Education outdoors through adventure: learning moral values in nature expeditions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunreuther, Flavio Theodor
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ferraz, Osvaldo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47887
Resumo: A educação ao ar livre, por meio de cursos no formato expedição, ainda acontece de forma tímida no Brasil. Entende-se por expedição uma experiência educacional contínua, de múltiplos dias, em que alunos e instrutores aventuram-se em um trajeto em área remota da natureza de forma autossuficiente. O presente estudo analisa os cursos desse tipo. Por meio de entrevistas e questionários semiestruturados, investigou-se a aprendizagem dos alunos segundo suas próprias percepções e as dos educadores da instituição, com ênfase no desenvolvimento moral do indivíduo. Como parte do estudo de caso sobre um aluno adolescente participante de um dos cursos, entrevistou-se também uma psicóloga que coordena um abrigo para menores. Os resultados encontrados indicam que os cursos de educação ao ar livre caracterizam-se por experiências que estimulam trabalhos em grupo, debates sobre justiça e solidariedade, e reflexões sobre valores e princípios como coragem, esforço pessoal, disciplina, respeito e superação de limites. Os resultados também indicam que tal proposta educacional aufere experiências sensíveis e de conexão do ser humano com a natureza. Muito embora haja potencial educacional para a educação ao ar livre, a atuação do educador perante seus alunos é fundamental para que as experiências sejam física e psicologicamente seguras, alcancem seus potenciais pedagógicos de desenvolvimento da moralidade e ajudem as pessoas a desenvolverem uma consciência ambiental, manifestada por meio de ações concretas ao retornarem dos cursos para suas comunidades.
id USP-11_0949c79108b4f112bd11f0a5a2f6cdc0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/47887
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Education outdoors through adventure: learning moral values in nature expeditionsEducação ao ar livre pela aventura: o aprendizado de valores morais em expedições à naturezaEducaçãoAventuraDesenvolvimento moralEducation and adventureMoral developmentA educação ao ar livre, por meio de cursos no formato expedição, ainda acontece de forma tímida no Brasil. Entende-se por expedição uma experiência educacional contínua, de múltiplos dias, em que alunos e instrutores aventuram-se em um trajeto em área remota da natureza de forma autossuficiente. O presente estudo analisa os cursos desse tipo. Por meio de entrevistas e questionários semiestruturados, investigou-se a aprendizagem dos alunos segundo suas próprias percepções e as dos educadores da instituição, com ênfase no desenvolvimento moral do indivíduo. Como parte do estudo de caso sobre um aluno adolescente participante de um dos cursos, entrevistou-se também uma psicóloga que coordena um abrigo para menores. Os resultados encontrados indicam que os cursos de educação ao ar livre caracterizam-se por experiências que estimulam trabalhos em grupo, debates sobre justiça e solidariedade, e reflexões sobre valores e princípios como coragem, esforço pessoal, disciplina, respeito e superação de limites. Os resultados também indicam que tal proposta educacional aufere experiências sensíveis e de conexão do ser humano com a natureza. Muito embora haja potencial educacional para a educação ao ar livre, a atuação do educador perante seus alunos é fundamental para que as experiências sejam física e psicologicamente seguras, alcancem seus potenciais pedagógicos de desenvolvimento da moralidade e ajudem as pessoas a desenvolverem uma consciência ambiental, manifestada por meio de ações concretas ao retornarem dos cursos para suas comunidades.Open air education through courses organized as expeditions is still incipient in Brazil. We understand an expedition as a continued educational experience taking several days in which students and instructors venture into a remote natural area in a self-sufficient way. The present study analyzes courses of this type. Using interviews and semi-structured questionnaires, it investigates student's learning according to their own perceptions and to those of the educators, with an emphasis on the moral development of the individual. As part of the case study with a teenage student who took part in one of the courses, a psychologist who coordinates a shelter for minors was also interviewed. The results indicate that open air education courses are characterized by experiences that stimulate teamwork, debates about justice and solidarity, and reflections about values and principles such as courage, personal effort, discipline, respect, and the overcoming of limits. The results also indicate that this educational proposal yields experiences of the senses and of connection with nature. Although there is an educational potential for education outdoors, the action of the educator with the students is fundamental to produce physically and psychologically safe experiences that reach their pedagogical potential for the development of morality, and help people to develop environmental awareness manifested through the concrete actions of those who return from the courses to their communities of origin.