O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9291 |
Resumo: | O presente trabalho se desenvolveu sustentado na visão de um mundo complexo e permeado por mudanças constantes, onde os países, as organizações e os indivíduos têm, a cada dia, que desafiarem-se frente a novas realidades e exigências para sua sustentabilidade. Neste sentido o objetivo geral foi analisar como o paradoxo curto-longo prazo se manifesta e influencia o processo decisório de executivos do varejo brasileiro. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas Liderança e Paradoxos Estratégicos, Ambidestria Organizacional e Liderança Ambidestra, e Tomada de Decisão. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo exploratório descritivo. Foram coletados dados empíricos através de 12 entrevistas conduzidas com o auxílio de um roteiro semiestruturado, com executivos da alta gestão de empresas brasileiras de varejo de grande porte das regiões Sul e Sudeste do país. Como resultado, foram identificadas três categorias principais: Aspectos e especificidades da organização, Experiências de tomada de decisão, e Percepções dos executivos – Paradoxos de curto e longo prazo. Dentro de cada categoria, foram identificadas subcategorias. Dentre as subcategorias que emergiram a posteriori, estão Aspectos diferenciadores da gestão por executivos profissionais ou acionistas donos, Stakeholders, Continuum curto e longo prazo e O papel da comunicação no paradoxo curto e longo prazo. Este estudo se justifica pela importância de as empresas gerarem crescimento para seus negócios de forma sustentável, com ênfase no setor do varejo, que devido as suas dimensões, tem significativo impacto no mercado de trabalho e, consequentemente, na economia. |
id |
USIN_f4c1d5450b6219d22ca14ea470979b42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9291 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-09-02T18:14:19Z2020-09-02T18:14:19Z2020-04-15Submitted by Tatiane Vieira da Costa (tatianec) on 2020-09-02T18:14:19Z No. of bitstreams: 1 Vivian Faria Corrêa_.pdf: 1902405 bytes, checksum: 32b22d840bed728e103d61672495204d (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-02T18:14:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vivian Faria Corrêa_.pdf: 1902405 bytes, checksum: 32b22d840bed728e103d61672495204d (MD5) Previous issue date: 2020-04-15O presente trabalho se desenvolveu sustentado na visão de um mundo complexo e permeado por mudanças constantes, onde os países, as organizações e os indivíduos têm, a cada dia, que desafiarem-se frente a novas realidades e exigências para sua sustentabilidade. Neste sentido o objetivo geral foi analisar como o paradoxo curto-longo prazo se manifesta e influencia o processo decisório de executivos do varejo brasileiro. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas Liderança e Paradoxos Estratégicos, Ambidestria Organizacional e Liderança Ambidestra, e Tomada de Decisão. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo exploratório descritivo. Foram coletados dados empíricos através de 12 entrevistas conduzidas com o auxílio de um roteiro semiestruturado, com executivos da alta gestão de empresas brasileiras de varejo de grande porte das regiões Sul e Sudeste do país. Como resultado, foram identificadas três categorias principais: Aspectos e especificidades da organização, Experiências de tomada de decisão, e Percepções dos executivos – Paradoxos de curto e longo prazo. Dentro de cada categoria, foram identificadas subcategorias. Dentre as subcategorias que emergiram a posteriori, estão Aspectos diferenciadores da gestão por executivos profissionais ou acionistas donos, Stakeholders, Continuum curto e longo prazo e O papel da comunicação no paradoxo curto e longo prazo. Este estudo se justifica pela importância de as empresas gerarem crescimento para seus negócios de forma sustentável, com ênfase no setor do varejo, que devido as suas dimensões, tem significativo impacto no mercado de trabalho e, consequentemente, na economia.This work was developed based on the vision of a complex world surrounded of constant changes, where countries, organizations and people have to deal with new realities and sustainability demands in a daily basis. The goal of this research was to analyze how the long-term and short-term paradox appears and influence the decision-making process of executives from Brazilian retail shops. To do so, it was conducted a bibliographical analysis on leadership, strategic paradoxes, organizational and leadership ambidexterity and decision-making. The research method used was the qualitative exploratory descriptive. Empirical data was collected from 12 semi-structured interviews with high end executives from retail companies in south and southeast of Brazil. As a result, it was identified three main categories: Aspects and specificities of organizations; Decision-making experiences; and Executives’ perceptions – long-term and short-term paradox. Within each category it was identified subcategories. Some of the a posteriori categories are Management differential aspects from professional executives and shareholders, Stakeholders, Long and short-term continuum and The role of communication on short and long-term paradox. This study is justified by the importance of companies generating sustainable growth, emphasizing