Análisis de las Herramientas de Gestión Estratégica de los Hoteles Familiares: estudio de cuatro organizaciones de la región turística de la Sierra Gaucha de Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomazzoni, Edegar Luis
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bittencourt, Rafael Sortika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64172
Resumo: Apesar de ser comum, a gestão das empresas com base em desempenho e em resultados não é tarefa simples e fácil. No campo da estratégia empresarial, ferramentas adequadas de gestão são fundamentais para o desempenho organizacional. O objetivo do estudo foi analisar as ferramentas estratégicas de gestão de empresas hoteleiras familiares da região turística da Serra Gaúcha. Abordagens de administração estratégica e de gestão em hotelaria constituem a fundamentação teórica do artigo. A pesquisa é qualitativa e exploratória. Como objetos de estudo de caso, foram escolhidos: um Hotel em Caxias do Sul, uma Pousada em Gramado, uma Pousada em São Francisco de Paula, e uma Pousada em Bento Gonçalves. O Hotel é classificado como executivo, e as Pousadas de categoria luxo. A análise foi por meio de observação direta não participante dos meios de hospedagem e de entrevistas com aplicação de instrumento com 18 questões abertas aos seus gestores. Concluiu-se que a maior aplicação de ferramentas de gestão estratégica pelos gestores proporcionaria mais otimização dos resultados e mais vantagens competitivas às empresas hoteleiras familiares analisadas.
id USP - 65_94c8f5fc0afc215d806081585b9bf269
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/64172
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Análisis de las Herramientas de Gestión Estratégica de los Hoteles Familiares: estudio de cuatro organizaciones de la región turística de la Sierra Gaucha de BrasilAnalysis of Strategic Management Tool for Family Hotels: study of four organizations in the Brazilian Southern tourist Highland RegionAnálise das Ferramentas de Gestão Estratégica de Hotelaria Familiar: estudo de quatro organizações da região turística da Serra Gaúchamanagement toolsfamily hotelstourismSouthtern Highland Region (Brazil).herramientas de gestiónhoteleria familiarturismoSierra Gaucha (Brasil).indicadoresferramentas de gestãohotelaria familiarturismoSerra Gaúcha (Brasil).Apesar de ser comum, a gestão das empresas com base em desempenho e em resultados não é tarefa simples e fácil. No campo da estratégia empresarial, ferramentas adequadas de gestão são fundamentais para o desempenho organizacional. O objetivo do estudo foi analisar as ferramentas estratégicas de gestão de empresas hoteleiras familiares da região turística da Serra Gaúcha. Abordagens de administração estratégica e de gestão em hotelaria constituem a fundamentação teórica do artigo. A pesquisa é qualitativa e exploratória. Como objetos de estudo de caso, foram escolhidos: um Hotel em Caxias do Sul, uma Pousada em Gramado, uma Pousada em São Francisco de Paula, e uma Pousada em Bento Gonçalves. O Hotel é classificado como executivo, e as Pousadas de categoria luxo. A análise foi por meio de observação direta não participante dos meios de hospedagem e de entrevistas com aplicação de instrumento com 18 questões abertas aos seus gestores. Concluiu-se que a maior aplicação de ferramentas de gestão estratégica pelos gestores proporcionaria mais otimização dos resultados e mais vantagens competitivas às empresas hoteleiras familiares analisadas.Si bien es común, la evaluación de los resultados y del desempeño en los negocios, no es tan simples y fácil. En el campo de la estrategia corporativa, la medición del desempeño proporciona información básica para el control de la organización. El objetivo de este estudio fue investigar el uso de indicadores de desempeño para empresas hoteleras familiares de la región turística de la Sierra Gaucha (Brasil). La revisión teórica abarca la gestión estratégica, los diferentes modelos de evaluación del desempeño y la gestión de hoteles. Se trata de un estudio cualitativo, exploratorio, de casos específicos. Fueron elegidos como objetos de estudio un hotel en Caxias do Sul, una Posada en Gramado, una Posada en San Francisco de Paula, y una Posada en Bento Gonçalves. El hotel está clasificado como ejecutivo, y las posadas de categoría de lujo. Se concluyó que una mayor aplicación de herramientas de gestión estratégica optimizaría los resultados y lograr una mayor ventaja competitiva a los hoteles analizados.Although common, the management of companies based on performance and results is not simple and easy task. In the field of corporate strategy, appropriate management tools are critical to organizational performance. The aim of this study was to analyze the strategic tools of family management hotel companies in the Brazilian Southtern Highland Region. Approaches to strategic management and management in hospitality form the theoretical basis for the article. The research is qualitative and exploratory. As a case study objects were chosen: a Hotel in Caxias do Sul, a Hotel in Gramado, a hostel in San Francisco de Paula, and a hostel in Bento Gonçalves. The Hotel is classified as executive, and the hostels as luxury. The analysis was by means of direct observation, non-participation and interviews with the application of instrument with 18 open questions to the managers. It was concluded that a largest application of strategic management tools by managers would optimize results and provide more competitive advantages to the family hotel companies analyzed.