
title_short Imagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos youtubers
title_full Imagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos youtubers
title_fullStr Imagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos youtubers
title_full_unstemmed Imagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos youtubers
title_sort Imagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos youtubers
author Vargas, Carlos Eduardo Saraiva
author_facet Vargas, Carlos Eduardo Saraiva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4806878924555609
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6063859084730300
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Carlos Eduardo Saraiva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Gustavo Daudt
contributor_str_mv Fischer, Gustavo Daudt
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Memória
Audiovisual publicitário
Imagem
YouTubers
Memory
Audiovisual advertising
Image
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Audiovisual publicitário
Imagem
dc.subject.eng.fl_str_mv YouTubers
Memory
Audiovisual advertising
Image
description Esta dissertação apresenta a memória audiovisual publicitária brasileira presente nas práticas de criação de conteúdo pelos chamados YouTubers. Ao longo de nossa investigação, realizamos uma exploração na plataforma YouTube, buscando compreender como a memória audiovisual publicitária brasileira, inicialmente produzida para a televisão, é exposta no contexto das práticas de produção de conteúdo pelos YouTubers. Para isso, elegemos dois canais como observáveis que utilizam o tema da memória audiovisual como conteúdo principal, o Canal 90 e o Arquivos 1000. Inicialmente fizemos uma contextualização sobre a trajetória da plataforma YouTube, desde a sua criação, explorando suas características e suas interações com os usuários, a publicidade e a cultura tecnológica contemporânea. A partir dessa contextualização, avançamos em direção à problemática central, analisando empiricamente nossos observáveis e estabelecendo conexões com as modalidades de armazenamento de conteúdo audiovisual. Nesse percurso, conduzimos escavações online, inspirados pela perspectiva da chamada arqueologia das mídias, para encontrar alguns elementos que compõem e caracterizam estas práticas de memória audiovisual. Durante nossa investigação, focamos nas remidiações desses conteúdos, com ênfase nas práticas dos YouTubers. Surgiram reflexões pertinentes sobre a presença e as práticas desses criadores dentro da plataforma. Além disso, identificamos importantes mudanças ocorridas nessas práticas ao longo do período analisado. Nesse processo, fundamentamos nossas reflexões a partir das contribuições de autores como Georges Didi-Huberman (2006), Gustavo Fischer (2012), Lev Manovich (2001), Jay David Bolter e Richard Grusin (1999), Walter Benjamin (2006), Henri Bergson (2006) e Crystal Abdin (2018). Essa contextualização teórica permitiu-nos identificar como alguns YouTubers, por meio de seus canais na plataforma, fazem uso da memória audiovisual publicitária de maneira estratégica, criando uma variedade de conteúdos com abordagens distintas.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-12T19:25:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-08-12T19:25:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13128
url http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/13128/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/13128/1/Carlos+Eduardo+Saraiva+Vargas_PROTEGIDO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
17477d5ae26e251d36c646486dc6b232
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813272604294774784