Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143502 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo o levantamento bibliográfico sobre prevenção da violência escolar, por meio de revisão sistemática realizada em periódicos nacionais e internacionais sem delimitação temporal, a partir de artigos indexados em bases multidisciplinares e da saúde. As bases investigadas foram: BVS, PubMed, Eric, SciELO, Web of Science e Sociological Abstracts. A revisão foi realizada com foco em artigos que abordassem estratégias de prevenção e enfrentamento da violência escolar. Dentre os estudos encontrados, foram selecionados 33 artigos. Esses artigos foram categorizados de acordo com seu objetivo principal em três grandes eixos. No primeiro (1), apresentam-se estudos voltados para ações de prevenção e enfrentamento desenvolvidas pelo poder público ou pela própria escola. No segundo (2), apresentam-se estudos sobre programas de prevenção e enfrentamento. E no terceiro eixo (3), são apresentados artigos que realizavam revisão da literatura quanto à qualidade e à efetividade dos programas de prevenção. Os resultados apontam para o predomínio de estudos de avaliação de programas de prevenção da violência de cunho quantitativo e que consideram a definição de violência escolar como interpessoal entre estudantes. É notável a necessidade de haver mais estudos que desenvolvam a temática da violência em escolas e que avaliem ações de prevenção e enfrentamento desse fenômeno. |
id |
USP-11_1c7066d675b2c7393773176b392b9be5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/143502 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Prevenção da violência escolar: uma revisão da literaturaPrevention of school violence: a literature reviewViolenceSchoolPreventionPrevention programsViolênciaEscolaPrevençãoProgramas de prevenção O presente artigo tem como objetivo o levantamento bibliográfico sobre prevenção da violência escolar, por meio de revisão sistemática realizada em periódicos nacionais e internacionais sem delimitação temporal, a partir de artigos indexados em bases multidisciplinares e da saúde. As bases investigadas foram: BVS, PubMed, Eric, SciELO, Web of Science e Sociological Abstracts. A revisão foi realizada com foco em artigos que abordassem estratégias de prevenção e enfrentamento da violência escolar. Dentre os estudos encontrados, foram selecionados 33 artigos. Esses artigos foram categorizados de acordo com seu objetivo principal em três grandes eixos. No primeiro (1), apresentam-se estudos voltados para ações de prevenção e enfrentamento desenvolvidas pelo poder público ou pela própria escola. No segundo (2), apresentam-se estudos sobre programas de prevenção e enfrentamento. E no terceiro eixo (3), são apresentados artigos que realizavam revisão da literatura quanto à qualidade e à efetividade dos programas de prevenção. Os resultados apontam para o predomínio de estudos de avaliação de programas de prevenção da violência de cunho quantitativo e que consideram a definição de violência escolar como interpessoal entre estudantes. É notável a necessidade de haver mais estudos que desenvolvam a temática da violência em escolas e que avaliem ações de prevenção e enfrentamento desse fenômeno. This is a literature review on school violence prevention, carried out in national and international periodicals without temporal delimitation, using articles indexed in multidisciplinary and health bases. The bases investigated were: BVS, PubMed, Eric, SciELO, Web of Science and Sociological Abstracts. The review focused on articles that addressed strategies for prevention and tackling school violence. Among the studies found, 33 were selected. These articles were categorized according to their main purpose in three major themes. In the first theme (1), there are studies on actions to prevent and combat violence developed by the government or by the school itself. In the second theme (2), there are studies on programs for prevention and tackling school violence. And in the third theme (3), there are articles that review the literature on the quality and effectiveness of school violence prevention programs. Results point to the predominance of quantitative studies on violence prevention programs that consider the definition of school violence as interpersonal among students. There is a remarkable need for further studies that discuss violence in schools and evaluate actions of prevention and tackling this phenomenon.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/14350210.1590/s1517-9702201703157305Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e157305Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e157305Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1573051678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143502/138189Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Flaviany Ribeiro daAssis, Simone Gonçalves2018-05-18T13:02:04Zoai:revistas.usp.br:article/143502Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2018-05-18T13:02:04Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura Prevention of school violence: a literature review |
title |
Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura |
spellingShingle |
Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura Silva, Flaviany Ribeiro da Violence School Prevention Prevention programs Violência Escola Prevenção Programas de prevenção |
title_short |
Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura |
title_full |
Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura |
title_fullStr |
Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura |
title_sort |
Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura |
author |
Silva, Flaviany Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Flaviany Ribeiro da Assis, Simone Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Simone Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Flaviany Ribeiro da Assis, Simone Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violence School Prevention Prevention programs Violência Escola Prevenção Programas de prevenção |
topic |
Violence School Prevention Prevention programs Violência Escola Prevenção Programas de prevenção |
description |
O presente artigo tem como objetivo o levantamento bibliográfico sobre prevenção da violência escolar, por meio de revisão sistemática realizada em periódicos nacionais e internacionais sem delimitação temporal, a partir de artigos indexados em bases multidisciplinares e da saúde. As bases investigadas foram: BVS, PubMed, Eric, SciELO, Web of Science e Sociological Abstracts. A revisão foi realizada com foco em artigos que abordassem estratégias de prevenção e enfrentamento da violência escolar. Dentre os estudos encontrados, foram selecionados 33 artigos. Esses artigos foram categorizados de acordo com seu objetivo principal em três grandes eixos. No primeiro (1), apresentam-se estudos voltados para ações de prevenção e enfrentamento desenvolvidas pelo poder público ou pela própria escola. No segundo (2), apresentam-se estudos sobre programas de prevenção e enfrentamento. E no terceiro eixo (3), são apresentados artigos que realizavam revisão da literatura quanto à qualidade e à efetividade dos programas de prevenção. Os resultados apontam para o predomínio de estudos de avaliação de programas de prevenção da violência de cunho quantitativo e que consideram a definição de violência escolar como interpessoal entre estudantes. É notável a necessidade de haver mais estudos que desenvolvam a temática da violência em escolas e que avaliem ações de prevenção e enfrentamento desse fenômeno. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143502 10.1590/s1517-9702201703157305 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143502 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1517-9702201703157305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143502/138189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e157305 Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e157305 Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e157305 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713812545142784 |