O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Vivian Stumpf Faria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9291
Resumo: O presente trabalho se desenvolveu sustentado na visão de um mundo complexo e permeado por mudanças constantes, onde os países, as organizações e os indivíduos têm, a cada dia, que desafiarem-se frente a novas realidades e exigências para sua sustentabilidade. Neste sentido o objetivo geral foi analisar como o paradoxo curto-longo prazo se manifesta e influencia o processo decisório de executivos do varejo brasileiro. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas Liderança e Paradoxos Estratégicos, Ambidestria Organizacional e Liderança Ambidestra, e Tomada de Decisão. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo exploratório descritivo. Foram coletados dados empíricos através de 12 entrevistas conduzidas com o auxílio de um roteiro semiestruturado, com executivos da alta gestão de empresas brasileiras de varejo de grande porte das regiões Sul e Sudeste do país. Como resultado, foram identificadas três categorias principais: Aspectos e especificidades da organização, Experiências de tomada de decisão, e Percepções dos executivos – Paradoxos de curto e longo prazo. Dentro de cada categoria, foram identificadas subcategorias. Dentre as subcategorias que emergiram a posteriori, estão Aspectos diferenciadores da gestão por executivos profissionais ou acionistas donos, Stakeholders, Continuum curto e longo prazo e O papel da comunicação no paradoxo curto e longo prazo. Este estudo se justifica pela importância de as empresas gerarem crescimento para seus negócios de forma sustentável, com ênfase no setor do varejo, que devido as suas dimensões, tem significativo impacto no mercado de trabalho e, consequentemente, na economia.
id USIN_f4c1d5450b6219d22ca14ea470979b42
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9291
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2020-09-02T18:14:19Z2020-09-02T18:14:19Z2020-04-15Submitted by Tatiane Vieira da Costa (tatianec) on 2020-09-02T18:14:19Z No. of bitstreams: 1 Vivian Faria Corrêa_.pdf: 1902405 bytes, checksum: 32b22d840bed728e103d61672495204d (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-02T18:14:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vivian Faria Corrêa_.pdf: 1902405 bytes, checksum: 32b22d840bed728e103d61672495204d (MD5) Previous issue date: 2020-04-15O presente trabalho se desenvolveu sustentado na visão de um mundo complexo e permeado por mudanças constantes, onde os países, as organizações e os indivíduos têm, a cada dia, que desafiarem-se frente a novas realidades e exigências para sua sustentabilidade. Neste sentido o objetivo geral foi analisar como o paradoxo curto-longo prazo se manifesta e influencia o processo decisório de executivos do varejo brasileiro. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas Liderança e Paradoxos Estratégicos, Ambidestria Organizacional e Liderança Ambidestra, e Tomada de Decisão. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo exploratório descritivo. Foram coletados dados empíricos através de 12 entrevistas conduzidas com o auxílio de um roteiro semiestruturado, com executivos da alta gestão de empresas brasileiras de varejo de grande porte das regiões Sul e Sudeste do país. Como resultado, foram identificadas três categorias principais: Aspectos e especificidades da organização, Experiências de tomada de decisão, e Percepções dos executivos – Paradoxos de curto e longo prazo. Dentro de cada categoria, foram identificadas subcategorias. Dentre as subcategorias que emergiram a posteriori, estão Aspectos diferenciadores da gestão por executivos profissionais ou acionistas donos, Stakeholders, Continuum curto e longo prazo e O papel da comunicação no paradoxo curto e longo prazo. Este estudo se justifica pela importância de as empresas gerarem crescimento para seus negócios de forma sustentável, com ênfase no setor do varejo, que devido as suas dimensões, tem significativo impacto no mercado de trabalho e, consequentemente, na economia.This work was developed based on the vision of a complex world surrounded of constant changes, where countries, organizations and people have to deal with new realities and sustainability demands in a daily basis. The goal of this research was to analyze how the long-term and short-term paradox appears and influence the decision-making process of executives from Brazilian retail shops. To do so, it was conducted a bibliographical analysis on leadership, strategic paradoxes, organizational and leadership ambidexterity and decision-making. The research method used was the qualitative exploratory descriptive. Empirical data was collected from 12 semi-structured interviews with high end executives from retail companies in south and southeast of Brazil. As a result, it was identified three main categories: Aspects and specificities of organizations; Decision-making experiences; and Executives’ perceptions – long-term and short-term paradox. Within each category it was identified subcategories. Some of the a posteriori categories are Management differential aspects from professional executives and shareholders, Stakeholders, Long and short-term continuum and The role of communication on short and long-term paradox. This study is justified