Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Vinícius Sittoni
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14141
Resumo: Compreender as variáveis utilizadas pelos consumidores no uso de um sistema de entrega de serviços (SES) é o foco central da presente pesquisa, a qual analisou cinco diferentes variáveis antecedentes - risco percebido, controle, conveniência, link social e propensão ao uso de tecnologia - do uso do SES junto a 186 clientes de companhias aéreas. Foi testado um modelo integrando essas diferentes variáveis em relação ao uso de dois canais de compra de passagens aéreas: SES-Interpessoal e SES-Internet. Os resultados apontam para um impacto direto de variáveis baseadas em atitudes - link social e propensão ao uso de tecnologia - sobre o uso do SES, demonstrando igualmente efeitos influenciadores indiretos das demais variáveis, baseadas em atributos - conveniência, controle e risco percebido-.
id USP - 65_2b0b1aa601f9a57a12f56b704a508530
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/14141
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreasDistribution channels in the tourism: an analysis of the determinant variables on the use of interpersonal and internet channels in the air tickets buying processconsumer behavior in servicesservices delivery systemdelivery channelsdistribution.comportamento do consumidor em serviçossistemas de entrega de serviçoscanais de entregadistribuição.Compreender as variáveis utilizadas pelos consumidores no uso de um sistema de entrega de serviços (SES) é o foco central da presente pesquisa, a qual analisou cinco diferentes variáveis antecedentes - risco percebido, controle, conveniência, link social e propensão ao uso de tecnologia - do uso do SES junto a 186 clientes de companhias aéreas. Foi testado um modelo integrando essas diferentes variáveis em relação ao uso de dois canais de compra de passagens aéreas: SES-Interpessoal e SES-Internet. Os resultados apontam para um impacto direto de variáveis baseadas em atitudes - link social e propensão ao uso de tecnologia - sobre o uso do SES, demonstrando igualmente efeitos influenciadores indiretos das demais variáveis, baseadas em atributos - conveniência, controle e risco percebido-.To understand the variables used by the consumers in the choice and use of services delivery systems (SDS) is the main focus of this study, which analyzed five different antecedent variables - perceived risk, control, convenience, social link and willingness to the use of technology - of the SDS usage based on a sample of 186 airlines costumers. A model was tested integrating those different variables in relation to the use of two service delivery channels: SDS-Interpersonal and SDS-Internet. The results appear for a direct impact of variables based in attitudes - social link and willingness to the use of technology - on the SDS usage, demonstrating indirect effects of the other variables based on attributes - convenience, control and perceived risk-.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/1414110.11606/issn.1984-4867.v19i1p43-63Revista Turismo em Análise; Vol. 19 No. 1 (2008); 43-63Revista Turismo em Análise; Vol. 19 Núm. 1 (2008); 43-63Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 1 (2008); 43-631984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14141/15959Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, Vinícius Sittoni2015-11-13T15:56:47Zoai:revistas.usp.br:article/14141Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:56:47Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas
Distribution channels in the tourism: an analysis of the determinant variables on the use of interpersonal and internet channels in the air tickets buying process
title Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas
spellingShingle Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas
Brasil, Vinícius Sittoni
consumer behavior in services
services delivery system
delivery channels
distribution.
comportamento do consumidor em serviços
sistemas de entrega de serviços
canais de entrega
distribuição.
title_short Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas
title_full Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas
title_fullStr Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas
title_full_unstemmed Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas
title_sort Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas
author Brasil, Vinícius Sittoni
author_facet Brasil, Vinícius Sittoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Vinícius Sittoni
dc.subject.por.fl_str_mv consumer behavior in services
services delivery system
delivery channels
distribution.
comportamento do consumidor em serviços
sistemas de entrega de serviços
canais de entrega
distribuição.
topic consumer behavior in services
services delivery system
delivery channels
distribution.
comportamento do consumidor em serviços
sistemas de entrega de serviços
canais de entrega
distribuição.
description Compreender as variáveis utilizadas pelos consumidores no uso de um sistema de entrega de serviços (SES) é o foco central da presente pesquisa, a qual analisou cinco diferentes variáveis antecedentes - risco percebido, controle, conveniência, link social e propensão ao uso de tecnologia - do uso do SES junto a 186 clientes de companhias aéreas. Foi testado um modelo integrando essas diferentes variáveis em relação ao uso de dois canais de compra de passagens aéreas: SES-Interpessoal e SES-Internet. Os resultados apontam para um impacto direto de variáveis baseadas em atitudes - link social e propensão ao uso de tecnologia - sobre o uso do SES, demonstrando igualmente efeitos influenciadores indiretos das demais variáveis, baseadas em atributos - conveniência, controle e risco percebido-.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14141
10.11606/issn.1984-4867.v19i1p43-63
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14141
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v19i1p43-63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14141/15959
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 19 No. 1 (2008); 43-63
Revista Turismo em Análise; Vol. 19 Núm. 1 (2008); 43-63
Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 1 (2008); 43-63
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054164892647424