É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1896 |
Resumo: | Esta dissertação tem como propósito analisar narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática realizada com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental da Escola Presidente Vargas, situada no bairro Operário, no município de Campo Bom, estado do Rio Grande do Sul. A produção do material de pesquisa assim como sua análise foram feitas tendo como suporte as teorizações sobre currículo e os aportes dos campos da Etnomatemática e dos Estudos Culturais examinados a partir de uma perspectiva alinhada com o pensamento pós-moderno. A parte empírica da pesquisa foi realizada através de procedimentos de “tipo etnográfico”, tais como observação e gravação em áudio das falas dos alunos produzidas quando da implementação das atividades pedagógicas e a escrita de um diário de campo. A dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro, há uma apresentação geral do trabalho, a explicitação do lugar teórico a partir do qual foi realizado o estudo, o relat |
id |
USIN_f3919d733739606c1d5b10a26598ba4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1896 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T19:56:50Z2015-03-04T19:56:50Z2006-02-22Made available in DSpace on 2015-03-04T19:56:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 22Esta dissertação tem como propósito analisar narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática realizada com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental da Escola Presidente Vargas, situada no bairro Operário, no município de Campo Bom, estado do Rio Grande do Sul. A produção do material de pesquisa assim como sua análise foram feitas tendo como suporte as teorizações sobre currículo e os aportes dos campos da Etnomatemática e dos Estudos Culturais examinados a partir de uma perspectiva alinhada com o pensamento pós-moderno. A parte empírica da pesquisa foi realizada através de procedimentos de “tipo etnográfico”, tais como observação e gravação em áudio das falas dos alunos produzidas quando da implementação das atividades pedagógicas e a escrita de um diário de campo. A dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro, há uma apresentação geral do trabalho, a explicitação do lugar teórico a partir do qual foi realizado o estudo, o relatThe main purpose of this thesis is to analyze narratives produced about the black and the racial discrimination observed in a pedagogical trial on mathematical education. The trial was conducted with students from the sixth grade of elementary school at President Vargas School, located in Bairro Operário, in the municipality of Campo Bom, state of Rio Grande do Sul, Brazil. The production of the research materials, as well as their analysis were based on theorizations about curriculum, and contributions from the fields of Ethnomathematics and Cultural Studies, examined from a perspective aligned with the post-modern thought. The empirical part of the trial was carried out according to “ethnographic-type” procedures, such as observation and audio recording (later transcribed) of what the students said during the implementation of the pedagogical activities, in addition to a field log. The thesis is divided into five chapters. The first chapter contains a general presentation of the thesis, the explication of tCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMello, Rosália Marisa dehttp://lattes.cnpq.br/8860185203163315http://lattes.cnpq.br/8744369266395118Knijnik, GelsaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesÉ a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemáticaCiências Humanasdiscriminação racialnegroetnomatemáticaexperiência pedagógicablackracial discriminationethnomathematicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1896info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALe a cor da pele.pdfe a cor da pele.pdfapplication/pdf802338http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1896/1/e+a+cor+da+pele.pdf370b3c6c32420a8496a378a23ac6e0e1MD51UNISINOS/18962015-03-09 13:35:02.737oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1896Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T16:35:02Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática |
title |
É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática |
spellingShingle |
É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática Mello, Rosália Marisa de Ciências Humanas discriminação racial negro etnomatemática experiência pedagógica black racial discrimination ethnomathematics |
title_short |
É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática |
title_full |
É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática |
title_fullStr |
É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática |
title_full_unstemmed |
É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática |
title_sort |
É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática |
author |
Mello, Rosália Marisa de |
author_facet |
Mello, Rosália Marisa de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8860185203163315 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8744369266395118 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Rosália Marisa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Knijnik, Gelsa |
contributor_str_mv |
Knijnik, Gelsa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas discriminação racial negro etnomatemática experiência pedagógica black racial discrimination ethnomathematics |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discriminação racial negro etnomatemática experiência pedagógica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
black racial discrimination ethnomathematics |
description |
Esta dissertação tem como propósito analisar narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática realizada com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental da Escola Presidente Vargas, situada no bairro Operário, no município de Campo Bom, estado do Rio Grande do Sul. A produção do material de pesquisa assim como sua análise foram feitas tendo como suporte as teorizações sobre currículo e os aportes dos campos da Etnomatemática e dos Estudos Culturais examinados a partir de uma perspectiva alinhada com o pensamento pós-moderno. A parte empírica da pesquisa foi realizada através de procedimentos de “tipo etnográfico”, tais como observação e gravação em áudio das falas dos alunos produzidas quando da implementação das atividades pedagógicas e a escrita de um diário de campo. A dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro, há uma apresentação geral do trabalho, a explicitação do lugar teórico a partir do qual foi realizado o estudo, o relat |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-02-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T19:56:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T19:56:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1896 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1896/1/e+a+cor+da+pele.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
370b3c6c32420a8496a378a23ac6e0e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844931688398848 |