by the importance of companies generating sustainable growth, emphasizing the retail sector, because with their dimensions, they hold a significant impacto on the labor market, and consequently, on the economy.NenhumaCorrêa, Vivian Stumpf Fariahttp://lattes.cnpq.br/5100186890846745http://lattes.cnpq.br/7731529054849431Freitas Junior, José Carlos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9070894806445071Cabral, Patrícia Martins FagundesUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosO paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no BrasilACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoLiderançaParadoxos estratégicosAmbidestria organizacionalTomada de decisãoLeadershipStrategic paradoxesOrganizational ambidexterityDecision-makinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9291info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALVivian Faria Corrêa_.pdfVivian Faria Corrêa_.pdfapplication/pdf1902405http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9291/1/Vivian+Faria+Corr%C3%AAa_.pdf32b22d840bed728e103d61672495204dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9291/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/92912020-09-02 15:15:20.411oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9291Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-09-02T18:15:20Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil
title O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil
spellingShingle O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil
Corrêa, Vivian Stumpf Faria
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Liderança
Paradoxos estratégicos
Ambidestria organizacional
Tomada de decisão
Leadership
Strategic paradoxes
Organizational ambidexterity
Decision-making
title_short O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil
title_full O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil
title_fullStr O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil
title_full_unstemmed O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil
title_sort O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil
author Corrêa, Vivian Stumpf Faria
author_facet Corrêa, Vivian Stumpf Faria
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5100186890846745
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7731529054849431
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Vivian Stumpf Faria
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Freitas Junior, José Carlos da Silva
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9070894806445071
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cabral, Patrícia Martins Fagundes
contributor_str_mv Freitas Junior, José Carlos da Silva
Cabral, Patrícia Martins Fagundes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Liderança
Paradoxos estratégicos
Ambidestria organizacional
Tomada de decisão
Leadership
Strategic paradoxes
Organizational ambidexterity
Decision-making
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Paradoxos estratégicos
Ambidestria organizacional
Tomada de decisão
dc.subject.eng.fl_str_mv Leadership
Strategic paradoxes
Organizational ambidexterity
Decision-making
description O presente trabalho se desenvolveu sustentado na visão de um mundo complexo e permeado por mudanças constantes, onde os países, as organizações e os indivíduos têm, a cada dia, que desafiarem-se frente a novas realidades e exigências para sua sustentabilidade. Neste sentido o objetivo geral foi analisar como o paradoxo curto-longo prazo se manifesta e influencia o processo decisório de executivos do varejo brasileiro. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas Liderança e Paradoxos Estratégicos, Ambidestria Organizacional e Liderança Ambidestra, e Tomada de Decisão. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo exploratório descritivo. Foram coletados dados empíricos através de 12 entrevistas conduzidas com o auxílio de um roteiro semiestruturado, com executivos da alta gestão de empresas brasileiras de varejo de grande porte das regiões Sul e Sudeste do país. Como resultado, foram identificadas três categorias principais: Aspectos e especificidades da organização, Experiências de tomada de decisão, e Percepções dos executivos – Paradoxos de curto e longo prazo. Dentro de cada categoria, foram identificadas subcategorias. Dentre as subcategorias que emergiram a posteriori, estão Aspectos diferenciadores da gestão por executivos profissionais ou acionistas donos, Stakeholders, Continuum curto e longo prazo e O papel da comunicação no paradoxo curto e longo prazo. Este estudo se justifica pela importância de as empresas gerarem crescimento para seus negócios de forma sustentável, com ênfase no setor do varejo, que devido as suas dimensões, tem significativo impacto no mercado de trabalho e, consequentemente, na economia.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-02T18:14:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-02T18:14:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9291
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9291/1/Vivian+Faria+Corr%C3%AAa_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9291/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 32b22d840bed728e103d61672495204d
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845041785733120