Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14141 |
Resumo: | Compreender as variáveis utilizadas pelos consumidores no uso de um sistema de entrega de serviços (SES) é o foco central da presente pesquisa, a qual analisou cinco diferentes variáveis antecedentes - risco percebido, controle, conveniência, link social e propensão ao uso de tecnologia - do uso do SES junto a 186 clientes de companhias aéreas. Foi testado um modelo integrando essas diferentes variáveis em relação ao uso de dois canais de compra de passagens aéreas: SES-Interpessoal e SES-Internet. Os resultados apontam para um impacto direto de variáveis baseadas em atitudes - link social e propensão ao uso de tecnologia - sobre o uso do SES, demonstrando igualmente efeitos influenciadores indiretos das demais variáveis, baseadas em atributos - conveniência, controle e risco percebido-. |
id |
USP - 65_2b0b1aa601f9a57a12f56b704a508530 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/14141 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreasDistribution channels in the tourism: an analysis of the determinant variables on the use of interpersonal and internet channels in the air tickets buying processconsumer behavior in servicesservices delivery systemdelivery channelsdistribution.comportamento do consumidor em serviçossistemas de entrega de serviçoscanais de entregadistribuição.Compreender as variáveis utilizadas pelos consumidores no uso de um sistema de entrega de serviços (SES) é o foco central da presente pesquisa, a qual analisou cinco diferentes variáveis antecedentes - risco percebido, controle, conveniência, link social e propensão ao uso de tecnologia - do uso do SES junto a 186 clientes de companhias aéreas. Foi testado um modelo integrando essas diferentes variáveis em relação ao uso de dois canais de compra de passagens aéreas: SES-Interpessoal e SES-Internet. Os resultados apontam para um impacto direto de variáveis baseadas em atitudes - link social e propensão ao uso de tecnologia - sobre o uso do SES, demonstrando igualmente efeitos influenciadores indiretos das demais variáveis, baseadas em atributos - conveniência, controle e risco percebido-.To understand the variables used by the consumers in the choice and use of services delivery systems (SDS) is the main focus of this study, which analyzed five different antecedent variables - perceived risk, control, convenience, social link and willingness to the use of technology - of the SDS usage based on a sample of 186 airlines costumers. A model was tested integrating those different variables in relation to the use of two service delivery channels: SDS-Interpersonal and SDS-Internet. The results appear for a direct impact of variables based in attitudes - social link and willingness to the use of technology - on the SDS usage, demonstrating indirect effects of the other variables based on attributes - convenience, control and perceived risk-.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/1414110.11606/issn.1984-4867.v19i1p43-63Revista Turismo em Análise; Vol. 19 No. 1 (2008); 43-63Revista Turismo em Análise; Vol. 19 Núm. 1 (2008); 43-63Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 1 (2008); 43-631984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14141/15959Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, Vinícius Sittoni2015-11-13T15:56:47Zoai:revistas.usp.br:article/14141Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:56:47Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas Distribution channels in the tourism: an analysis of the determinant variables on the use of interpersonal and internet channels in the air tickets buying process |
title |
Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas |
spellingShingle |
Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas Brasil, Vinícius Sittoni consumer behavior in services services delivery system delivery channels distribution. comportamento do consumidor em serviços sistemas de entrega de serviços canais de entrega distribuição. |
title_short |
Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas |
title_full |
Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas |
title_fullStr |
Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas |
title_full_unstemmed |
Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas |
title_sort |
Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas |
author |
Brasil, Vinícius Sittoni |
author_facet |
Brasil, Vinícius Sittoni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil, Vinícius Sittoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumer behavior in services services delivery system delivery channels distribution. comportamento do consumidor em serviços sistemas de entrega de serviços canais de entrega distribuição. |
topic |
consumer behavior in services services delivery system delivery channels distribution. comportamento do consumidor em serviços sistemas de entrega de serviços canais de entrega distribuição. |
description |
Compreender as variáveis utilizadas pelos consumidores no uso de um sistema de entrega de serviços (SES) é o foco central da presente pesquisa, a qual analisou cinco diferentes variáveis antecedentes - risco percebido, controle, conveniência, link social e propensão ao uso de tecnologia - do uso do SES junto a 186 clientes de companhias aéreas. Foi testado um modelo integrando essas diferentes variáveis em relação ao uso de dois canais de compra de passagens aéreas: SES-Interpessoal e SES-Internet. Os resultados apontam para um impacto direto de variáveis baseadas em atitudes - link social e propensão ao uso de tecnologia - sobre o uso do SES, demonstrando igualmente efeitos influenciadores indiretos das demais variáveis, baseadas em atributos - conveniência, controle e risco percebido-. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14141 10.11606/issn.1984-4867.v19i1p43-63 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14141 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v19i1p43-63 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14141/15959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 19 No. 1 (2008); 43-63 Revista Turismo em Análise; Vol. 19 Núm. 1 (2008); 43-63 Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 1 (2008); 43-63 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054164892647424 |