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/4788710.1590/S1517-97022012005000007Educação e Pesquisa; v. 38 n. 2 (2012); 437-454Educação e Pesquisa; Vol. 38 No. 2 (2012); 437-454Educação e Pesquisa; Vol. 38 Núm. 2 (2012); 437-4541678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47887/51619Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessKunreuther, Flavio TheodorFerraz, Osvaldo Luiz2012-12-13T09:54:12Zoai:revistas.usp.br:article/47887Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2012-12-13T09:54:12Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Education outdoors through adventure: learning moral values in nature expeditions
Educação ao ar livre pela aventura: o aprendizado de valores morais em expedições à natureza
title Education outdoors through adventure: learning moral values in nature expeditions
spellingShingle Education outdoors through adventure: learning moral values in nature expeditions
Kunreuther, Flavio Theodor
Educação
Aventura
Desenvolvimento moral
Education and adventure
Moral development
title_short Education outdoors through adventure: learning moral values in nature expeditions
title_full Education outdoors through adventure: learning moral values in nature expeditions
title_fullStr Education outdoors through adventure: learning moral values in nature expeditions
title_full_unstemmed Education outdoors through adventure: learning moral values in nature expeditions
title_sort Education outdoors through adventure: learning moral values in nature expeditions
author Kunreuther, Flavio Theodor
author_facet Kunreuther, Flavio Theodor
Ferraz, Osvaldo Luiz
author_role author
author2 Ferraz, Osvaldo Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunreuther, Flavio Theodor
Ferraz, Osvaldo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aventura
Desenvolvimento moral
Education and adventure
Moral development
topic Educação
Aventura
Desenvolvimento moral
Education and adventure
Moral development
description A educação ao ar livre, por meio de cursos no formato expedição, ainda acontece de forma tímida no Brasil. Entende-se por expedição uma experiência educacional contínua, de múltiplos dias, em que alunos e instrutores aventuram-se em um trajeto em área remota da natureza de forma autossuficiente. O presente estudo analisa os cursos desse tipo. Por meio de entrevistas e questionários semiestruturados, investigou-se a aprendizagem dos alunos segundo suas próprias percepções e as dos educadores da instituição, com ênfase no desenvolvimento moral do indivíduo. Como parte do estudo de caso sobre um aluno adolescente participante de um dos cursos, entrevistou-se também uma psicóloga que coordena um abrigo para menores. Os resultados encontrados indicam que os cursos de educação ao ar livre caracterizam-se por experiências que estimulam trabalhos em grupo, debates sobre justiça e solidariedade, e reflexões sobre valores e princípios como coragem, esforço pessoal, disciplina, respeito e superação de limites. Os resultados também indicam que tal proposta educacional aufere experiências sensíveis e de conexão do ser humano com a natureza. Muito embora haja potencial educacional para a educação ao ar livre, a atuação do educador perante seus alunos é fundamental para que as experiências sejam física e psicologicamente seguras, alcancem seus potenciais pedagógicos de desenvolvimento da moralidade e ajudem as pessoas a desenvolverem uma consciência ambiental, manifestada por meio de ações concretas ao retornarem dos cursos para suas comunidades.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47887
10.1590/S1517-97022012005000007
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47887
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022012005000007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47887/51619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 38 n. 2 (2012); 437-454
Educação e Pesquisa; Vol. 38 No. 2 (2012); 437-454
Educação e Pesquisa; Vol. 38 Núm. 2 (2012); 437-454
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713809087987712