Gramado Jornada Virtual: uma análise sobre seu currículo cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbacovi, Manoela
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/206027
Resumo: O presente estudo elege como objeto de análise o aplicativo Gramado Jornada Virtual. Esse App, desenvolvido com o aporte financeiro da Secretaria Municipal de Cultura de Gramado, encontra-se disponível para download no Google Play e Apple Store. Como um livro interativo, ele conta sobre a origem dessa cidade, seus colonizadores, apresentando, também, informações sobre os pontos turísticos e eventos, além de possuir alguns jogos e recursos que, por exemplo, permitem aos usuários tirar selfies como se estivessem em Gramado. Por meio do arcabouço teórico dos Estudos culturais, nesse artigo pretende-se ampliar as noções de currículo para além das fronteiras da escola, com base no que Costa, Wortmann e Bonin (2016) denominam de Currículo Cultural e, por conseguinte, encontrar respostas para os seguintes questionamentos: de que forma as teorizações sobre currículo cultural são observadas no Gramado Jornada Virtual? Quais os efeitos que esse aplicativo produz sobre a imagem turística dessa cidade e sob quais intencionalidades? Que tipo de relação se estabelece entre esse aplicativo e o marketing turístico de Gramado? Por intermédio das Análises Culturais realizadas sobre esse aplicativo, observou-se a difusão de narrativas particulares, desvelando, em seu âmago, um processo de seleção de discursos muito análogo àquele praticado no interior dos currículos escolares, com o propósito de reforçar a produção da imagem turística de Gramado associada a características europeias. E, também, notou-se a potencialidade do ambiente de gamificação para promoção de estratégias tácitas de marketing, voltadas principalmente para o público infantil, sob a égide de influenciar o mercado consumidor adulto.
id USP - 65_4f115964fb59a5d5962726cdb811ffaa
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/206027
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Gramado Jornada Virtual: uma análise sobre seu currículo culturalGramado Jornada Virtual: un análisis de su currículo culturalGramado Jornada Virtual: an analysis of its cultural curriculumCurrículo culturalGramadoTurismoGamificaçãoCurrículo culturalGramadoTurismoGamificaciónCultural curriculumGramadoTourismGamificationO presente estudo elege como objeto de análise o aplicativo Gramado Jornada Virtual. Esse App, desenvolvido com o aporte financeiro da Secretaria Municipal de Cultura de Gramado, encontra-se disponível para download no Google Play e Apple Store. Como um livro interativo, ele conta sobre a origem dessa cidade, seus colonizadores, apresentando, também, informações sobre os pontos turísticos e eventos, além de possuir alguns jogos e recursos que, por exemplo, permitem aos usuários tirar selfies como se estivessem em Gramado. Por meio do arcabouço teórico dos Estudos culturais, nesse artigo pretende-se ampliar as noções de currículo para além das fronteiras da escola, com base no que Costa, Wortmann e Bonin (2016) denominam de Currículo Cultural e, por conseguinte, encontrar respostas para os seguintes questionamentos: de que forma as teorizações sobre currículo cultural são observadas no Gramado Jornada Virtual? Quais os efeitos que esse aplicativo produz sobre a imagem turística dessa cidade e sob quais intencionalidades? Que tipo de relação se estabelece entre esse aplicativo e o marketing turístico de Gramado? Por intermédio das Análises Culturais realizadas sobre esse aplicativo, observou-se a difusão de narrativas particulares, desvelando, em seu âmago, um processo de seleção de discursos muito análogo àquele praticado no interior dos currículos escolares, com o propósito de reforçar a produção da imagem turística de Gramado associada a características europeias. E, também, notou-se a potencialidade do ambiente de gamificação para promoção de estratégias tácitas de marketing, voltadas principalmente para o público infantil, sob a égide de influenciar o mercado consumidor adulto.Este estudio elige como objeto de análisis, el aplicativo Gramado Jornada Virtual. Este App, desarrollado con la inversión de la Secretaria Municipal de Cultura de Gramado, se encuentra disponible para download en Google Play y Apple Store. Como un libro interactivo, cuenta sobre el origen de esta ciudad, sus colonizadores, mostrando informaciones sobre puntos turísticos y eventos, además de poseer juegos y recursos que permite a los usuarios sacarse selfies como si estuvieran en Gramado. Por medio de los Estudios Culturales, em este artículo se pretende ampliar las nociones de currículo para más allá de las fronteras de la escuela, con base en lo que Costa, Wortmann y Bonin (2016) denominan de Currículo Cultural y, así, encontrar respuestas para los siguientes cuestionamientos: ¿de qué forma las teorizaciones sobre currículo cultural son observadas en Gramado Jornada Virtual?, ¿Cuáles son los efectos que este aplicativo produce sobre la imagen turística de esta ciudad y bajo qué intencionalidades?, ¿Qué tipo de relación se establece entre este aplicativo y el marketing turístico de Gramado? Por intermedio de Análisis Culturales sobre este aplicativo, se notó la difusión de narrativas particulares, revelando un proceso de selección de discursos muy análogos a aquél practicado en el interior de los currículos escolares, para reforzar la producción de la imagen turística de Gramado asociada a características europeas. También, se observó la potencialidad del ambiente de gamificación para la promoción de estrategias tácitas de marketing, volcadas para el público infantil, bajo el amparo de influir el mercado de consumo adulto.developed with financial support from the Municipal Secretary of Culture of Gramado, is available for download on Google Play and Apple