Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106 |
Resumo: | Com interesse de ampliar as pesquisas enfocando práticas educativas no âmbito da educação do campo, neste artigo, objetivamos analisar e compreender o processo de construção e implementação de um plano de formação nas atividades didático-pedagógicas da Escola Família Agrícola Zé de Deus (EFAZD), situada na área rural do município de Colinas do Tocantins, estado do Tocantins, Brasil. Esse plano integra o sistema educativo da pedagogia da alternância (PA) e é implementado nas escolas que assumem essa pedagogia. A pesquisa é de natureza etnográfica e de abordagem qualitativo-interpretativa nas análises dos dados. Os dados foram gerados em 2014 e são constituídos por trechos (transcritos) de uma entrevista, registros fotográficos de atividades práticas de estudos e reunião na escola, plano de formação de 2014, excertos do projeto político-pedagógico da escola-campo e textos de dois exemplares do gênero caderno da realidade produzidos por dois estudantes colaboradores da pesquisa. Os resultados do estudo mostram que a construção do plano de formação na EFAZD envolveu a comunidade e levou em consideração a realidade local dos estudantes, das famílias e das comunidades camponesas. Portanto, por meio da execução dos temas geradores dos planos de estudo elencados no plano de formação, há um diálogo efetivo na PA com um currículo mais condizente com a realidade do meio rural, uma vez que tais temas estão vinculados diretamente às atividades e à realidade socioprofissional do jovem camponês. |
id |
USP-11_248f7891af0f436eeb7233e5cd57d4cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/187106 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternationPlano de formação, letramento e práticas educativas na pedagogia da alternânciaAlternationRural schoolTraining planTeachingLiteracyAlternânciaEscola do campoPlano de formaçãoEnsinoLetramentoCom interesse de ampliar as pesquisas enfocando práticas educativas no âmbito da educação do campo, neste artigo, objetivamos analisar e compreender o processo de construção e implementação de um plano de formação nas atividades didático-pedagógicas da Escola Família Agrícola Zé de Deus (EFAZD), situada na área rural do município de Colinas do Tocantins, estado do Tocantins, Brasil. Esse plano integra o sistema educativo da pedagogia da alternância (PA) e é implementado nas escolas que assumem essa pedagogia. A pesquisa é de natureza etnográfica e de abordagem qualitativo-interpretativa nas análises dos dados. Os dados foram gerados em 2014 e são constituídos por trechos (transcritos) de uma entrevista, registros fotográficos de atividades práticas de estudos e reunião na escola, plano de formação de 2014, excertos do projeto político-pedagógico da escola-campo e textos de dois exemplares do gênero caderno da realidade produzidos por dois estudantes colaboradores da pesquisa. Os resultados do estudo mostram que a construção do plano de formação na EFAZD envolveu a comunidade e levou em consideração a realidade local dos estudantes, das famílias e das comunidades camponesas. Portanto, por meio da execução dos temas geradores dos planos de estudo elencados no plano de formação, há um diálogo efetivo na PA com um currículo mais condizente com a realidade do meio rural, uma vez que tais temas estão vinculados diretamente às atividades e à realidade socioprofissional do jovem camponês.With interest in expanding research focusing on educational practices in rural education, the purpose of this paper is to analyze and understand the process of devising and implementing a training plan in the didactic-pedagogical activities of the Agricultural Family School Zé de Deus (AFSZD), located in the municipality of Colinas do Tocantins, state of Tocantins. This plan integrates the educational system of pedagogy of alternation (PA) and is implemented in schools that utilize this pedagogy. The research is ethnographic and has a qualitative-interpretative approach to data analysis. The data were generated in 2014 and consist of excerpts (transcripts) of an interview, photographic records of practical activities of study, and meeting at school, training plan for the year 2014, excerpts from the political-pedagogical project of the rural school, and copies of the genre notebook of reality produced by two students who cooperated with the study. The research results have revealed that devising the training plan at AFSZD involved the community and took into account the local reality of students, families, and peasant communities. Therefore, by executing the generating themes of the study plans listed in the training plan, there is an effective dialogue in the PA with a curriculum that best aligns with the reality of the rural environment, since such themes are directly linked to the activities and socio-professional reality of the young peasants.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegtext/xmlapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18710610.1590/S1678-4634202046219182Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-24Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-24Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-241678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172840https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172839https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172833https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172831https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172830https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172829https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172828https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172826https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172841https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172838https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172837https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172836https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172827Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cícero da 2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/187106Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation Plano de formação, letramento e práticas educativas na pedagogia da alternância |
title |
Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation |
spellingShingle |
Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation Silva, Cícero da Alternation Rural school Training plan Teaching Literacy Alternância Escola do campo Plano de formação Ensino Letramento |
title_short |
Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation |
title_full |
Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation |
title_fullStr |
Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation |
title_full_unstemmed |
Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation |
title_sort |
Training plan, literacy, and educational practices in the pedagogy of alternation |
author |
Silva, Cícero da |
author_facet |
Silva, Cícero da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cícero da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alternation Rural school Training plan Teaching Literacy Alternância Escola do campo Plano de formação Ensino Letramento |
topic |
Alternation Rural school Training plan Teaching Literacy Alternância Escola do campo Plano de formação Ensino Letramento |
description |
Com interesse de ampliar as pesquisas enfocando práticas educativas no âmbito da educação do campo, neste artigo, objetivamos analisar e compreender o processo de construção e implementação de um plano de formação nas atividades didático-pedagógicas da Escola Família Agrícola Zé de Deus (EFAZD), situada na área rural do município de Colinas do Tocantins, estado do Tocantins, Brasil. Esse plano integra o sistema educativo da pedagogia da alternância (PA) e é implementado nas escolas que assumem essa pedagogia. A pesquisa é de natureza etnográfica e de abordagem qualitativo-interpretativa nas análises dos dados. Os dados foram gerados em 2014 e são constituídos por trechos (transcritos) de uma entrevista, registros fotográficos de atividades práticas de estudos e reunião na escola, plano de formação de 2014, excertos do projeto político-pedagógico da escola-campo e textos de dois exemplares do gênero caderno da realidade produzidos por dois estudantes colaboradores da pesquisa. Os resultados do estudo mostram que a construção do plano de formação na EFAZD envolveu a comunidade e levou em consideração a realidade local dos estudantes, das famílias e das comunidades camponesas. Portanto, por meio da execução dos temas geradores dos planos de estudo elencados no plano de formação, há um diálogo efetivo na PA com um currículo mais condizente com a realidade do meio rural, uma vez que tais temas estão vinculados diretamente às atividades e à realidade socioprofissional do jovem camponês. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106 10.1590/S1678-4634202046219182 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202046219182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172840 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172839 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172833 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172831 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172830 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172829 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172828 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172826 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172841 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172838 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172837 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172836 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187106/172827 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg text/xml application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-24 Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-24 Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-24 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713814246981632 |