Comprometimento organizacional da mão-de-obra na hotelaria de Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naves, Évora Mandim Ribeiro
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Coleta, Marilia Ferreira Dela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63622
Resumo: Pesquisa de campo que analisa o nível de comprometimento dos funcionários de algumas empresas hoteleiras da cidade de Uberlândia. Na investigação utilizou-se o modelo teórico das três dimensões de Meyer, Allen & Smith (1993) (comprometimento normativo, instrumental e afetivo), adaptado no Brasil por Medeiros (1997). Utiliza-se de estatísticas descritivas, testes de hipóteses, análise de correlações e análise de variância para análise dos dados. Os resultados demonstram que, apesar de os sujeitos terem se mostrado comprometidos com as organizações, prevalece na amostra o vínculo normativo. As médias das dimensões do comprometimento, no caso da população pesquisada, são afetadas pelas características biográficas, e apresentaram correlações com as variáveis profissionais.
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