Store platforms. Like an interactive book, it tells the origin of these cities, their colonizers, as well as presents information about sights and events. It also has some games and resources that, for instance, allow users to take selfies as if they were in Gramado. Through the theoretical framework of Cultural Studies, this article intends to expand the notions of curriculum beyond the boundaries of the school, based on what Costa, Wortmann and Bonin (2016) call the Cultural Curriculum and, therefore, to find answers to the following questions: how are theorizations about cultural curriculum observed in Gramado Jornada Virtual? What effects does this app produce on the city’s tourist image and under what intentions? What kind of relationship is established between this app and touristic marketing in Gramado? Through the Cultural Analyzes that were carried out on this app, it was possible to perceive the diffusion of particular narratives, revealing, at its core, a process of selection of discourses very similar to that practiced within school curricula, with the purpose of reinforcing the production of a touristic image of Gramado associated with European characteristics. Besides, the potential gamification environment for the promotion of tacit marketing strategies, aimed mainly at children, under the aegis of influencing the adult consumer market, was also observed.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/20602710.11606/issn.1984-4867.v33i2p383-403Revista Turismo em Análise; v. 33 n. 2 (2022): Maio-Agosto; 383-403Revista Turismo em Análise; Vol. 33 Núm. 2 (2022): Maio-Agosto; 383-403Revista Turismo em Análise; Vol. 33 No. 2 (2022): Maio-Agosto; 383-4031984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/206027/198483Copyright (c) 2022 Manoela Barbacovihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbacovi, Manoela2023-10-11T14:44:49Zoai:revistas.usp.br:article/206027Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2023-10-11T14:44:49Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gramado Jornada Virtual: uma análise sobre seu currículo cultural
Gramado Jornada Virtual: un análisis de su currículo cultural
Gramado Jornada Virtual: an analysis of its cultural curriculum
title Gramado Jornada Virtual: uma análise sobre seu currículo cultural
spellingShingle Gramado Jornada Virtual: uma análise sobre seu currículo cultural
Barbacovi, Manoela
Currículo cultural
Gramado
Turismo
Gamificação
Currículo cultural
Gramado
Turismo
Gamificación
Cultural curriculum
Gramado
Tourism
Gamification
title_short Gramado Jornada Virtual: uma análise sobre seu currículo cultural
title_full Gramado Jornada Virtual: uma análise sobre seu currículo cultural
title_fullStr Gramado Jornada Virtual: uma análise sobre seu currículo cultural
title_full_unstemmed Gramado Jornada Virtual: uma análise sobre seu currículo cultural
title_sort Gramado Jornada Virtual: uma análise sobre seu currículo cultural
author Barbacovi, Manoela
author_facet Barbacovi, Manoela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbacovi, Manoela
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo cultural
Gramado
Turismo
Gamificação
Currículo cultural
Gramado
Turismo
Gamificación
Cultural curriculum
Gramado
Tourism
Gamification
topic Currículo cultural
Gramado
Turismo
Gamificação
Currículo cultural
Gramado
Turismo
Gamificación
Cultural curriculum
Gramado
Tourism
Gamification
description O presente estudo elege como objeto de análise o aplicativo Gramado Jornada Virtual. Esse App, desenvolvido com o aporte financeiro da Secretaria Municipal de Cultura de Gramado, encontra-se disponível para download no Google Play e Apple Store. Como um livro interativo, ele conta sobre a origem dessa cidade, seus colonizadores, apresentando, também, informações sobre os pontos turísticos e eventos, além de possuir alguns jogos e recursos que, por exemplo, permitem aos usuários tirar selfies como se estivessem em Gramado. Por meio do arcabouço teórico dos Estudos culturais, nesse artigo pretende-se ampliar as noções de currículo para além das fronteiras da escola, com base no que Costa, Wortmann e Bonin (2016) denominam de Currículo Cultural e, por conseguinte, encontrar respostas para os seguintes questionamentos: de que forma as teorizações sobre currículo cultural são observadas no Gramado Jornada Virtual? Quais os efeitos que esse aplicativo produz sobre a imagem turística dessa cidade e sob quais intencionalidades? Que tipo de relação se estabelece entre esse aplicativo e o marketing turístico de Gramado? Por intermédio das Análises Culturais realizadas sobre esse aplicativo, observou-se a difusão de narrativas particulares, desvelando, em seu âmago, um processo de seleção de discursos muito análogo àquele praticado no interior dos currículos escolares, com o propósito de reforçar a produção da imagem turística de Gramado associada a características europeias. E, também, notou-se a potencialidade do ambiente de gamificação para promoção de estratégias tácitas de marketing, voltadas principalmente para o público infantil, sob a égide de influenciar o mercado consumidor adulto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/206027
10.11606/issn.1984-4867.v33i2p383-403
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/206027
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v33i2p383-403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/206027/198483
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Manoela Barbacovi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Manoela Barbacovi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; v. 33 n. 2 (2022): Maio-Agosto; 383-403
Revista Turismo em Análise; Vol. 33 Núm. 2 (2022): Maio-Agosto; 383-403
Revista Turismo em Análise; Vol. 33 No. 2 (2022): Maio-Agosto; 383-403
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054164885307392