Processos de criação com imagens na educação das artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garlet, Francieli Regina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cardonetti, Vivien Kelling, Oliveira, Marilda Oliveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195976
Resumo: Este artigo busca pensar a potência das imagens enquanto campo de experimentação e de criação em educação, junto às filosofias da diferença, aos movimentos transversais acionados por uma estratégia investigativa cartográfica e à problemática: o que podem as imagens em meio ao traçado de planos de imanência e de composição? Este trabalho problematiza as experiências educativas e investigativas que as autoras têm vivenciado junto à graduação e à pós-graduação, mobilizando uma delas especificamente para operar enquanto materialidade deste texto. Tal experimentação, produzida em uma aula, com uma turma de Licenciatura em Artes Visuais de uma universidade do Sul do Brasil, é operada de modo a explicitar algumas maquinarias que movimentaram o grupo nessa produção, assim como outras surgidas também durante a escrita do artigo por três pares de mãos. Sem a intenção de ilustrar e prescrever modos de relação com as imagens, e tomando a imagem por sua potência plural, desprendida de um sentido representativo e de uma única forma de relação, busca-se produzir aberturas para (im)possíveis vias de criação com as imagens em educação, deixando, também, alguns fios soltos, enquanto isca para outras possibilidades que possam ainda funcionar com elas. Fios que dizem aquilo que não foi possível capturar em imagens e escritas, névoas que se ergueram na composição produzida e que seguem, portanto, em potência, à espera de outros encontros.
id USP-11_1ab77a6a69329f98e1b7841c7ef46ced
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/195976
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Processos de criação com imagens na educação das artes visuaisImage-based creation processes in visual arts educationImagemCriaçãoEducação das artes visuaisFilosofias da diferençaPlano de imanência e de composiçãoImageCreationVisual arts educationDifference philosophiesImmanence and composition planEste artigo busca pensar a potência das imagens enquanto campo de experimentação e de criação em educação, junto às filosofias da diferença, aos movimentos transversais acionados por uma estratégia investigativa cartográfica e à problemática: o que podem as imagens em meio ao traçado de planos de imanência e de composição? Este trabalho problematiza as experiências educativas e investigativas que as autoras têm vivenciado junto à graduação e à pós-graduação, mobilizando uma delas especificamente para operar enquanto materialidade deste texto. Tal experimentação, produzida em uma aula, com uma turma de Licenciatura em Artes Visuais de uma universidade do Sul do Brasil, é operada de modo a explicitar algumas maquinarias que movimentaram o grupo nessa produção, assim como outras surgidas também durante a escrita do artigo por três pares de mãos. Sem a intenção de ilustrar e prescrever modos de relação com as imagens, e tomando a imagem por sua potência plural, desprendida de um sentido representativo e de uma única forma de relação, busca-se produzir aberturas para (im)possíveis vias de criação com as imagens em educação, deixando, também, alguns fios soltos, enquanto isca para outras possibilidades que possam ainda funcionar com elas. Fios que dizem aquilo que não foi possível capturar em imagens e escritas, névoas que se ergueram na composição produzida e que seguem, portanto, em potência, à espera de outros encontros.The present article aims at thinking of the potential of images as a creation and experimentation field in education. Along with the difference philosophies, transversal movements triggered by a cartographic investigative strategy and the problematic: what can images do in the midst of tracing planes of immanence and composition? The present study problematizes the investigative and educational experiences the authors have encountered during the undergraduate and graduation levels, mobilizing one of them specifically to operate as the materiality of the present text. This experimentation, produced during a class, with a group of students in a teaching degree in visual arts in a university in the south of Brazil, is operated in a way of making explicit some machinery that moved the group during this production, as well as others that also emerged during the writing of this article by three pairs of hands. Without the intention of illustrating and prescribing ways of relating to the images, and taking the image by its plural potentiality, detached from a representative meaning and a single form of relation, we aim at producing openings for (im)possible ways of creation with images in education, and, also, leaving loose threads, as bait for other possibilities that might still work with them. These threads express what was not possible to capture in images and writing, mists that rose in the composition produced and that continue, therefore, in potential, waiting for other encounters.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19597610.1590/S1678-4634202248237521Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e237521Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e237521Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2375211678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195976/180793https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195976/180792https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195976/180791Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarlet, Francieli Regina Cardonetti, Vivien Kelling Oliveira, Marilda Oliveira de 2022-03-25T00:26:15Zoai:revistas.usp.br:article/195976Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-03-25T00:26:15Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de criação com imagens na educação das artes visuais
Image-based creation processes in visual arts education
title Processos de criação com imagens na educação das artes visuais
spellingShingle Processos de criação com imagens na educação das artes visuais
Garlet, Francieli Regina
Imagem
Criação
Educação das artes visuais
Filosofias da diferença
Plano de imanência e de composição
Image
Creation
Visual arts education
Difference philosophies
Immanence and composition plan
title_short Processos de criação com imagens na educação das artes visuais
title_full Processos de criação com imagens na educação das artes visuais
title_fullStr Processos de criação com imagens na educação das artes visuais
title_full_unstemmed Processos de criação com imagens na educação das artes visuais
title_sort Processos de criação com imagens na educação das artes visuais
author Garlet, Francieli Regina
author_facet Garlet, Francieli Regina
Cardonetti, Vivien Kelling
Oliveira, Marilda Oliveira de
author_role author
author2 Cardonetti, Vivien Kelling
Oliveira, Marilda Oliveira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garlet, Francieli Regina
Cardonetti, Vivien Kelling
Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Criação
Educação das artes visuais
Filosofias da diferença
Plano de imanência e de composição
Image
Creation
Visual arts education
Difference philosophies
Immanence and composition plan
topic Imagem
Criação
Educação das artes visuais
Filosofias da diferença
Plano de imanência e de composição
Image
Creation
Visual arts education
Difference philosophies
Immanence and composition plan
description Este artigo busca pensar a potência das imagens enquanto campo de experimentação e de criação em educação, junto às filosofias da diferença, aos movimentos transversais acionados por uma estratégia investigativa cartográfica e à problemática: o que podem as imagens em meio ao traçado de planos de imanência e de composição? Este trabalho problematiza as experiências educativas e investigativas que as autoras têm vivenciado junto à graduação e à pós-graduação, mobilizando uma delas especificamente para operar enquanto materialidade deste texto. Tal experimentação, produzida em uma aula, com uma turma de Licenciatura em Artes Visuais de uma universidade do Sul do Brasil, é operada de modo a explicitar algumas maquinarias que movimentaram o grupo nessa produção, assim como outras surgidas também durante a escrita do artigo por três pares de mãos. Sem a intenção de ilustrar e prescrever modos de relação com as imagens, e tomando a imagem por sua potência plural, desprendida de um sentido representativo e de uma única forma de relação, busca-se produzir aberturas para (im)possíveis vias de criação com as imagens em educação, deixando, também, alguns fios soltos, enquanto isca para outras possibilidades que possam ainda funcionar com elas. Fios que dizem aquilo que não foi possível capturar em imagens e escritas, névoas que se ergueram na composição produzida e que seguem, portanto, em potência, à espera de outros encontros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195976
10.1590/S1678-4634202248237521
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195976
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202248237521
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195976/180793
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195976/180792
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195976/180791
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e237521
Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e237521
Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e237521
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814867738624