Institutionalization of teacher education: analysis of a professional development program
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3373 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo principal analisar, com base na literatura discutida, a institucionalização de um programa de desenvolvimento profissional de uma universidade federal brasileira, com vistas a identificar seu nível de consolidação, bem como a concepção dos docentes sobre ele. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e foram utilizadas, para coleta de dados, a análise documental e a aplicação de questionário estruturado aos docentes participantes do programa. O referencial teórico que embasa a análise está pautado nos estudos da pedagogia universitária, especialmente de Cunha, Masetto, Morgado. Foi possível inferir que os documentos institucionais analisados reforçam a visão do programa de formação docente apenas como uma exigência legal para aprovação no estágio probatório, destinado, dessa forma, aos professores ingressantes. Verifica-se, ainda, maior interesse docente nas questões ligadas aos aspectos práticos e/ou burocráticos da docência (uso de sistemas acadêmicos, trâmites legais) em detrimento dos saberes específicos da atuação docente. No entanto, não podemos desconsiderar que a experiência analisada retrata um programa relativamente jovem, com apenas dez anos de existência, e que, frente às alterações que já experimentou, acreditamos haver uma preocupação em aprimorar o programa de formação pedagógica e de desenvolvimento profissional docente. |
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Institutionalization of teacher education: analysis of a professional development programInstitucionalização da formação docente: análise de um programa de desenvolvimento profissionalteacher educationprofessional developmentpedagogical support.formação docentedesenvolvimento profissionalassessoria pedagógica.Este estudo tem como objetivo principal analisar, com base na literatura discutida, a institucionalização de um programa de desenvolvimento profissional de uma universidade federal brasileira, com vistas a identificar seu nível de consolidação, bem como a concepção dos docentes sobre ele. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e foram utilizadas, para coleta de dados, a análise documental e a aplicação de questionário estruturado aos docentes participantes do programa. O referencial teórico que embasa a análise está pautado nos estudos da pedagogia universitária, especialmente de Cunha, Masetto, Morgado. Foi possível inferir que os documentos institucionais analisados reforçam a visão do programa de formação docente apenas como uma exigência legal para aprovação no estágio probatório, destinado, dessa forma, aos professores ingressantes. Verifica-se, ainda, maior interesse docente nas questões ligadas aos aspectos práticos e/ou burocráticos da docência (uso de sistemas acadêmicos, trâmites legais) em detrimento dos saberes específicos da atuação docente. No entanto, não podemos desconsiderar que a experiência analisada retrata um programa relativamente jovem, com apenas dez anos de existência, e que, frente às alterações que já experimentou, acreditamos haver uma preocupação em aprimorar o programa de formação pedagógica e de desenvolvimento profissional docente. Based on the discussed literature, this study has the main goal of analyzing the institutionalization of a professional development program in a Brazilian public university. It aims at identifying the level of the program’s consolidation and also the opinion that participant teachers have about it. The methodology applied was qualitative research. Document analysis and structured survey were also applied to raise data from teachers participating in the program. The theoretical referential is underpinned by university pedagogy studies, in particular, those by Cunha, Masetto, Morgado. It was possible to infer that the institutional documents analyzed reinforce the image of the teacher training program as a mere legal formality in the path for approval in the supervised traineeship and, as such, a program aimed at newcomers only. The study also demonstrates an increasing interest in issues related to practical and/or bureaucratic aspects of teaching (use of academic systems, legal procedures) over the specific knowledge related to teaching practice. However, the experience analyzed portrays a fairly new program, with no more than ten years. Considering the changes the program has already been through, there is the interest to improve the pedagogical training program and the teacher’s professional development program.INEP2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/337310.24109/2176-6681.rbep.98i249.2830Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 249 (2017)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 249 (2017)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 249 (2017)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.98i249reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3373/310810.24109/2176-6681.rbep.98i249.3108Rezende Costa Xavier, AmandaCristine da Silva Toti, MichelleRamos de Azevedo, Maria Antoniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:18:42Zoai:ojs3.inep:article/3373Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:18:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
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