O capital da marca para o destino Comporta: a perceção da marca Comporta enquanto destino turístico pelos compradores de imóveis e turistas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25802 |
Resumo: | Relatório de Dissertação do Mestrado em Ciências Empresariais – Ramo Gestão de PME |
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O capital da marca para o destino Comporta: a perceção da marca Comporta enquanto destino turístico pelos compradores de imóveis e turistasTurismoDestinos turísticosMarcaMarca destinoCapital da marcaCBBE (Capital da marca na perspetiva do consumidor)TourismTourism destinationsBrandDestination brandBrand equityCBBE (Customer-based brand equity)Relatório de Dissertação do Mestrado em Ciências Empresariais – Ramo Gestão de PMEO presente estudo tem como objetivo estudar as dimensões do capital da marca do ponto de vista do consumidor e perceber como é que a marca destino Comporta é percecionada por compradores de imóveis e turistas. Numa época em que os mercados estão cada vez mais competitivos e em que o turismo se tem vindo a revelar um importante motor para as economias, os destinos turísticos têm cada vez mais necessidade de se diferenciar e, consequentemente, de acrescentar valor às respetivas marcas de destino. A metodologia deste estudo incluiu revisão da literatura sobre a temática dos destinos turísticos, das marcas de destino, do capital da marca e suas dimensões, observação participante e aplicação de um questionário a uma amostra de 364 indivíduos. Os dados recolhidos foram tratados através da análise descritiva e da análise fatorial exploratória. Os resultados da aplicação do inquérito indicam que as dimensões da marca Comporta – notoriedade, imagem, associações, qualidade e fidelidade são percecionadas positivamente pelos compradores de imóveis e turistas. Os resultados confirmaram, também, a existência de relação entre todas as dimensões propostas e a importância de todas para a avaliação do destino. Foi concluído, ainda, que a marca destino Comporta é percecionada positivamente e de forma semelhante quer por proprietários de imóveis quer por visitantes. O estudo tem implicações para as instituições interessadas – empresa Herdade da Comporta, juntas de Freguesia da Comporta e do Carvalhal, municípios de Alcácer do Sal e de Grândola e para comerciantes e empresários da Região, ao aferir da perceção de turistas e compradores em relação à marca destino Comporta e, ao mesmo tempo, salientar aspetos que devam ser melhorados.This research aims to investigate the dimensions of customer-based brand equity and to understand how the destination brand Comporta is perceived by real estate buyers and tourists. In a time when markets are increasingly competitive and that tourism has been proving as a driving force for economies, tourism destinations have an increasing need to differentiate themselves from competitors and therefore to add value to the respective destination brands. The methodology used in this research included revision of literature on the tourism destinations theme, destination brands, brand equity and its dimensions, participant observation and a survey was applied to a sample of 364 persons. Descriptive analysis and exploratory factor analysis were used to analyse the obtained data. Results from the survey indicate that brand equity dimensions – awareness, image, associations, quality and loyalty are positively perceived by tourists and real estate buyers of the brand Comporta. Results also confirm that there is a relationship among all the proposed dimensions and all of them are important to the evaluation of the destination. It was also concluded that the destination brand Comporta is positively perceived by owners and visitors in a similar way. This study has implications for the institutions concerned – company Herdade da Comporta, parishes of Comporta and Carvalhal, councils of Alcácer do Sal and Grândola and merchants and businesspeople, when assessing the perception of tourists and real estate buyers in regard to the destination brand Comporta and, at the same time point out aspects that need to be improved.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisXara-Brasil, DuarteRepositório ComumDuarte, Isabel Maria Guerreiro2019-01-23T15:28:57Z2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25802TID:202153690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:36.430808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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