Tarifas e Taxas de Ocupação de Hoteis, Conforme suas Formas de Organização e Viajantes que Acolhem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Eder Paschoal
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Dárlei Geovanne Vianna dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52425
Resumo: A exiguidade de estudos sobre apreçamento e ocupação em hoteis, estimulou os autores destetrabalho a verificar o relacionamento das ocupações obtidas pelos hoteis com suas tarifas,conforme suas formas de organização e os viajantes que acolhem, visando identificarrelacionamentos estatisticamente significativos dentre e entre essas variáveis. A pesquisa foirealizada com os hoteis estabelecidos na localidade de Belo Horizonte, cuja cidade foiidentificada como o quarto destino brasileiro mais procurado por executivos em 2010.Gestores dos hoteis afiliados à Associação Brasileira de Indústria de Hoteis de Minas Geraisforam convidados para preencher o formulário de pesquisa. Quarenta e sete hoteis (55% dapopulação-alvo) gentilmente informaram os dados solicitados. Médias, desvios-padrão ecoeficientes de correlação foram apurados. Os resultados indicaram que as tarifas diferemdentre e entre os segmentos de clientes que os hoteis acolhem, dentre os hoteis organizadosem cadeia e entre eles e os hoteis independentes, e se relacionaram com as taxas de ocupaçãoapenas em segmentos e meses específicos. Os detalhes apresentados neste artigo são úteispara gestores de hoteis, visto que eles podem compreender certas nuanças de apreçamento queaparentemente nada têm a ver com taxas de ocupação.
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A pesquisa foirealizada com os hoteis estabelecidos na localidade de Belo Horizonte, cuja cidade foiidentificada como o quarto destino brasileiro mais procurado por executivos em 2010.Gestores dos hoteis afiliados à Associação Brasileira de Indústria de Hoteis de Minas Geraisforam convidados para preencher o formulário de pesquisa. Quarenta e sete hoteis (55% dapopulação-alvo) gentilmente informaram os dados solicitados. Médias, desvios-padrão ecoeficientes de correlação foram apurados. Os resultados indicaram que as tarifas diferemdentre e entre os segmentos de clientes que os hoteis acolhem, dentre os hoteis organizadosem cadeia e entre eles e os hoteis independentes, e se relacionaram com as taxas de ocupaçãoapenas em segmentos e meses específicos. Os detalhes apresentados neste artigo são úteispara gestores de hoteis, visto que eles podem compreender certas nuanças de apreçamento queaparentemente nada têm a ver com taxas de ocupação.La escasez de estudios sobre precios y ocupaciones en hoteles, estimuló a los autores de estetrabajo para verificar el relacionamiento de las ocupaciones obtenidas por los hotelescon sus tarifas, de acuerdo con su organización y los viajeros que hospedan, paraidentificar relacionamientos estadísticamente significativas adentro y entre las variables. Lapesquisa se llevó a cabo con los hoteles establecidos en la ciudad de Belo Horizonte, cuyaciudad fue identificado como el cuarto destino más popular en Brasil en 2010 por losejecutivos. Los gerentes de los hoteles afiliados a la Asociación Brasileña de lasIndustrias de Hoteles de Minas Gerais se les pidieron responder al formulario depesquisa. Cuarenta y siete hoteles (55% de la población) informaron amablemente los datossolicitados. Medias, desviaciones estándar y coeficientes de correlación fuerancalculados. Los resultados indicaron que las tasas difieren entre y adentro de los segmentosde clientes, así como adentro de los hoteles dispuestos en cadenas y entre éstos y los hotelesindependientes, y las tarifas se relacionan con las tasas de ocupación sólo en segmentos ymeses específicos. Los datos aquí presentados sean útiles para los gerentes de los hoteles, yaque pueden comprender ciertos matices de los precios que aparentemente no tienen nada quever con las tasas de ocupación.The scarcity of studies on pricing and occupancy in hotels encouraged the authors of thisarticle to verify the relationship between rates and occupancy rates, according to their formsof organization and segment of traveler they host, aiming to identify relationships statisticallysignificant within and between these variables. The data were collected with the hotelslocated in the town of Belo Horizonte that has been identified as the fourth Braziliandestination most sought by executives in 2010. Managers of the hotel affiliated to theBrazilian Association of Hotel Industry of Minas Gerais were asked to fill out the form. Fortyseven hotels (55% of the target population) kindly informed the required data. Means,standard deviations and correlations were calculated. The findings indicated that rates differwithin and between segments of travelers that the hotel focus, as well as within of the hotelchains and between them and independent hotels; furthermore, rates correlate withoccupancy rates only in specifics segments and months. The details presented in this articleare useful for hotel managers, since they can understand certain nuances of pricing thatseemingly have nothing to do with occupancy rates.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/5242510.11606/issn.1984-4867.v23i2p355-379Revista Turismo em Análise; Vol. 23 No. 2 (2012); 355-379Revista Turismo em Análise; Vol. 23 Núm. 2 (2012); 355-379Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 2 (2012); 355-3791984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52425/56419Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Eder PaschoalSantos, Dárlei Geovanne Vianna dos2015-11-13T15:58:36Zoai:revistas.usp.br:article/52425Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:36Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
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