the retail sector, because with their dimensions, they hold a significant impacto on the labor market, and consequently, on the economy.NenhumaCorrêa, Vivian Stumpf Fariahttp://lattes.cnpq.br/5100186890846745http://lattes.cnpq.br/7731529054849431Freitas Junior, José Carlos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9070894806445071Cabral, Patrícia Martins FagundesUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosO paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no BrasilACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoLiderançaParadoxos estratégicosAmbidestria organizacionalTomada de decisãoLeadershipStrategic paradoxesOrganizational ambidexterityDecision-makinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9291info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALVivian Faria Corrêa_.pdfVivian Faria Corrêa_.pdfapplication/pdf1902405http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9291/1/Vivian+Faria+Corr%C3%AAa_.pdf32b22d840bed728e103d61672495204dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9291/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/92912020-09-02 15:15:20.411oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9291Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-09-02T18:15:20Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil |
title |
O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil |
spellingShingle |
O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil Corrêa, Vivian Stumpf Faria ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Liderança Paradoxos estratégicos Ambidestria organizacional Tomada de decisão Leadership Strategic paradoxes Organizational ambidexterity Decision-making |
title_short |
O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil |
title_full |
O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil |
title_fullStr |
O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil |
title_full_unstemmed |
O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil |
title_sort |
O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil |
author |
Corrêa, Vivian Stumpf Faria |
author_facet |
Corrêa, Vivian Stumpf Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5100186890846745 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7731529054849431 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Vivian Stumpf Faria |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Freitas Junior, José Carlos da Silva |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9070894806445071 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cabral, Patrícia Martins Fagundes |
contributor_str_mv |
Freitas Junior, José Carlos da Silva Cabral, Patrícia Martins Fagundes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Liderança Paradoxos estratégicos Ambidestria organizacional Tomada de decisão Leadership Strategic paradoxes Organizational ambidexterity Decision-making |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderança Paradoxos estratégicos Ambidestria organizacional Tomada de decisão |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Leadership Strategic paradoxes Organizational ambidexterity Decision-making |
description |
O presente trabalho se desenvolveu sustentado na visão de um mundo complexo e permeado por mudanças constantes, onde os países, as organizações e os indivíduos têm, a cada dia, que desafiarem-se frente a novas realidades e exigências para sua sustentabilidade. Neste sentido o objetivo geral foi analisar como o paradoxo curto-longo prazo se manifesta e influencia o processo decisório de executivos do varejo brasileiro. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas Liderança e Paradoxos Estratégicos, Ambidestria Organizacional e Liderança Ambidestra, e Tomada de Decisão. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo exploratório descritivo. Foram coletados dados empíricos através de 12 entrevistas conduzidas com o auxílio de um roteiro semiestruturado, com executivos da alta gestão de empresas brasileiras de varejo de grande porte das regiões Sul e Sudeste do país. Como resultado, foram identificadas três categorias principais: Aspectos e especificidades da organização, Experiências de tomada de decisão, e Percepções dos executivos – Paradoxos de curto e longo prazo. Dentro de cada categoria, foram identificadas subcategorias. Dentre as subcategorias que emergiram a posteriori, estão Aspectos diferenciadores da gestão por executivos profissionais ou acionistas donos, Stakeholders, Continuum curto e longo prazo e O papel da comunicação no paradoxo curto e longo prazo. Este estudo se justifica pela importância de as empresas gerarem crescimento para seus negócios de forma sustentável, com ênfase no setor do varejo, que devido as suas dimensões, tem significativo impacto no mercado de trabalho e, consequentemente, na economia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-02T18:14:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-02T18:14:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9291 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9291/1/Vivian+Faria+Corr%C3%AAa_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9291/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32b22d840bed728e103d61672495204d 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845041785733120 |