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6417210.11606/issn.1984-4867.v24i1p65-89Revista Turismo em Análise; Vol. 24 No. 1 (2013); 65-89Revista Turismo em Análise; Vol. 24 Núm. 1 (2013); 65-89Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 1 (2013); 65-891984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64172/66859Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessTomazzoni, Edegar LuisBittencourt, Rafael Sortika2015-11-13T15:58:33Zoai:revistas.usp.br:article/64172Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:33Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análisis de las Herramientas de Gestión Estratégica de los Hoteles Familiares: estudio de cuatro organizaciones de la región turística de la Sierra Gaucha de Brasil
Analysis of Strategic Management Tool for Family Hotels: study of four organizations in the Brazilian Southern tourist Highland Region
Análise das Ferramentas de Gestão Estratégica de Hotelaria Familiar: estudo de quatro organizações da região turística da Serra Gaúcha
title Análisis de las Herramientas de Gestión Estratégica de los Hoteles Familiares: estudio de cuatro organizaciones de la región turística de la Sierra Gaucha de Brasil
spellingShingle Análisis de las Herramientas de Gestión Estratégica de los Hoteles Familiares: estudio de cuatro organizaciones de la región turística de la Sierra Gaucha de Brasil
Tomazzoni, Edegar Luis
management tools
family hotels
tourism
Southtern Highland Region (Brazil).
herramientas de gestión
hoteleria familiar
turismo
Sierra Gaucha (Brasil).
indicadores
ferramentas de gestão
hotelaria familiar
turismo
Serra Gaúcha (Brasil).
title_short Análisis de las Herramientas de Gestión Estratégica de los Hoteles Familiares: estudio de cuatro organizaciones de la región turística de la Sierra Gaucha de Brasil
title_full Análisis de las Herramientas de Gestión Estratégica de los Hoteles Familiares: estudio de cuatro organizaciones de la región turística de la Sierra Gaucha de Brasil
title_fullStr Análisis de las Herramientas de Gestión Estratégica de los Hoteles Familiares: estudio de cuatro organizaciones de la región turística de la Sierra Gaucha de Brasil
title_full_unstemmed Análisis de las Herramientas de Gestión Estratégica de los Hoteles Familiares: estudio de cuatro organizaciones de la región turística de la Sierra Gaucha de Brasil
title_sort Análisis de las Herramientas de Gestión Estratégica de los Hoteles Familiares: estudio de cuatro organizaciones de la región turística de la Sierra Gaucha de Brasil
author Tomazzoni, Edegar Luis
author_facet Tomazzoni, Edegar Luis
Bittencourt, Rafael Sortika
author_role author
author2 Bittencourt, Rafael Sortika
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomazzoni, Edegar Luis
Bittencourt, Rafael Sortika
dc.subject.por.fl_str_mv management tools
family hotels
tourism
Southtern Highland Region (Brazil).
herramientas de gestión
hoteleria familiar
turismo
Sierra Gaucha (Brasil).
indicadores
ferramentas de gestão
hotelaria familiar
turismo
Serra Gaúcha (Brasil).
topic management tools
family hotels
tourism
Southtern Highland Region (Brazil).
herramientas de gestión
hoteleria familiar
turismo
Sierra Gaucha (Brasil).
indicadores
ferramentas de gestão
hotelaria familiar
turismo
Serra Gaúcha (Brasil).
description Apesar de ser comum, a gestão das empresas com base em desempenho e em resultados não é tarefa simples e fácil. No campo da estratégia empresarial, ferramentas adequadas de gestão são fundamentais para o desempenho organizacional. O objetivo do estudo foi analisar as ferramentas estratégicas de gestão de empresas hoteleiras familiares da região turística da Serra Gaúcha. Abordagens de administração estratégica e de gestão em hotelaria constituem a fundamentação teórica do artigo. A pesquisa é qualitativa e exploratória. Como objetos de estudo de caso, foram escolhidos: um Hotel em Caxias do Sul, uma Pousada em Gramado, uma Pousada em São Francisco de Paula, e uma Pousada em Bento Gonçalves. O Hotel é classificado como executivo, e as Pousadas de categoria luxo. A análise foi por meio de observação direta não participante dos meios de hospedagem e de entrevistas com aplicação de instrumento com 18 questões abertas aos seus gestores. Concluiu-se que a maior aplicação de ferramentas de gestão estratégica pelos gestores proporcionaria mais otimização dos resultados e mais vantagens competitivas às empresas hoteleiras familiares analisadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64172
10.11606/issn.1984-4867.v24i1p65-89
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64172
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v24i1p65-89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64172/66859
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 24 No. 1 (2013); 65-89
Revista Turismo em Análise; Vol. 24 Núm. 1 (2013); 65-89
Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 1 (2013); 65-89
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054167479484416