Customer-based tourism destiny brand equity: Foz do Iguaçu case
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52416 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo mensurar o valor de marca de destinos turísticos de acordo com a percepção do consumidor/turista. Para tanto, como contexto empírico do estudo foi realizado um survey na localidade turística de Foz do Iguaçu com 286 casos válidos. Quatro dimensões foram analisadas, sendo elas: o conhecimento de marca, a lealdade à marca, a qualidade percebida e os atrativos turísticos do destino em análise. Os resultados sugerem a existência de dois grupos distintos na amostra: (1) um grupo com percepção altamente positiva da localidade, chamado de “fascinados”, e (2) um grupo com percepção média ou indiferente quanto ao objeto de estudo, chamado de “indiferentes”. O valor percebido da marca do destino Foz do Iguaçu demonstrou ser diferente entre os grupos de turista, mas reforçou a necessidade de se explorar a imagem dos atrativos naturais da localidade, em prol da disseminação do conhecimento do destino perante os diferentes públicos. |
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Customer-based tourism destiny brand equity: Foz do Iguaçu caseCustomer-Based Brand Equity de Destinos Turísticos: um estudo sobre Foz do Iguaçu-PR, Brasilgestão de marcas de destinos turísticosvalor de marca de destinos turísticos do ponto de vista do consumidormarcas.management of tourism destination brandscustomer-based brand equity of tourism destinationbrands.Este trabalho tem por objetivo mensurar o valor de marca de destinos turísticos de acordo com a percepção do consumidor/turista. Para tanto, como contexto empírico do estudo foi realizado um survey na localidade turística de Foz do Iguaçu com 286 casos válidos. Quatro dimensões foram analisadas, sendo elas: o conhecimento de marca, a lealdade à marca, a qualidade percebida e os atrativos turísticos do destino em análise. Os resultados sugerem a existência de dois grupos distintos na amostra: (1) um grupo com percepção altamente positiva da localidade, chamado de “fascinados”, e (2) um grupo com percepção média ou indiferente quanto ao objeto de estudo, chamado de “indiferentes”. O valor percebido da marca do destino Foz do Iguaçu demonstrou ser diferente entre os grupos de turista, mas reforçou a necessidade de se explorar a imagem dos atrativos naturais da localidade, em prol da disseminação do conhecimento do destino perante os diferentes públicos.The objective of this work is to measure costumer-based brand equity of tourism destinations. As an empirical context for this study, a survey was performed in Foz do Iguacu, with 286 valid cases. Four dimensions were analyzed: knowledge of the brand; loyalty to the brand, perceived quality and the touristic attractions of the destination under analysis. The results suggest the existence of two distinct groups in the sample: (1) a group displaying a very high perception of the location, thus called “fascinated”, and (2) a group with average or indifferent perception of the object under study, thus called “indifferent”. Foz do Iguacu´s brand equity as a tourism destination was different for each tourist group, but the analysis emphasized the need to explore the image of the natural attractions of the site in order to disseminate the knowledge o f the destination for both publics.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/5241610.11606/issn.1984-4867.v23i1p166-186Revista Turismo em Análise; Vol. 23 No. 1 (2012); 166-186Revista Turismo em Análise; Vol. 23 Núm. 1 (2012); 166-186Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 1 (2012); 166-1861984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52416/56410Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeles, Maria IsabelFrancisco, Eliane CristinePrado, Paulo Muller2015-11-13T15:58:38Zoai:revistas.usp.br:article/52416Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:38Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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