The body-mind parallelism in Spinoza: (im)pertinent notes for education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157345 |
Resumo: | Este trabalho objetiva extrair da teoria do paralelismo entre corpo e mente existente na filosofia spinozana algumas notas reflexivas e críticas para o campo da educação. Para tanto, a metodologia baseia-se em estudos conceituais focados nas partes II e III da obra Ética. Realizando um mapeamento de seis concepções que formariam o paralelismo psicofísico, este texto circunscreve críticas ao paradigma educacional dominante, bem como levanta algumas possibilidades de transformação. Trazendo, por exemplo, as concepções de que o objeto das ideias da mente são primeiramente as afecções do corpo e de que, ainda assim, o paralelismo preserva a autonomia entre os atributos pensamento e extensão, pretende-se aqui traçar a notação crítica de que um processo educacional só pode ser potente quando considera com igual importância a força do intelecto e a força da sensibilidade corporal. Deste modo, descobrir-se-á que as aprendizagens não mais se direcionarão no sentido de privilegiar ideias abstratas em detrimento do corpo, mas constituirão estudos voltados também aos afetos. Por fim, concluir-se-á que uma pedagogia capaz de compreender o paralelismo entre corpo e pensamento irá considerar a força de potencialização mútua existente entre os dois atributos, de maneira a conceber a alegria e a ampliação de realidades como seus intentos maiores. |
id |
USP-11_1eeecdb4cae84825fe4ca76d1b4cbc31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/157345 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
The body-mind parallelism in Spinoza: (im)pertinent notes for educationO paralelismo corpo-mente em Spinoza: notações (im)pertinentes para a educaçãoBody-mind parallelismSpinozaEducationParalelismo corpo-menteSpinozaEducaçãoEste trabalho objetiva extrair da teoria do paralelismo entre corpo e mente existente na filosofia spinozana algumas notas reflexivas e críticas para o campo da educação. Para tanto, a metodologia baseia-se em estudos conceituais focados nas partes II e III da obra Ética. Realizando um mapeamento de seis concepções que formariam o paralelismo psicofísico, este texto circunscreve críticas ao paradigma educacional dominante, bem como levanta algumas possibilidades de transformação. Trazendo, por exemplo, as concepções de que o objeto das ideias da mente são primeiramente as afecções do corpo e de que, ainda assim, o paralelismo preserva a autonomia entre os atributos pensamento e extensão, pretende-se aqui traçar a notação crítica de que um processo educacional só pode ser potente quando considera com igual importância a força do intelecto e a força da sensibilidade corporal. Deste modo, descobrir-se-á que as aprendizagens não mais se direcionarão no sentido de privilegiar ideias abstratas em detrimento do corpo, mas constituirão estudos voltados também aos afetos. Por fim, concluir-se-á que uma pedagogia capaz de compreender o paralelismo entre corpo e pensamento irá considerar a força de potencialização mútua existente entre os dois atributos, de maneira a conceber a alegria e a ampliação de realidades como seus intentos maiores.This paper aims to extract some reflexive and critical notes for the education field from the theory of parallelism between body and mind that exists in Spinoza´s philosophy. Therefore, the methodology is based on conceptual studies focusing on parts II and III of the work Ethics. Mapping six conceptions that would form psychophysical parallelism, this text circumscribes criticisms of the dominant educational paradigm, as well as some possibilities for its transformation. Bringing, for example, the conceptions that the object of the ideas in the mind are primarily the affections of the body and that, even so, parallelism preserves the autonomy between the attributes of thought and extension, we intend here to draw the critical notation that an educational process can only be potent when it regards with equal importance the strength of the intellect and the force of the body sensibility. Thus, it will become clear that learning will no longer be guided by privileging abstract ideas to the detriment of the body, rather studies will also be focused on affections. Finally, it is concluded that a pedagogy capable of understanding the parallelism between body and thought will consider the power of mutual potentiation that exists between the two attributes, in order to conceive the joy and amplification of realities as its greatest purpose.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15734510.1590/s1678-4634201844176074Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e176074Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e176074Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1760741678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157345/152709Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessYonezawa, FernandoSilva, Fabio Hebert da2019-04-24T18:01:45Zoai:revistas.usp.br:article/157345Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2019-04-24T18:01:45Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The body-mind parallelism in Spinoza: (im)pertinent notes for education O paralelismo corpo-mente em Spinoza: notações (im)pertinentes para a educação |
title |
The body-mind parallelism in Spinoza: (im)pertinent notes for education |
spellingShingle |
The body-mind parallelism in Spinoza: (im)pertinent notes for education Yonezawa, Fernando Body-mind parallelism Spinoza Education Paralelismo corpo-mente Spinoza Educação |
title_short |
The body-mind parallelism in Spinoza: (im)pertinent notes for education |
title_full |
The body-mind parallelism in Spinoza: (im)pertinent notes for education |
title_fullStr |
The body-mind parallelism in Spinoza: (im)pertinent notes for education |
title_full_unstemmed |
The body-mind parallelism in Spinoza: (im)pertinent notes for education |
title_sort |
The body-mind parallelism in Spinoza: (im)pertinent notes for education |
author |
Yonezawa, Fernando |
author_facet |
Yonezawa, Fernando Silva, Fabio Hebert da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fabio Hebert da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yonezawa, Fernando Silva, Fabio Hebert da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Body-mind parallelism Spinoza Education Paralelismo corpo-mente Spinoza Educação |
topic |
Body-mind parallelism Spinoza Education Paralelismo corpo-mente Spinoza Educação |
description |
Este trabalho objetiva extrair da teoria do paralelismo entre corpo e mente existente na filosofia spinozana algumas notas reflexivas e críticas para o campo da educação. Para tanto, a metodologia baseia-se em estudos conceituais focados nas partes II e III da obra Ética. Realizando um mapeamento de seis concepções que formariam o paralelismo psicofísico, este texto circunscreve críticas ao paradigma educacional dominante, bem como levanta algumas possibilidades de transformação. Trazendo, por exemplo, as concepções de que o objeto das ideias da mente são primeiramente as afecções do corpo e de que, ainda assim, o paralelismo preserva a autonomia entre os atributos pensamento e extensão, pretende-se aqui traçar a notação crítica de que um processo educacional só pode ser potente quando considera com igual importância a força do intelecto e a força da sensibilidade corporal. Deste modo, descobrir-se-á que as aprendizagens não mais se direcionarão no sentido de privilegiar ideias abstratas em detrimento do corpo, mas constituirão estudos voltados também aos afetos. Por fim, concluir-se-á que uma pedagogia capaz de compreender o paralelismo entre corpo e pensamento irá considerar a força de potencialização mútua existente entre os dois atributos, de maneira a conceber a alegria e a ampliação de realidades como seus intentos maiores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157345 10.1590/s1678-4634201844176074 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157345 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1678-4634201844176074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157345/152709 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e176074 Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e176074 Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e176074 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713812737032192 |