Comparative analysis of the MICE tourism competitiveness: Galicia, Catalonia and Madrid
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/153826 |
Resumo: | O segmento MICE se refere ao turismo de reuniões, incentivos, congressos e exposições. Essa atividade se converteu em um importante elemento dinamizador de todo tipo de lugares com vocação turística, atuando com carácter desestacionalizador, aumentando a demanda de serviços de alta qualidade e também o gasto médio do visitante. Catalunia e Madri estão entre as principais referências para este segmento no mundo, aumentando a cada ano sua participação no sector MICE. Galícia, pelo contrário, vem diminuindo a sua presença neste mercado. Esta pesquisa consiste em uma análise comparativa entre estes três destinos, buscando identificar as debilidades da Galícia com relação aos outros dois destinos próximos. Realizou-se um estudo descritivo do segmento MICE nos três territórios utilizando como método de análise o Sistema Interfuncional Integrado da Competitividade (SIIC), uma metodologia de análise das vantagens competitivas do destino turístico. Como principais resultados identificou-se que na Galícia tanto o setor público como o privado tem uma escassa repercussão no planejamento deste segmento. Ademais, ainda que se nota interesse por parte dos stakeholders turísticos, na Galícia ainda não há uma política persistente para desenvolver este mercado. Pretende-se com esta investigação gerar comparações que ofereçam ao segmento MICE indicadores capazes de melhorar a análise da competitividade dos destinos. |
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Comparative analysis of the MICE tourism competitiveness: Galicia, Catalonia and MadridLa Competitividad del Turismo MICE en Galicia: un estudio comparativo con Catalunya y MadridA competitividade do turismo MICE em Galícia: um estudo comparativo com Catalunia e MadriCongress tourismBusiness TourismCompetitive AnalysisTourism StakeholdersTurismo de congresosTurismo de reunionesAnálisis competitivaStakeholders turísticosTurismo de congressosTurismo de reuniõesAnálise competitivaStakeholders turístiO segmento MICE se refere ao turismo de reuniões, incentivos, congressos e exposições. Essa atividade se converteu em um importante elemento dinamizador de todo tipo de lugares com vocação turística, atuando com carácter desestacionalizador, aumentando a demanda de serviços de alta qualidade e também o gasto médio do visitante. Catalunia e Madri estão entre as principais referências para este segmento no mundo, aumentando a cada ano sua participação no sector MICE. Galícia, pelo contrário, vem diminuindo a sua presença neste mercado. Esta pesquisa consiste em uma análise comparativa entre estes três destinos, buscando identificar as debilidades da Galícia com relação aos outros dois destinos próximos. Realizou-se um estudo descritivo do segmento MICE nos três territórios utilizando como método de análise o Sistema Interfuncional Integrado da Competitividade (SIIC), uma metodologia de análise das vantagens competitivas do destino turístico. Como principais resultados identificou-se que na Galícia tanto o setor público como o privado tem uma escassa repercussão no planejamento deste segmento. Ademais, ainda que se nota interesse por parte dos stakeholders turísticos, na Galícia ainda não há uma política persistente para desenvolver este mercado. Pretende-se com esta investigação gerar comparações que ofereçam ao segmento MICE indicadores capazes de melhorar a análise da competitividade dos destinos.The MICE refers to meetings, incentives, conferences and exhibitions. The activity related to this segment has become an important stimulus for all types of challenges tourismoriented, it has a characteristic seasonality alongside increasing demand for high-end services and provides an average expenditure relatively high per visitor. Catalonia and Madrid are among the main references for this segment in the world, and every year have presented an increase in its contribution in the MICE sector, on the other hand Galicia is decreasing its presence in this market. Therefore, this paper aims to make a comparative analysis between these three destinations in order to identify the weaknesses of Galicia compared to these two other nearby destinations. In order to reach this goal, a descriptive study was carried out on the MICE segment in the mentioned destinations by using the Interfunctional Competitiveness Integrated System (SIIC) method of analysis. The main results highlight that in Galicia both the public and private sectors have little impact on the planning of this segment. Moreover, although interest demonstrated by the tourism stakeholders, in Galicia there is still no policy with persistent focus on this market. This research is intended to generate comparisons and provide the MICE segment with indicators able to improve the analysis of the destinations competitiveness.El segmento MICE se refiere al turismo de reuniones, incentivos, congresos y exposiciones. Su actividad se ha convertido en un importante elemento dinamizador de todo tipo de enclaves con vocación turística, actuando con carácter desestacionalizador, aumentando la demanda de servicios de gama alta y también el gasto medio del visitante. Catalunya y Madrid están entre las principales referencias para este segmento en el mundo, aumentando a cada año su aportación en el sector MICE. Galicia, por la contra, viene disminuyendo su presencia en este mercado. Esta investigación consiste en un análisis comparativo entre estos tres destinos, buscando identificar las debilidades de Galicia con relación a los otros dos destinos cercanos. Se realizó un estudio descriptivo del segmento MICE en los tres territorios utilizando como método de análisis el Sistema Interfuncional Integrado de la Competitividad (SIIC), una metodología de análisis de las ventajas competitivas del destino turístico. Como principales resultados se identificó que en Galicia tanto el sector público como el privado tienen una escasa repercusión en la planificación de este segmento. Además, aunque se note interés por parte de los stakeholders turísticos, en Galicia aún no hay una política persistente para desarrollar este mercado. Se pretende con esta investigación generar comparaciones que suministre al segmento MICE indicadores capaces de mejorar el análisis de la competitividad de los destinos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/15382610.11606/issn.1984-4867.v30i2p307-326Revista Turismo em Análise; Vol. 30 No. 2 (2019): maio-agosto; 307-326Revista Turismo em Análise; Vol. 30 Núm. 2 (2019): maio-agosto; 307-326Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 2 (2019): maio-agosto; 307-3261984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/153826/160772Copyright (c) 2019 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Jakson Renner RodriguesGabriel, Larissa Paola Macedo CastroPerinotto, André Riani Costa2020-12-15T17:42:26Zoai:revistas.usp.br:article/153826Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2020-12-15T17:42:26Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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