Gestão feminina nas escolas da sociedade educação e caridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sônia Machado de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1994
Resumo: Esta Dissertação trata da gestão feminina nas escolas da Sociedade Educação e Caridade, na perspectiva de gênero e da formação profissional. Com base nos estudos teóricos sobre administração, gestão escolar e gênero, o trabalho analisa a atuação de duas diretoras nas escolas pertencentes à Sociedade Educação e Caridade a partir das mudanças que aconteceram com a influência dos documentos do Concílio Vaticano II (1962-1965), de Medellín (1968) e Puebla (1979). Para realizar a pesquisa, foram utilizadas como fonte as entrevistas e experiências de uma ex-diretora e uma diretora, ainda no exercício da função, que atuaram na direção de escolas, desde 1960, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada a partir da consulta a documentos, arquivos, crônicas, livros e artigos, projetos educativos, documentos da Sociedade Educação e Caridade, relatórios, crônicas, regimentos, currículos, boletins e registros de encontros e cursos, fazendo um recorte no século XIX, com ênfase na expansão das escolas da refer
id USIN_f3e27b74613b84b73c8673cf0fc5fa0b
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1994
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:06:52Z2015-03-04T20:06:52Z2010-12-03Made available in DSpace on 2015-03-04T20:06:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 3Esta Dissertação trata da gestão feminina nas escolas da Sociedade Educação e Caridade, na perspectiva de gênero e da formação profissional. Com base nos estudos teóricos sobre administração, gestão escolar e gênero, o trabalho analisa a atuação de duas diretoras nas escolas pertencentes à Sociedade Educação e Caridade a partir das mudanças que aconteceram com a influência dos documentos do Concílio Vaticano II (1962-1965), de Medellín (1968) e Puebla (1979). Para realizar a pesquisa, foram utilizadas como fonte as entrevistas e experiências de uma ex-diretora e uma diretora, ainda no exercício da função, que atuaram na direção de escolas, desde 1960, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada a partir da consulta a documentos, arquivos, crônicas, livros e artigos, projetos educativos, documentos da Sociedade Educação e Caridade, relatórios, crônicas, regimentos, currículos, boletins e registros de encontros e cursos, fazendo um recorte no século XIX, com ênfase na expansão das escolas da referThis paper presents female management at schools, social education and professional education. According to the theoretical studies about administration and school management, the investigation analyzes the management of schools and the changes that happened with the influence of the documents of Medellín (1968) and Puebla (1979). For making this survey it was used interviews and experiences of an ex-school principal and another one who still works. Both have worked at schools since 1960 in the state of Rio Grande do Sul. The search was made through interviews, magazines, documents, files, chronicles, books and articles, education projects, documents of social education and charity, reports, regiments, curriculums, report cards and notes of meetings and courses. Thus, it was showed a part of the 19th century emphasizing the expansion of schools at the institution mentioned as well as the 20th century, reporting the life experience of the school principal at their workplace in the state of Rio Grande do Sul.NenhumaOliveira, Sônia Machado dehttp://lattes.cnpq.br/4043735175914489http://lattes.cnpq.br/8006653453139072Werle, Flávia Obino C.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesGestão feminina nas escolas da sociedade educação e caridadeCiências Humanasformação profissionalescolas confessionaisquestões de gênerogestão escolarprofessional educationconfessional schoolsender questionsschool managementinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1994info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALSoniaOliveiraEducacao.pdfSoniaOliveiraEducacao.pdfapplication/pdf835085http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1994/1/SoniaOliveiraEducacao.pdfd1c856e492e261d8208e3d7a207d4fd5MD51UNISINOS/19942015-03-10 08:40:24.555oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1994Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:40:24Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão feminina nas escolas da sociedade educação e caridade
title Gestão feminina nas escolas da sociedade educação e caridade
spellingShingle Gestão feminina nas escolas da sociedade educação e caridade
Oliveira, Sônia Machado de
Ciências Humanas
formação profissional
escolas confessionais
questões de gênero
gestão escolar
professional education
confessional schools
ender questions
school management
title_short Gestão feminina nas escolas da sociedade educação e caridade
title_full Gestão feminina nas escolas da sociedade educação e caridade
title_fullStr Gestão feminina nas escolas da sociedade educação e caridade
title_full_unstemmed Gestão feminina nas escolas da sociedade educação e caridade
title_sort Gestão feminina nas escolas da sociedade educação e caridade
author Oliveira, Sônia Machado de
author_facet Oliveira, Sônia Machado de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4043735175914489
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8006653453139072
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sônia Machado de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Werle, Flávia Obino C.
contributor_str_mv Werle, Flávia Obino C.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
formação profissional
escolas confessionais
questões de gênero
gestão escolar
professional education
confessional schools
ender questions
school management
dc.subject.por.fl_str_mv formação profissional
escolas confessionais
questões de gênero
gestão escolar
dc.subject.eng.fl_str_mv professional education
confessional schools
ender questions
school management
description Esta Dissertação trata da gestão feminina nas escolas da Sociedade Educação e Caridade, na perspectiva de gênero e da formação profissional. Com base nos estudos teóricos sobre administração, gestão escolar e gênero, o trabalho analisa a atuação de duas diretoras nas escolas pertencentes à Sociedade Educação e Caridade a partir das mudanças que aconteceram com a influência dos documentos do Concílio Vaticano II (1962-1965), de Medellín (1968) e Puebla (1979). Para realizar a pesquisa, foram utilizadas como fonte as entrevistas e experiências de uma ex-diretora e uma diretora, ainda no exercício da função, que atuaram na direção de escolas, desde 1960, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada a partir da consulta a documentos, arquivos, crônicas, livros e artigos, projetos educativos, documentos da Sociedade Educação e Caridade, relatórios, crônicas, regimentos, currículos, boletins e registros de encontros e cursos, fazendo um recorte no século XIX, com ênfase na expansão das escolas da refer
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:06:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:06:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1994
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1994/1/SoniaOliveiraEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d1c856e492e261d8208e3d7a207d4fd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941462175744