¿Quién cuenta un cuento aumenta un punto? Una revisión del uso del storytelling por empresas y destinos turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, José William de Queiroz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Anderson Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/193702
Resumo: A contação de histórias faz parte do processo de construção de significados coletivos e da identidade dos indivíduos. Em Por que estudar narrativas, Motta afirma que é a partir delas que os sujeitos se expressam, se apresentam e produzem significados no mundo. O storytelling tem como premissa a construção de narrativas para a criação de vínculos afetivos entre indivíduos, histórias e personagens, aumentando a capacidade deles em atribuir sentido e assimilar mensagens. Segundo Mossberg, em Storytelling and destination development, no turismo, o storytelling é usado como estratégia para maximizar a experiência do turista. O objetivo desta investigação é analisar os diferentes usos da técnica do storytelling pelos empreendimentos e destinos turísticos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e bibliográfica, segundo a análise categorial de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostraram que o storytelling é cada vez mais adotado pelas empresas e pelos destinos turísticos que buscam se destacar no mercado. Os dados indicaram que a aplicação do storytelling foi positiva, sobretudo na atração de clientes, tanto no âmbito privado quanto no público.
id USP - 65_d03b973d03d87682aff6fa741bb6c094
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/193702
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling ¿Quién cuenta un cuento aumenta un punto? Una revisión del uso del storytelling por empresas y destinos turísticosWho tells a tale adds a tail? A review on the use of storytelling by tourism businesses and destinationsQuem conta um conto aumenta um ponto? Uma revisão do uso do storytelling por empresas e destinos turísticosStorytellingNarrativasSignificados coletivosTurismoStorytellingNarrativasSignificados colectivosTurismoStorytellingNarrativesCollective MeaningTourismA contação de histórias faz parte do processo de construção de significados coletivos e da identidade dos indivíduos. Em Por que estudar narrativas, Motta afirma que é a partir delas que os sujeitos se expressam, se apresentam e produzem significados no mundo. O storytelling tem como premissa a construção de narrativas para a criação de vínculos afetivos entre indivíduos, histórias e personagens, aumentando a capacidade deles em atribuir sentido e assimilar mensagens. Segundo Mossberg, em Storytelling and destination development, no turismo, o storytelling é usado como estratégia para maximizar a experiência do turista. O objetivo desta investigação é analisar os diferentes usos da técnica do storytelling pelos empreendimentos e destinos turísticos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e bibliográfica, segundo a análise categorial de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostraram que o storytelling é cada vez mais adotado pelas empresas e pelos destinos turísticos que buscam se destacar no mercado. Os dados indicaram que a aplicação do storytelling foi positiva, sobretudo na atração de clientes, tanto no âmbito privado quanto no público.La narración ha sido parte del proceso de construcción de significados colectivos y de la identidad de los individuos. En la obra Por que estudar narrativas, Motta afirma que las narrativas permiten que los sujetos se expresen, se presenten y produzcan significados en el mundo. El storytelling se basa en la construcción de narrativas para crear vínculos afectivos entre individuos, historias y personajes, con el fin de incrementar su capacidad para asignar significado y asimilar mensajes. Según plantea Mossberg en Storytelling and destination development, la narración de historias se ha adoptado en turismo como una estrategia capaz de maximizar la experiencia turística. El objetivo de esta investigación es analizar los diferentes usos de la técnica del storytelling por parte de las empresas y destinos turísticos. Se trata de un estudio cualitativo, en el que se recogieron datos a través de una búsqueda documental y bibliográfica y se aplicó el análisis categórico de contenido de Bardin. Los resultados mostraron que el storytelling es cada vez más adoptado por empresas y destinos turísticos que buscan destacar en el mercado. Los datos indicaron que la aplicación del storytelling ha generado resultados positivos, especialmente en términos de captación de clientes en los ámbitos privado y público.Storytelling is a key component in the process of building collective meanings and personal identity. In Por que estudar narrativas?, Motta states that it is through narratives that individuals express and present themselves, as well as imbues the world with meaning (Motta, 2012). Hence, storytelling construes narratives to create affective bonds between individuals, stories and characters, enhancing their capacity to assign meaning and assimilate messages. According to Mossberg, in Storytelling and destination development, storytelling has been adopted into tourism as a strategy to maximize the tourist experience. Thus, this qualitative study analyzes the different uses of storytelling by tourist enterprises and destinations. Data were obtained by documentary and bibliographic research, and investigated using Bardin’s categorical content analysis. Storytelling has been increasingly adopted by tourist enterprises and destinations that wish to stand out in the market. Data showed that its application generated positive results, especially in terms of promoting and attracting customers, whether in private or public tourism management.