Narciso e drácula no jogo de espelhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde, Ética & Justiça (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/133931 |
Resumo: | This article's purpose is to approach the disease phenomenon through the analytical psychology and the body motion paradigm, For this, it was used the C.G. Jung's archetypal theory and the M. Merleau-Ponty's phenomenology philosophical concepts. We emphasise the diseases most frequently manifested archetypal aspects; we illustrate such archetypes through two myths: the Narcissu's classical myth and the Dracula's myth. Considering both referrals, we also analyse the doctor-patient relationships, devising the limis of the body's mechanistic paradigm. We concluded that the body motion paradigm can be a major contribution towards alll the sciences involved in the human phenomenon. |
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Narciso e drácula no jogo de espelhosNarciso and Dracula in the game of mirrorsBioéticaDoença/psicologiaMitologia/psicologiaPsicologia MédicaRelações Médico-paciente.BioethicsDisease/psychologyMythology/psychologyPsychologymedical. Physician-pacient Relations.This article's purpose is to approach the disease phenomenon through the analytical psychology and the body motion paradigm, For this, it was used the C.G. Jung's archetypal theory and the M. Merleau-Ponty's phenomenology philosophical concepts. We emphasise the diseases most frequently manifested archetypal aspects; we illustrate such archetypes through two myths: the Narcissu's classical myth and the Dracula's myth. Considering both referrals, we also analyse the doctor-patient relationships, devising the limis of the body's mechanistic paradigm. We concluded that the body motion paradigm can be a major contribution towards alll the sciences involved in the human phenomenon.O presente artigo teve como objetivo enfocar o fenômeno "doença", utilizando como parâmetros a psicologia analítica e o paradigma da corporeidade. Utilizamos para tanto a teoria arquetípica de C. G. Jung e a concepção filosófica da fenomenologia de M. Merleau-Ponty. Enfatizamos o fato de que as doenças frequentemente manifestam aspectos arquetípicos e ilustramos tais arquétipos através de dois mitos: o mito clássico de Narciso e o mito de Drácula. Tomando como base ambos referenciais, analisamos igualmente as relações médico-paciente, enfocando os limites estreitos do paradigma mecanicista do corpo. Concluímos que o paradigma da corporeidade pode trazer uma importante contribuição para todas as ciências que tratam do fenômeno humano.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.2017-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionART.application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/13393110.11606/issn.2317-2770.v3i1/2p33-41Saúde Ética & Justiça ; v. 3 n. 1/2 (1998); 33-412317-2770reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/133931/129762Copyright (c) 2017 Giovanina Gomes de Freitas Olivier, Silvana Venâncioinfo:eu-repo/semantics/openAccessOlivier, Giovanina Gomes de FreitasVenâncio, Silvana2020-02-14T01:16:24Zoai:revistas.usp.br:article/133931Revistahttps://www.revistas.usp.br/sej/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/sej/oairevistasej@fm.usp.br||2317-27701414-218Xopendoar:2020-02-14T01:16:24Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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