Tecnologia Móvel na Gestão de Atividades Turísticas em Aracaju, SE, Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/147860 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é discutir a influência crescente das tecnologias móveis na gestão das empresas de turismo, tendo como referência empírica as perspectivas de gestores públicos e fornecedores turísticos da cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe, Brasil. A tecnologia modifica a sociedade e consequentemente a sua economia. Na relação com o turismo, possui a importância de oportunizar o avanço da destinação por meio da promoção e comercialização, encurtar distâncias e catalisar o conhecimento de forma rápida e competitiva. Mediante revisão de literatura acerca das temáticas “gestão e governança turística”, “tecnologia” e “tecnologia móvel”, deu-se o processo da coleta de dados por meio de um formulário específico com cinco perguntas objetivas para gestores públicos e prestadores de serviços do turismo, visando avaliar a intervenção das tecnologias móveis na governança e gestão da atividade de cada empresa. Participaram da pesquisa de campo cinco grupos de prestadores de serviços do turismo de Aracaju: meios de hospedagens, agências de viagens, locadoras de veículos e gestão pública estadual e municipal. A análise estatística das respostas ao formulário permitiu concluir que o uso da tecnologia móvel ocasiona transformações na governança e gestão do turismo, sendo assim uma ferramenta intermediária e relevante que facilita e agiliza as tomadas de decisões e estratégias de atuação para aproximar o turista dos produtos e serviços turísticos, além de resolver necessidades pessoais e empresariais do dia a dia. |
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Tecnologia Móvel na Gestão de Atividades Turísticas em Aracaju, SE, BrasilMobile technology in the management of tourist activities in Aracaju, SE, BrazilTecnología móvil en la gestión de actividades turísticas en Aracaju, SE, BrasilTourism governanceTechnologyMobile technologyAracaju/SETurismoGobernanza turísticaTecnologíaTecnología móvilAracaju/SETurismoGovernança turísticaTecnologiaTecnologia móvelAracaju/SETurismoO objetivo deste estudo é discutir a influência crescente das tecnologias móveis na gestão das empresas de turismo, tendo como referência empírica as perspectivas de gestores públicos e fornecedores turísticos da cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe, Brasil. A tecnologia modifica a sociedade e consequentemente a sua economia. Na relação com o turismo, possui a importância de oportunizar o avanço da destinação por meio da promoção e comercialização, encurtar distâncias e catalisar o conhecimento de forma rápida e competitiva. Mediante revisão de literatura acerca das temáticas “gestão e governança turística”, “tecnologia” e “tecnologia móvel”, deu-se o processo da coleta de dados por meio de um formulário específico com cinco perguntas objetivas para gestores públicos e prestadores de serviços do turismo, visando avaliar a intervenção das tecnologias móveis na governança e gestão da atividade de cada empresa. Participaram da pesquisa de campo cinco grupos de prestadores de serviços do turismo de Aracaju: meios de hospedagens, agências de viagens, locadoras de veículos e gestão pública estadual e municipal. A análise estatística das respostas ao formulário permitiu concluir que o uso da tecnologia móvel ocasiona transformações na governança e gestão do turismo, sendo assim uma ferramenta intermediária e relevante que facilita e agiliza as tomadas de decisões e estratégias de atuação para aproximar o turista dos produtos e serviços turísticos, além de resolver necessidades pessoais e empresariais do dia a dia.This study discusses the increasing influence of mobile technologies in the management of tourism companies by public managers and tourism suppliers’ perspectives in Aracaju, capital of the state of Sergipe. Technology has modified society and, consequently, its economy. In the tourist field, it has improved the potential of destinations through promotion and marketing, shortened distances, and catalyzed knowledge in a fast and competitive way. The literature review is constituted of subjects such as tourism management, governance, and mobile technology. In this context, the data collection process was conducted by means of a specific form with five objective questions applied to public managers and tourist service providers in order to evaluate the intervention of mobile technologies in the company’s governance and management. Five tourism provider groups from Aracaju constitute the field research: lodging facilities, travel agencies, car rental companies, and state and municipal management. Statistical analysis showed that the use of mobile technology leads to transformations in tourism governance and management, thus being a relevant tool that facilitates, intermediates and accelerates decision-making and the strategy process, hence bringing tourists closer to the tourist offer, as well as solving everyday business needs.El objetivo de este estudio es discutir la influencia creciente de las tecnologías móviles en la gestión de las compañías de turismo, teniendo como referencia empírica las perspectivas de gestores públicos y proveedores turísticos de la ciudad de Aracaju, capital de Sergipe (Brasil). La tecnología modifica la sociedad y, consecuentemente, su economía. En la relación con el turismo, es importante por posibilitar el avance del destino por medio de la promoción y comercialización, acortar distancias y catalizar el conocimiento de forma rápida y competitiva. A partir de la revisión de literatura acerca de las temáticas “gestión y gobernanza turística”, “tecnología” y “tecnología móvil”, se realizó el proceso de la recolección de datos por medio de un formulario específico con cinco preguntas objetivas a gestores públicos y a prestadores de servicios del turismo para evaluar la intervención de las tecnologías móviles en la gobernanza y gestión de la actividad de cada compañía. Participaron en la investigación de campo cinco grupos de prestadores de servicios del turismo de Aracaju: medios de hospedaje, agencias de viajes, arrendadoras de vehículos y gestión pública estadual y municipal. El análisis estadístico de las respuestas al formulario permitió concluir que el uso de la tecnología móvil ocasiona transformaciones en la gobernanza y la gestión del turismo, siendo una herramienta intermedia y relevante que facilita y agiliza las tomas de decisiones y las estrategias para acercar los productos y servicios turísticos al turista, además de resolver necesidades personales y empresariales cotidianas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14786010.11606/issn.1984-4867.v29i3p396-412Revista Turismo em Análise; Vol. 29 No. 3 (2018): September-December; 396-412Revista Turismo em Análise; Vol. 29 Núm. 3 (2018): Septiembre-diciembre; 396-412Revista Turismo em Análise; v. 29 n. 3 (2018): setembro-dezembro; 396-4121984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/147860/155208https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/147860/155209Copyright (c) 2019 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Leylane MenesesVilar, Jose Wellington CarvalhoSilva, Rosangela Vilela SobralSantana, Marcélio de Oliveira2020-09-10T17:47:42Zoai:revistas.usp.br:article/147860Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2020-09-10T17:47:42Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Revista Turismo em Análise; Vol. 29 No. 3 (2018): September-December; 396-412 Revista Turismo em Análise; Vol. 29 Núm. 3 (2018): Septiembre-diciembre; 396-412 Revista Turismo em Análise; v. 29 n. 3 (2018): setembro-dezembro; 396-412 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
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