Os caminhos do Caminho das Graças: religiosidade, paisagem e identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augustin, Roberta Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3661
Resumo: O presente trabalho constitui-se em um estudo sobre as imbricações entre religiosidade, paisagem e identidade, tendo como campo etnográfico o Caminho das Graças, um empreendimento de turismo religioso que tem como foco proporcionar um espaço de fé local. Idealizado e mantido por moradores da localidade do Banhado Grande, que se situa entre duas atrações turísticas, – o Parque do Caracol e o Parque da Ferradura –, está inserido em um bairro da zona rural do município de Canela, Rio Grande do Sul, Brasil. O Caminho tem o percurso de sete quilômetros, atravessando pequenos sítios e moradias de famílias locais. Em frente a cada propriedade foi disposto, por essas famílias, um capitel com um santo de devoção, conduta que tem como referenciais a imagética devocional do santoral católico. Os materiais utilizados na construção dos capitéis, assim como suas concepções estéticas, são variados e criativos, explicitando maneiras de utilizar ou adaptar os recursos locais. Essa articulação produz um caminho religioso de ambientação híbrida, elaborado a partir da convergência do lugar e não lugar, composto por agenciamentos turísticos, religiosos, paisagísticos e identitários. O processo investigativo se efetivou por procedimentos orientados pelo método etnográfico, por meio da análise situacional, a partir de técnicas de observação participante, entrevistas semiestruturadas, livros de registros e recursos audiovisuais. Dessa forma, a pluralidade das narrativas foi o escopo para as análises das imbricações do processo de identidade local, por meio da identidade da ação, assim como das interações da religiosidade contemporânea e seus agenciamentos. Essa análise sociológica é fundamentada em considerações fenomenológicas que viabilizam a concepção da intersubjetividade como orientadora da compreensão dos diferentes espaços que o Caminho das Graças proporciona. Observou-se o Caminho das Graças enquanto um contexto empírico, portanto intersubjetivo, plural e significante, mostra-se como uma biografia subjetiva e complexa. Um cenário que estabelece interações por meio de sociações (SIMMEL, 1996), a partir dos processos objetificadores (CSORDAS, 2008), que elaboram o relacional e constituem as histórias das configurações dos diferentes lugares do lugar proporcionando a investigação da “alma do lugar” (YÁZIGI, 2002). Pois, se desvela como um projeto coletivo que objetiva proporcionar o bem-estar por meio de uma experiência espiritual, a partir da religiosidade em contato com a natureza, vivenciada na paisagem a reflexividade necessária.
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O Caminho tem o percurso de sete quilômetros, atravessando pequenos sítios e moradias de famílias locais. Em frente a cada propriedade foi disposto, por essas famílias, um capitel com um santo de devoção, conduta que tem como referenciais a imagética devocional do santoral católico. Os materiais utilizados na construção dos capitéis, assim como suas concepções estéticas, são variados e criativos, explicitando maneiras de utilizar ou adaptar os recursos locais. Essa articulação produz um caminho religioso de ambientação híbrida, elaborado a partir da convergência do lugar e não lugar, composto por agenciamentos turísticos, religiosos, paisagísticos e identitários. O processo investigativo se efetivou por procedimentos orientados pelo método etnográfico, por meio da análise situacional, a partir de técnicas de observação participante, entrevistas semiestruturadas, livros de registros e recursos audiovisuais. Dessa forma, a pluralidade das narrativas foi o escopo para as análises das imbricações do processo de identidade local, por meio da identidade da ação, assim como das interações da religiosidade contemporânea e seus agenciamentos. Essa análise sociológica é fundamentada em considerações fenomenológicas que viabilizam a concepção da intersubjetividade como orientadora da compreensão dos diferentes espaços que o Caminho das Graças proporciona. Observou-se o Caminho das Graças enquanto um contexto empírico, portanto intersubjetivo, plural e significante, mostra-se como uma biografia subjetiva e complexa. Um cenário que estabelece interações por meio de sociações (SIMMEL, 1996), a partir dos processos objetificadores (CSORDAS, 2008), que elaboram o relacional e constituem as histórias das configurações dos diferentes lugares do lugar proporcionando a investigação da “alma do lugar” (YÁZIGI, 2002). Pois, se desvela como um projeto coletivo que objetiva proporcionar o bem-estar por meio de uma experiência espiritual, a partir da religiosidade em contato com a natureza, vivenciada na paisagem a reflexividade necessária.The present paper is a study about the overlapping of religiosity, landscape(Scenery) and identity, through an ethnographic fieldwork as the “Caminho das Graças” (Path of Grace), a development of religious tourism that focuses on providing a space for local faith. Conceived and maintained by the local residents of Banhado Grande, which is located between two tourist attractions – “Parque do Caracol” and “Parque da Ferradura”. It is in a rural municipality of Canela, Rio Grande do Sul, Brazil. The Path is seven kilometers across small farms and local families homes. In front of each property prepared from these families, a capital with Saints of devotion, such conduct which has reference from the Catholic Saints devotional imaging. The materials used in the construction of the capitals as well as their aesthetic conceptions are varied and creative, explaining the ways of use or adjust the local resources. This articulation produces a religious hybrid setting path, drawn from the convergence of place and no place, composed from tourist assemblages, religious, landscape and identity. The investigative process was accomplished by procedures guided by the ethnographic method, through situational analysis, based on participant observation, semistructured interviews, log books and audiovisual resources. Thus, the plurality of narratives was the scope for the analysis of the overlapping of local identity process through the identity of the action, as well as the contemporary religious interactions and their assemblages. This sociological analysis is based on phenomenological considerations that enable the design of intersubjectivity as a guideline for the understanding of the different spaces that the “Caminho das Graças” offers. The “Caminho das Graças” was observed as empirical context therefore intersubjective, plural and significant, which shows up as a subjective and complex biography. A scenario that establishes interactions through sociações (SIMMEL, 1996), from objetificadores processes (CSORDAS, 2008), elaborating out relational and setting the stories of the different places of the place enabling the investigation of the "soul of place" (YÁZIGI, 2002). Thus unfolds as a collective project that aims to provide welfare through spiritual experiences, from religiosity in touch with nature, experienced in the landscape the required reflexivity.NenhumaAugustin, Roberta Lopeshttp://lattes.cnpq.br/1738622180270832http://lattes.cnpq.br/5121360004451480Lopes, José RogérioUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUnisinosBrasilEscola de HumanidadesOs caminhos do Caminho das Graças: religiosidade, paisagem e identidadeACCNPQ::Ciências Humanas::SociologiaReligiosidadeIdentidadePaisagemAçãoAgenciamentosImbricaçõesReligiosityIdentityLandscapeActionAssemblagesOverlappinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3661info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRoberta Lopes Augustin.pdfRoberta Lopes Augustin.pdfapplication/pdf24036630http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3661/1/Roberta+Lopes+Augustin.pdf63f94ecda811815207c8cc7078e9c067MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3661/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/36612015-05-26 10:44:59.187oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/3661Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-05-26T13:44:59Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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