Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flaviany Ribeiro da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Assis, Simone Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143502
Resumo: O presente artigo tem como objetivo o levantamento bibliográfico sobre prevenção da violência escolar, por meio de revisão sistemática realizada em periódicos nacionais e internacionais sem delimitação temporal, a partir de artigos indexados em bases multidisciplinares e da saúde. As bases investigadas foram: BVS, PubMed, Eric, SciELO, Web of Science e Sociological Abstracts. A revisão foi realizada com foco em artigos que abordassem estratégias de prevenção e enfrentamento da violência escolar. Dentre os estudos encontrados, foram selecionados 33 artigos. Esses artigos foram categorizados de acordo com seu objetivo principal em três grandes eixos. No primeiro (1), apresentam-se estudos voltados para ações de prevenção e enfrentamento desenvolvidas pelo poder público ou pela própria escola. No segundo (2), apresentam-se estudos sobre programas de prevenção e enfrentamento. E no terceiro eixo (3), são apresentados artigos que realizavam revisão da literatura quanto à qualidade e à efetividade dos programas de prevenção. Os resultados apontam para o predomínio de estudos de avaliação de programas de prevenção da violência de cunho quantitativo e que consideram a definição de violência escolar como interpessoal entre estudantes. É notável a necessidade de haver mais estudos que desenvolvam a temática da violência em escolas e que avaliem ações de prevenção e enfrentamento desse fenômeno.
id USP-11_1c7066d675b2c7393773176b392b9be5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/143502
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Prevenção da violência escolar: uma revisão da literaturaPrevention of school violence: a literature reviewViolenceSchoolPreventionPrevention programsViolênciaEscolaPrevençãoProgramas de prevenção O presente artigo tem como objetivo o levantamento bibliográfico sobre prevenção da violência escolar, por meio de revisão sistemática realizada em periódicos nacionais e internacionais sem delimitação temporal, a partir de artigos indexados em bases multidisciplinares e da saúde. As bases investigadas foram: BVS, PubMed, Eric, SciELO, Web of Science e Sociological Abstracts. A revisão foi realizada com foco em artigos que abordassem estratégias de prevenção e enfrentamento da violência escolar. Dentre os estudos encontrados, foram selecionados 33 artigos. Esses artigos foram categorizados de acordo com seu objetivo principal em três grandes eixos. No primeiro (1), apresentam-se estudos voltados para ações de prevenção e enfrentamento desenvolvidas pelo poder público ou pela própria escola. No segundo (2), apresentam-se estudos sobre programas de prevenção e enfrentamento. E no terceiro eixo (3), são apresentados artigos que realizavam revisão da literatura quanto à qualidade e à efetividade dos programas de prevenção. Os resultados apontam para o predomínio de estudos de avaliação de programas de prevenção da violência de cunho quantitativo e que consideram a definição de violência escolar como interpessoal entre estudantes. É notável a necessidade de haver mais estudos que desenvolvam a temática da violência em escolas e que avaliem ações de prevenção e enfrentamento desse fenômeno. This is a literature review on school violence prevention, carried out in national and international periodicals without temporal delimitation, using articles indexed in multidisciplinary and health bases. The bases investigated were: BVS, PubMed, Eric, SciELO, Web of Science and Sociological Abstracts. The review focused on articles that addressed strategies for prevention and tackling school violence. Among the studies found, 33 were selected. These articles were categorized according to their main purpose in three major themes. In the first theme (1), there are studies on actions to prevent and combat violence developed by the government or by the school itself. In the second theme (2), there are studies on programs for prevention and tackling school violence. And in the third theme (3), there are articles that review the literature on the quality and effectiveness of school violence prevention programs. Results point to the predominance of quantitative studies on violence prevention programs that consider the definition of school violence as interpersonal among students. There is a remarkable need for further studies that discuss violence in schools and evaluate actions of prevention and tackling this phenomenon.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/14350210.1590/s1517-9702201703157305Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e157305Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e157305Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1573051678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143502/138189Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Flaviany Ribeiro daAssis, Simone Gonçalves2018-05-18T13:02:04Zoai:revistas.usp.br:article/143502Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2018-05-18T13:02:04Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura
Prevention of school violence: a literature review
title Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura
spellingShingle Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura
Silva, Flaviany Ribeiro da
Violence
School
Prevention
Prevention programs
Violência
Escola
Prevenção
Programas de prevenção
title_short Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura
title_full Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura
title_fullStr Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura
title_sort Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura
author Silva, Flaviany Ribeiro da
author_facet Silva, Flaviany Ribeiro da
Assis, Simone Gonçalves
author_role author
author2 Assis, Simone Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flaviany Ribeiro da
Assis, Simone Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Violence
School
Prevention
Prevention programs
Violência
Escola
Prevenção
Programas de prevenção
topic Violence
School
Prevention
Prevention programs
Violência
Escola
Prevenção
Programas de prevenção
description O presente artigo tem como objetivo o levantamento bibliográfico sobre prevenção da violência escolar, por meio de revisão sistemática realizada em periódicos nacionais e internacionais sem delimitação temporal, a partir de artigos indexados em bases multidisciplinares e da saúde. As bases investigadas foram: BVS, PubMed, Eric, SciELO, Web of Science e Sociological Abstracts. A revisão foi realizada com foco em artigos que abordassem estratégias de prevenção e enfrentamento da violência escolar. Dentre os estudos encontrados, foram selecionados 33 artigos. Esses artigos foram categorizados de acordo com seu objetivo principal em três grandes eixos. No primeiro (1), apresentam-se estudos voltados para ações de prevenção e enfrentamento desenvolvidas pelo poder público ou pela própria escola. No segundo (2), apresentam-se estudos sobre programas de prevenção e enfrentamento. E no terceiro eixo (3), são apresentados artigos que realizavam revisão da literatura quanto à qualidade e à efetividade dos programas de prevenção. Os resultados apontam para o predomínio de estudos de avaliação de programas de prevenção da violência de cunho quantitativo e que consideram a definição de violência escolar como interpessoal entre estudantes. É notável a necessidade de haver mais estudos que desenvolvam a temática da violência em escolas e que avaliem ações de prevenção e enfrentamento desse fenômeno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143502
10.1590/s1517-9702201703157305
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143502
identifier_str_mv 10.1590/s1517-9702201703157305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143502/138189
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e157305
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e157305
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e157305
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713812545142784