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/19370210.11606/issn.1984-4867.v32i3p594-617Revista Turismo em Análise; Vol. 32 No. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 594-617Revista Turismo em Análise; Vol. 32 Núm. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 594-617Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 594-6171984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/193702/185703Copyright (c) 2021 José William de Queiroz Barbosa, Anderson Gomes de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, José William de QueirozSouza, Anderson Gomes de2022-06-20T12:25:16Zoai:revistas.usp.br:article/193702Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2022-06-20T12:25:16Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv ¿Quién cuenta un cuento aumenta un punto? Una revisión del uso del storytelling por empresas y destinos turísticos
Who tells a tale adds a tail? A review on the use of storytelling by tourism businesses and destinations
Quem conta um conto aumenta um ponto? Uma revisão do uso do storytelling por empresas e destinos turísticos
title ¿Quién cuenta un cuento aumenta un punto? Una revisión del uso del storytelling por empresas y destinos turísticos
spellingShingle ¿Quién cuenta un cuento aumenta un punto? Una revisión del uso del storytelling por empresas y destinos turísticos
Barbosa, José William de Queiroz
Storytelling
Narrativas
Significados coletivos
Turismo
Storytelling
Narrativas
Significados colectivos
Turismo
Storytelling
Narratives
Collective Meaning
Tourism
title_short ¿Quién cuenta un cuento aumenta un punto? Una revisión del uso del storytelling por empresas y destinos turísticos
title_full ¿Quién cuenta un cuento aumenta un punto? Una revisión del uso del storytelling por empresas y destinos turísticos
title_fullStr ¿Quién cuenta un cuento aumenta un punto? Una revisión del uso del storytelling por empresas y destinos turísticos
title_full_unstemmed ¿Quién cuenta un cuento aumenta un punto? Una revisión del uso del storytelling por empresas y destinos turísticos
title_sort ¿Quién cuenta un cuento aumenta un punto? Una revisión del uso del storytelling por empresas y destinos turísticos
author Barbosa, José William de Queiroz
author_facet Barbosa, José William de Queiroz
Souza, Anderson Gomes de
author_role author
author2 Souza, Anderson Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, José William de Queiroz
Souza, Anderson Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Storytelling
Narrativas
Significados coletivos
Turismo
Storytelling
Narrativas
Significados colectivos
Turismo
Storytelling
Narratives
Collective Meaning
Tourism
topic Storytelling
Narrativas
Significados coletivos
Turismo
Storytelling
Narrativas
Significados colectivos
Turismo
Storytelling
Narratives
Collective Meaning
Tourism
description A contação de histórias faz parte do processo de construção de significados coletivos e da identidade dos indivíduos. Em Por que estudar narrativas, Motta afirma que é a partir delas que os sujeitos se expressam, se apresentam e produzem significados no mundo. O storytelling tem como premissa a construção de narrativas para a criação de vínculos afetivos entre indivíduos, histórias e personagens, aumentando a capacidade deles em atribuir sentido e assimilar mensagens. Segundo Mossberg, em Storytelling and destination development, no turismo, o storytelling é usado como estratégia para maximizar a experiência do turista. O objetivo desta investigação é analisar os diferentes usos da técnica do storytelling pelos empreendimentos e destinos turísticos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e bibliográfica, segundo a análise categorial de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostraram que o storytelling é cada vez mais adotado pelas empresas e pelos destinos turísticos que buscam se destacar no mercado. Os dados indicaram que a aplicação do storytelling foi positiva, sobretudo na atração de clientes, tanto no âmbito privado quanto no público.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/193702
10.11606/issn.1984-4867.v32i3p594-617
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/193702
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v32i3p594-617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/193702/185703
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 José William de Queiroz Barbosa, Anderson Gomes de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 José William de Queiroz Barbosa, Anderson Gomes de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 32 No. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 594-617
Revista Turismo em Análise; Vol. 32 Núm. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 594-617
Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 594-617
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054169311346688