Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cícero da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106
Resumo: Com interesse de ampliar as pesquisas enfocando práticas educativas no âmbito da educação do campo, neste artigo, objetivamos analisar e compreender o processo de construção e implementação de um plano de formação nas atividades didático-pedagógicas da Escola Família Agrícola Zé de Deus (EFAZD), situada na área rural do município de Colinas do Tocantins, estado do Tocantins, Brasil. Esse plano integra o sistema educativo da pedagogia da alternância (PA) e é implementado nas escolas que assumem essa pedagogia. A pesquisa é de natureza etnográfica e de abordagem qualitativo-interpretativa nas análises dos dados. Os dados foram gerados em 2014 e são constituídos por trechos (transcritos) de uma entrevista, registros fotográficos de atividades práticas de estudos e reunião na escola, plano de formação de 2014, excertos do projeto político-pedagógico da escola-campo e textos de dois exemplares do gênero caderno da realidade produzidos por dois estudantes colaboradores da pesquisa. Os resultados do estudo mostram que a construção do plano de formação na EFAZD envolveu a comunidade e levou em consideração a realidade local dos estudantes, das famílias e das comunidades camponesas. Portanto, por meio da execução dos temas geradores dos planos de estudo elencados no plano de formação, há um diálogo efetivo na PA com um currículo mais condizente com a realidade do meio rural, uma vez que tais temas estão vinculados diretamente às atividades e à realidade socioprofissional do jovem camponês.
id USP-11_248f7891af0f436eeb7233e5cd57d4cd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/187106
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternationPlano de formação, letramento e práticas educativas na pedagogia da alternânciaAlternationRural schoolTraining planTeachingLiteracyAlternânciaEscola do campoPlano de formaçãoEnsinoLetramentoCom interesse de ampliar as pesquisas enfocando práticas educativas no âmbito da educação do campo, neste artigo, objetivamos analisar e compreender o processo de construção e implementação de um plano de formação nas atividades didático-pedagógicas da Escola Família Agrícola Zé de Deus (EFAZD), situada na área rural do município de Colinas do Tocantins, estado do Tocantins, Brasil. Esse plano integra o sistema educativo da pedagogia da alternância (PA) e é implementado nas escolas que assumem essa pedagogia. A pesquisa é de natureza etnográfica e de abordagem qualitativo-interpretativa nas análises dos dados. Os dados foram gerados em 2014 e são constituídos por trechos (transcritos) de uma entrevista, registros fotográficos de atividades práticas de estudos e reunião na escola, plano de formação de 2014, excertos do projeto político-pedagógico da escola-campo e textos de dois exemplares do gênero caderno da realidade produzidos por dois estudantes colaboradores da pesquisa. Os resultados do estudo mostram que a construção do plano de formação na EFAZD envolveu a comunidade e levou em consideração a realidade local dos estudantes, das famílias e das comunidades camponesas. Portanto, por meio da execução dos temas geradores dos planos de estudo elencados no plano de formação, há um diálogo efetivo na PA com um currículo mais condizente com a realidade do meio rural, uma vez que tais temas estão vinculados diretamente às atividades e à realidade socioprofissional do jovem camponês.With interest in expanding research focusing on educational practices in rural education, the purpose of this paper is to analyze and understand the process of devising and implementing a training plan in the didactic-pedagogical activities of the Agricultural Family School Zé de Deus (AFSZD), located in the municipality of Colinas do Tocantins, state of Tocantins. This plan integrates the educational system of pedagogy of alternation (PA) and is implemented in schools that utilize this pedagogy. The research is ethnographic and has a qualitative-interpretative approach to data analysis. The data were generated in 2014 and consist of excerpts (transcripts) of an interview, photographic records of practical activities of study, and meeting at school, training plan for the year 2014, excerpts from the political-pedagogical project of the rural school, and copies of the genre notebook of reality produced by two students who cooperated with the study. The research results have revealed that devising the training plan at AFSZD involved the community and took into account the local reality of students, families, and peasant communities. Therefore, by executing the generating themes of the study plans listed in the training plan, there is an effective dialogue in the PA with a curriculum that best aligns with the reality of the rural environment, since such themes are directly linked to the activities and socio-professional reality of the young peasants.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegtext/xmlapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18710610.1590/S1678-4634202046219182Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-24Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-24Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-241678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172840https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172839https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172833https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172831https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172830https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172829https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172828https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172826https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172841https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172838https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172837https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172836https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172827Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cícero da 2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/187106Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation
Plano de formação, letramento e práticas educativas na pedagogia da alternância
title Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation
spellingShingle Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation
Silva, Cícero da
Alternation
Rural school
Training plan
Teaching
Literacy
Alternância
Escola do campo
Plano de formação
Ensino
Letramento
title_short Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation
title_full Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation
title_fullStr Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation
title_full_unstemmed Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation
title_sort Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation
author Silva, Cícero da
author_facet Silva, Cícero da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cícero da
dc.subject.por.fl_str_mv Alternation
Rural school
Training plan
Teaching
Literacy
Alternância
Escola do campo
Plano de formação
Ensino
Letramento
topic Alternation
Rural school
Training plan
Teaching
Literacy
Alternância
Escola do campo
Plano de formação
Ensino
Letramento
description Com interesse de ampliar as pesquisas enfocando práticas educativas no âmbito da educação do campo, neste artigo, objetivamos analisar e compreender o processo de construção e implementação de um plano de formação nas atividades didático-pedagógicas da Escola Família Agrícola Zé de Deus (EFAZD), situada na área rural do município de Colinas do Tocantins, estado do Tocantins, Brasil. Esse plano integra o sistema educativo da pedagogia da alternância (PA) e é implementado nas escolas que assumem essa pedagogia. A pesquisa é de natureza etnográfica e de abordagem qualitativo-interpretativa nas análises dos dados. Os dados foram gerados em 2014 e são constituídos por trechos (transcritos) de uma entrevista, registros fotográficos de atividades práticas de estudos e reunião na escola, plano de formação de 2014, excertos do projeto político-pedagógico da escola-campo e textos de dois exemplares do gênero caderno da realidade produzidos por dois estudantes colaboradores da pesquisa. Os resultados do estudo mostram que a construção do plano de formação na EFAZD envolveu a comunidade e levou em consideração a realidade local dos estudantes, das famílias e das comunidades camponesas. Portanto, por meio da execução dos temas geradores dos planos de estudo elencados no plano de formação, há um diálogo efetivo na PA com um currículo mais condizente com a realidade do meio rural, uma vez que tais temas estão vinculados diretamente às atividades e à realidade socioprofissional do jovem camponês.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106
10.1590/S1678-4634202046219182
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202046219182
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172840
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172839
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172833
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172831
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172830
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172829
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172828
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172826
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172841
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172838
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172837
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172836
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172827
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
text/xml
application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-24
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-24
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-24
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814246981632