Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo , Cláudia Maria Mendes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311
Resumo: Este artigo tem por objetivo central discutir e analisar a temática da alfabetização no bojo do Programa de Educação Fundamental (1946-1958) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Toma como referencial teórico contribuições de Mikhail Bakhtin por entender que a sua concepção de enunciado colabora para orientar as análises. Adota a pesquisa documental e, desse modo, detém-se na análise de documentos produzidos pelos sujeitos que dirigiram a Unesco e, também, por especialistas contratados para a realização de estudos para esse organismo. Problematiza o lugar da alfabetização no programa e, nesse sentido, analisa as controvérsias em torno da definição dos princípios que poderiam ser adotados pela Unesco, assim como sua visão de educação; o conceito de educação fundamental, problematizando como a alfabetização é situada no interior do programa; e o conceito apontado como apropriado para orientar as ações educacionais da Unesco em nível internacional. Conclui que a incorporação das campanhas de alfabetização ao projeto educacional da Unesco ocorreu em função de mudança no conceito de alfabetização, o qual tem caráter instrumental, o que indica a necessidade de os educadores continuarem a lutar por uma alfabetização para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que rejeite o caráter mecânico e funcional que lhe foi conferido.
id USP-11_29d96b7db0287c11390e3207b4b59931
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/222311
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da UnescoLiteracy in UNESCO’s Fundamental Education ProgramPrograma de educação fundamentalUnescoAlfabetização funcionalPolíticas internacionaisFundamental Education ProgramUNESCOFunctional literacyInternational policiesEste artigo tem por objetivo central discutir e analisar a temática da alfabetização no bojo do Programa de Educação Fundamental (1946-1958) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Toma como referencial teórico contribuições de Mikhail Bakhtin por entender que a sua concepção de enunciado colabora para orientar as análises. Adota a pesquisa documental e, desse modo, detém-se na análise de documentos produzidos pelos sujeitos que dirigiram a Unesco e, também, por especialistas contratados para a realização de estudos para esse organismo. Problematiza o lugar da alfabetização no programa e, nesse sentido, analisa as controvérsias em torno da definição dos princípios que poderiam ser adotados pela Unesco, assim como sua visão de educação; o conceito de educação fundamental, problematizando como a alfabetização é situada no interior do programa; e o conceito apontado como apropriado para orientar as ações educacionais da Unesco em nível internacional. Conclui que a incorporação das campanhas de alfabetização ao projeto educacional da Unesco ocorreu em função de mudança no conceito de alfabetização, o qual tem caráter instrumental, o que indica a necessidade de os educadores continuarem a lutar por uma alfabetização para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que rejeite o caráter mecânico e funcional que lhe foi conferido.This article examines and discusses the topic of literacy within the Basic Education Program (1946-1958) of the United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization (UNESCO). Drawing from Mikhail Bakhtin’s theories, the theoretical analysis centers on his conception of utterance as a guiding framework. Employing documentary research, the focus lies on analyzing documents authored by UNESCO’s directors-general and specialists commissioned for organizational studies. It challenges the position of literacy within the program, delving into controversies surrounding the formulation of guiding principles to be followed by UNESCO, its educational viewpoint, the idea of fundamental education, and the positioning of literacy within this framework while scrutinizing the so-called ideal concept behind UNESCO’s global educational initiatives. The conclusion highlights that the integration of literacy campaigns into UNESCO’s educational agenda stemmed from a shift in its perception, emphasizing its instrumental nature and the ongoing need for educators to advocate for literacy across diverse age groups, resisting its reduction to a merely mechanistic and purely functional aspect.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2024-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/22231110.1590/S1678-4634202450265044porEducação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e265044Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e265044Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e2650441678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311/202955https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311/202954https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311/202956Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo , Cláudia Maria Mendes 2024-04-17T20:43:55Zoai:revistas.usp.br:article/222311Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2024-04-17T20:43:55Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco
Literacy in UNESCO’s Fundamental Education Program
title Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco
spellingShingle Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco
Gontijo , Cláudia Maria Mendes
Programa de educação fundamental
Unesco
Alfabetização funcional
Políticas internacionais
Fundamental Education Program
UNESCO
Functional literacy
International policies
title_short Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco
title_full Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco
title_fullStr Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco
title_full_unstemmed Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco
title_sort Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco
author Gontijo , Cláudia Maria Mendes
author_facet Gontijo , Cláudia Maria Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo , Cláudia Maria Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de educação fundamental
Unesco
Alfabetização funcional
Políticas internacionais
Fundamental Education Program
UNESCO
Functional literacy
International policies
topic Programa de educação fundamental
Unesco
Alfabetização funcional
Políticas internacionais
Fundamental Education Program
UNESCO
Functional literacy
International policies
description Este artigo tem por objetivo central discutir e analisar a temática da alfabetização no bojo do Programa de Educação Fundamental (1946-1958) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Toma como referencial teórico contribuições de Mikhail Bakhtin por entender que a sua concepção de enunciado colabora para orientar as análises. Adota a pesquisa documental e, desse modo, detém-se na análise de documentos produzidos pelos sujeitos que dirigiram a Unesco e, também, por especialistas contratados para a realização de estudos para esse organismo. Problematiza o lugar da alfabetização no programa e, nesse sentido, analisa as controvérsias em torno da definição dos princípios que poderiam ser adotados pela Unesco, assim como sua visão de educação; o conceito de educação fundamental, problematizando como a alfabetização é situada no interior do programa; e o conceito apontado como apropriado para orientar as ações educacionais da Unesco em nível internacional. Conclui que a incorporação das campanhas de alfabetização ao projeto educacional da Unesco ocorreu em função de mudança no conceito de alfabetização, o qual tem caráter instrumental, o que indica a necessidade de os educadores continuarem a lutar por uma alfabetização para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que rejeite o caráter mecânico e funcional que lhe foi conferido.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311
10.1590/S1678-4634202450265044por
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202450265044por
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311/202955
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311/202954
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311/202956
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e265044
Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e265044
Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e265044
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1800237484842418176