É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Rosália Marisa de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1896
Resumo: Esta dissertação tem como propósito analisar narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática realizada com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental da Escola Presidente Vargas, situada no bairro Operário, no município de Campo Bom, estado do Rio Grande do Sul. A produção do material de pesquisa assim como sua análise foram feitas tendo como suporte as teorizações sobre currículo e os aportes dos campos da Etnomatemática e dos Estudos Culturais examinados a partir de uma perspectiva alinhada com o pensamento pós-moderno. A parte empírica da pesquisa foi realizada através de procedimentos de “tipo etnográfico”, tais como observação e gravação em áudio das falas dos alunos produzidas quando da implementação das atividades pedagógicas e a escrita de um diário de campo. A dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro, há uma apresentação geral do trabalho, a explicitação do lugar teórico a partir do qual foi realizado o estudo, o relat
id USIN_f3919d733739606c1d5b10a26598ba4d
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1896
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T19:56:50Z2015-03-04T19:56:50Z2006-02-22Made available in DSpace on 2015-03-04T19:56:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 22Esta dissertação tem como propósito analisar narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática realizada com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental da Escola Presidente Vargas, situada no bairro Operário, no município de Campo Bom, estado do Rio Grande do Sul. A produção do material de pesquisa assim como sua análise foram feitas tendo como suporte as teorizações sobre currículo e os aportes dos campos da Etnomatemática e dos Estudos Culturais examinados a partir de uma perspectiva alinhada com o pensamento pós-moderno. A parte empírica da pesquisa foi realizada através de procedimentos de “tipo etnográfico”, tais como observação e gravação em áudio das falas dos alunos produzidas quando da implementação das atividades pedagógicas e a escrita de um diário de campo. A dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro, há uma apresentação geral do trabalho, a explicitação do lugar teórico a partir do qual foi realizado o estudo, o relatThe main purpose of this thesis is to analyze narratives produced about the black and the racial discrimination observed in a pedagogical trial on mathematical education. The trial was conducted with students from the sixth grade of elementary school at President Vargas School, located in Bairro Operário, in the municipality of Campo Bom, state of Rio Grande do Sul, Brazil. The production of the research materials, as well as their analysis were based on theorizations about curriculum, and contributions from the fields of Ethnomathematics and Cultural Studies, examined from a perspective aligned with the post-modern thought. The empirical part of the trial was carried out according to “ethnographic-type” procedures, such as observation and audio recording (later transcribed) of what the students said during the implementation of the pedagogical activities, in addition to a field log. The thesis is divided into five chapters. The first chapter contains a general presentation of the thesis, the explication of tCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMello, Rosália Marisa dehttp://lattes.cnpq.br/8860185203163315http://lattes.cnpq.br/8744369266395118Knijnik, GelsaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesÉ a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemáticaCiências Humanasdiscriminação racialnegroetnomatemáticaexperiência pedagógicablackracial discriminationethnomathematicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1896info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALe a cor da pele.pdfe a cor da pele.pdfapplication/pdf802338http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1896/1/e+a+cor+da+pele.pdf370b3c6c32420a8496a378a23ac6e0e1MD51UNISINOS/18962015-03-09 13:35:02.737oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1896Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T16:35:02Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática
title É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática
spellingShingle É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática
Mello, Rosália Marisa de
Ciências Humanas
discriminação racial
negro
etnomatemática
experiência pedagógica
black
racial discrimination
ethnomathematics
title_short É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática
title_full É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática
title_fullStr É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática
title_full_unstemmed É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática
title_sort É a cor da pele que faz a pessoa ser discriminada: narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática
author Mello, Rosália Marisa de
author_facet Mello, Rosália Marisa de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8860185203163315
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8744369266395118
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Rosália Marisa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Knijnik, Gelsa
contributor_str_mv Knijnik, Gelsa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
discriminação racial
negro
etnomatemática
experiência pedagógica
black
racial discrimination
ethnomathematics
dc.subject.por.fl_str_mv discriminação racial
negro
etnomatemática
experiência pedagógica
dc.subject.eng.fl_str_mv black
racial discrimination
ethnomathematics
description Esta dissertação tem como propósito analisar narrativas sobre o negro e a discriminação racial produzidas em uma experiência pedagógica de educação matemática realizada com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental da Escola Presidente Vargas, situada no bairro Operário, no município de Campo Bom, estado do Rio Grande do Sul. A produção do material de pesquisa assim como sua análise foram feitas tendo como suporte as teorizações sobre currículo e os aportes dos campos da Etnomatemática e dos Estudos Culturais examinados a partir de uma perspectiva alinhada com o pensamento pós-moderno. A parte empírica da pesquisa foi realizada através de procedimentos de “tipo etnográfico”, tais como observação e gravação em áudio das falas dos alunos produzidas quando da implementação das atividades pedagógicas e a escrita de um diário de campo. A dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro, há uma apresentação geral do trabalho, a explicitação do lugar teórico a partir do qual foi realizado o estudo, o relat
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T19:56:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T19:56:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1896
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1896/1/e+a+cor+da+pele.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 370b3c6c32420a8496a378a23ac6e0e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844931688398848