Mediating factors in the professional development process of higher education professors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marta
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186933
Resumo: O artigo centra-se no estudo dos processos de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior, em particular no que diz respeito à vertente de ensino. Visando a captar diferentes perfis de orientação pedagógica num grupo de docentes de três escolas superiores de educação da zona geográfica de Lisboa e Vale do Tejo em Portugal e, simultaneamente, perceber que fatores (endógenos e exógenos) contribuem para um maior afastamento ou uma maior aproximação a um perfil pedagógico orientado para a aprendizagem, a pesquisa partiu de entrevistas e de revisão bibliográfica para construir um questionário com três escalas, a saber: níveis de implicação e compromisso pessoal com a profissão, preocupações docentes e fatores de mudança. Os resultados revelam a presença de perfis de orientação pedagógica distintos, sendo que um grupo evidencia um estádio de desenvolvimento profissional mais inicial, com preocupações essencialmente centradas em si e na proficiência científica; outro, com maior grau de desenvolvimento, orienta-se hegemonicamente para o aluno e para a aprendizagem; e ainda um outro sem foco dominante, aparentemente reunindo docentes dominados pelas exigências da carreira, particularmente com as imposições na vertente de investigação e produção científica.
id USP-11_137ce62c4987809e1b73ed1e916aaac9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186933
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Mediating factors in the professional development process of higher education professorsFatores mediadores no processo de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superiorDesenvolvimento profissional docenteOrientação pedagógicaEnsino superiorTeacher professional developmentPedagogical orientationHigher educationO artigo centra-se no estudo dos processos de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior, em particular no que diz respeito à vertente de ensino. Visando a captar diferentes perfis de orientação pedagógica num grupo de docentes de três escolas superiores de educação da zona geográfica de Lisboa e Vale do Tejo em Portugal e, simultaneamente, perceber que fatores (endógenos e exógenos) contribuem para um maior afastamento ou uma maior aproximação a um perfil pedagógico orientado para a aprendizagem, a pesquisa partiu de entrevistas e de revisão bibliográfica para construir um questionário com três escalas, a saber: níveis de implicação e compromisso pessoal com a profissão, preocupações docentes e fatores de mudança. Os resultados revelam a presença de perfis de orientação pedagógica distintos, sendo que um grupo evidencia um estádio de desenvolvimento profissional mais inicial, com preocupações essencialmente centradas em si e na proficiência científica; outro, com maior grau de desenvolvimento, orienta-se hegemonicamente para o aluno e para a aprendizagem; e ainda um outro sem foco dominante, aparentemente reunindo docentes dominados pelas exigências da carreira, particularmente com as imposições na vertente de investigação e produção científica.The article focuses on the professional development processes of higher education professors, looking especially at the teaching dimension. It aims to capture different profiles of pedagogical orientation in a group of teachers from three higher education institutions located in Portugal, in the Lisbon and Tagus Valley area. Also, it seeks to understand which factors (endogenous and exogenous) contribute to a greater distance or a greater proximity to a learning-oriented pedagogical profile. Interviews and bibliographic review have been the starting point to build a questionnaire with three scales, namely, levels of involvement and personal commitment to the profession, teaching concerns, and factors of change. The results reveal the presence of distinct pedagogical orientation profiles, with one group showing a more primary stage of professional development, basically centered on themselves and on their scientific proficiency; the other group, with a higher degree of development, and hegemonically oriented towards students and their learning; and a third group, without a dominant focus, which apparently brings together teachers influenced by their careers requirements, particularly regarding research and scientific production.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18693310.1590/S1678-4634202147220814Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e220814Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e220814Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e2208141678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186933/172478https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186933/172477Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Marta 2021-12-07T13:57:46Zoai:revistas.usp.br:article/186933Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-12-07T13:57:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediating factors in the professional development process of higher education professors
Fatores mediadores no processo de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior
title Mediating factors in the professional development process of higher education professors
spellingShingle Mediating factors in the professional development process of higher education professors
Almeida, Marta
Desenvolvimento profissional docente
Orientação pedagógica
Ensino superior
Teacher professional development
Pedagogical orientation
Higher education
title_short Mediating factors in the professional development process of higher education professors
title_full Mediating factors in the professional development process of higher education professors
title_fullStr Mediating factors in the professional development process of higher education professors
title_full_unstemmed Mediating factors in the professional development process of higher education professors
title_sort Mediating factors in the professional development process of higher education professors
author Almeida, Marta
author_facet Almeida, Marta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente
Orientação pedagógica
Ensino superior
Teacher professional development
Pedagogical orientation
Higher education
topic Desenvolvimento profissional docente
Orientação pedagógica
Ensino superior
Teacher professional development
Pedagogical orientation
Higher education
description O artigo centra-se no estudo dos processos de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior, em particular no que diz respeito à vertente de ensino. Visando a captar diferentes perfis de orientação pedagógica num grupo de docentes de três escolas superiores de educação da zona geográfica de Lisboa e Vale do Tejo em Portugal e, simultaneamente, perceber que fatores (endógenos e exógenos) contribuem para um maior afastamento ou uma maior aproximação a um perfil pedagógico orientado para a aprendizagem, a pesquisa partiu de entrevistas e de revisão bibliográfica para construir um questionário com três escalas, a saber: níveis de implicação e compromisso pessoal com a profissão, preocupações docentes e fatores de mudança. Os resultados revelam a presença de perfis de orientação pedagógica distintos, sendo que um grupo evidencia um estádio de desenvolvimento profissional mais inicial, com preocupações essencialmente centradas em si e na proficiência científica; outro, com maior grau de desenvolvimento, orienta-se hegemonicamente para o aluno e para a aprendizagem; e ainda um outro sem foco dominante, aparentemente reunindo docentes dominados pelas exigências da carreira, particularmente com as imposições na vertente de investigação e produção científica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186933
10.1590/S1678-4634202147220814
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186933
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202147220814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186933/172478
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186933/172477
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e220814
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e220814
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e220814
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713813725839360