¿Quién cuenta un cuento aumenta un punto? Una revisión del uso del storytelling por empresas y destinos turísticos
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/193702 |
Resumo: | A contação de histórias faz parte do processo de construção de significados coletivos e da identidade dos indivíduos. Em Por que estudar narrativas, Motta afirma que é a partir delas que os sujeitos se expressam, se apresentam e produzem significados no mundo. O storytelling tem como premissa a construção de narrativas para a criação de vínculos afetivos entre indivíduos, histórias e personagens, aumentando a capacidade deles em atribuir sentido e assimilar mensagens. Segundo Mossberg, em Storytelling and destination development, no turismo, o storytelling é usado como estratégia para maximizar a experiência do turista. O objetivo desta investigação é analisar os diferentes usos da técnica do storytelling pelos empreendimentos e destinos turísticos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e bibliográfica, segundo a análise categorial de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostraram que o storytelling é cada vez mais adotado pelas empresas e pelos destinos turísticos que buscam se destacar no mercado. Os dados indicaram que a aplicação do storytelling foi positiva, sobretudo na atração de clientes, tanto no âmbito privado quanto no público. |
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¿Quién cuenta un cuento aumenta un punto? Una revisión del uso del storytelling por empresas y destinos turísticosWho tells a tale adds a tail? A review on the use of storytelling by tourism businesses and destinationsQuem conta um conto aumenta um ponto? Uma revisão do uso do storytelling por empresas e destinos turísticosStorytellingNarrativasSignificados coletivosTurismoStorytellingNarrativasSignificados colectivosTurismoStorytellingNarrativesCollective MeaningTourismA contação de histórias faz parte do processo de construção de significados coletivos e da identidade dos indivíduos. Em Por que estudar narrativas, Motta afirma que é a partir delas que os sujeitos se expressam, se apresentam e produzem significados no mundo. O storytelling tem como premissa a construção de narrativas para a criação de vínculos afetivos entre indivíduos, histórias e personagens, aumentando a capacidade deles em atribuir sentido e assimilar mensagens. Segundo Mossberg, em Storytelling and destination development, no turismo, o storytelling é usado como estratégia para maximizar a experiência do turista. O objetivo desta investigação é analisar os diferentes usos da técnica do storytelling pelos empreendimentos e destinos turísticos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e bibliográfica, segundo a análise categorial de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostraram que o storytelling é cada vez mais adotado pelas empresas e pelos destinos turísticos que buscam se destacar no mercado. Os dados indicaram que a aplicação do storytelling foi positiva, sobretudo na atração de clientes, tanto no âmbito privado quanto no público.La narración ha sido parte del proceso de construcción de significados colectivos y de la identidad de los individuos. En la obra Por que estudar narrativas, Motta afirma que las narrativas permiten que los sujetos se expresen, se presenten y produzcan significados en el mundo. El storytelling se basa en la construcción de narrativas para crear vínculos afectivos entre individuos, historias y personajes, con el fin de incrementar su capacidad para asignar significado y asimilar mensajes. Según plantea Mossberg en Storytelling and destination development, la narración de historias se ha adoptado en turismo como una estrategia capaz de maximizar la experiencia turística. El objetivo de esta investigación es analizar los diferentes usos de la técnica del storytelling por parte de las empresas y destinos turísticos. Se trata de un estudio cualitativo, en el que se recogieron datos a través de una búsqueda documental y bibliográfica y se aplicó el análisis categórico de contenido de Bardin. Los resultados mostraron que el storytelling es cada vez más adoptado por empresas y destinos turísticos que buscan destacar en el mercado. Los datos indicaron que la aplicación del storytelling ha generado resultados positivos, especialmente en términos de captación de clientes en los ámbitos privado y público.Storytelling is a key component in the process of building collective meanings and personal identity. In Por que estudar narrativas?, Motta states that it is through narratives that individuals express and present themselves, as well as imbues the world with meaning (Motta, 2012). Hence, storytelling construes narratives to create affective bonds between individuals, stories and characters, enhancing their capacity to assign meaning and assimilate messages. According to Mossberg, in Storytelling and destination development, storytelling has been adopted into tourism as a strategy to maximize the tourist experience. Thus, this qualitative study analyzes the different uses of storytelling by tourist enterprises and destinations. Data were obtained by documentary and bibliographic research, and investigated using Bardin’s categorical content analysis. Storytelling has been increasingly adopted by tourist enterprises and destinations that wish to stand out in the market. Data showed that its application generated positive results, especially in terms of promoting and attracting customers, whether in private or public tourism management.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/19370210.11606/issn.1984-4867.v32i3p594-617Revista Turismo em Análise; Vol. 32 No. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 594-617Revista Turismo em Análise; Vol. 32 Núm. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 594-617Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 594-6171984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/193702/185703Copyright (c) 2021 José William de Queiroz Barbosa, Anderson Gomes de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, José William de QueirozSouza, Anderson Gomes de2022-06-20T12:25:16Zoai:revistas.usp.br:article/193702Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2022-06-20T12:25:16Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A contação de histórias faz parte do processo de construção de significados coletivos e da identidade dos indivíduos. Em Por que estudar narrativas, Motta afirma que é a partir delas que os sujeitos se expressam, se apresentam e produzem significados no mundo. O storytelling tem como premissa a construção de narrativas para a criação de vínculos afetivos entre indivíduos, histórias e personagens, aumentando a capacidade deles em atribuir sentido e assimilar mensagens. Segundo Mossberg, em Storytelling and destination development, no turismo, o storytelling é usado como estratégia para maximizar a experiência do turista. O objetivo desta investigação é analisar os diferentes usos da técnica do storytelling pelos empreendimentos e destinos turísticos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e bibliográfica, segundo a análise categorial de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostraram que o storytelling é cada vez mais adotado pelas empresas e pelos destinos turísticos que buscam se destacar no mercado. Os dados indicaram que a aplicação do storytelling foi positiva, sobretudo na atração de clientes, tanto no âmbito privado quanto no público. |
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