Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo central discutir e analisar a temática da alfabetização no bojo do Programa de Educação Fundamental (1946-1958) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Toma como referencial teórico contribuições de Mikhail Bakhtin por entender que a sua concepção de enunciado colabora para orientar as análises. Adota a pesquisa documental e, desse modo, detém-se na análise de documentos produzidos pelos sujeitos que dirigiram a Unesco e, também, por especialistas contratados para a realização de estudos para esse organismo. Problematiza o lugar da alfabetização no programa e, nesse sentido, analisa as controvérsias em torno da definição dos princípios que poderiam ser adotados pela Unesco, assim como sua visão de educação; o conceito de educação fundamental, problematizando como a alfabetização é situada no interior do programa; e o conceito apontado como apropriado para orientar as ações educacionais da Unesco em nível internacional. Conclui que a incorporação das campanhas de alfabetização ao projeto educacional da Unesco ocorreu em função de mudança no conceito de alfabetização, o qual tem caráter instrumental, o que indica a necessidade de os educadores continuarem a lutar por uma alfabetização para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que rejeite o caráter mecânico e funcional que lhe foi conferido. |
id |
USP-11_29d96b7db0287c11390e3207b4b59931 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/222311 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da UnescoLiteracy in UNESCO’s Fundamental Education ProgramPrograma de educação fundamentalUnescoAlfabetização funcionalPolíticas internacionaisFundamental Education ProgramUNESCOFunctional literacyInternational policiesEste artigo tem por objetivo central discutir e analisar a temática da alfabetização no bojo do Programa de Educação Fundamental (1946-1958) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Toma como referencial teórico contribuições de Mikhail Bakhtin por entender que a sua concepção de enunciado colabora para orientar as análises. Adota a pesquisa documental e, desse modo, detém-se na análise de documentos produzidos pelos sujeitos que dirigiram a Unesco e, também, por especialistas contratados para a realização de estudos para esse organismo. Problematiza o lugar da alfabetização no programa e, nesse sentido, analisa as controvérsias em torno da definição dos princípios que poderiam ser adotados pela Unesco, assim como sua visão de educação; o conceito de educação fundamental, problematizando como a alfabetização é situada no interior do programa; e o conceito apontado como apropriado para orientar as ações educacionais da Unesco em nível internacional. Conclui que a incorporação das campanhas de alfabetização ao projeto educacional da Unesco ocorreu em função de mudança no conceito de alfabetização, o qual tem caráter instrumental, o que indica a necessidade de os educadores continuarem a lutar por uma alfabetização para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que rejeite o caráter mecânico e funcional que lhe foi conferido.This article examines and discusses the topic of literacy within the Basic Education Program (1946-1958) of the United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization (UNESCO). Drawing from Mikhail Bakhtin’s theories, the theoretical analysis centers on his conception of utterance as a guiding framework. Employing documentary research, the focus lies on analyzing documents authored by UNESCO’s directors-general and specialists commissioned for organizational studies. It challenges the position of literacy within the program, delving into controversies surrounding the formulation of guiding principles to be followed by UNESCO, its educational viewpoint, the idea of fundamental education, and the positioning of literacy within this framework while scrutinizing the so-called ideal concept behind UNESCO’s global educational initiatives. The conclusion highlights that the integration of literacy campaigns into UNESCO’s educational agenda stemmed from a shift in its perception, emphasizing its instrumental nature and the ongoing need for educators to advocate for literacy across diverse age groups, resisting its reduction to a merely mechanistic and purely functional aspect.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2024-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/22231110.1590/S1678-4634202450265044porEducação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e265044Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e265044Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e2650441678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311/202955https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311/202954https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311/202956Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo , Cláudia Maria Mendes 2024-04-17T20:43:55Zoai:revistas.usp.br:article/222311Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2024-04-17T20:43:55Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco Literacy in UNESCO’s Fundamental Education Program |
title |
Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco |
spellingShingle |
Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco Gontijo , Cláudia Maria Mendes Programa de educação fundamental Unesco Alfabetização funcional Políticas internacionais Fundamental Education Program UNESCO Functional literacy International policies |
title_short |
Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco |
title_full |
Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco |
title_fullStr |
Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco |
title_full_unstemmed |
Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco |
title_sort |
Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco |
author |
Gontijo , Cláudia Maria Mendes |
author_facet |
Gontijo , Cláudia Maria Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo , Cláudia Maria Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de educação fundamental Unesco Alfabetização funcional Políticas internacionais Fundamental Education Program UNESCO Functional literacy International policies |
topic |
Programa de educação fundamental Unesco Alfabetização funcional Políticas internacionais Fundamental Education Program UNESCO Functional literacy International policies |
description |
Este artigo tem por objetivo central discutir e analisar a temática da alfabetização no bojo do Programa de Educação Fundamental (1946-1958) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Toma como referencial teórico contribuições de Mikhail Bakhtin por entender que a sua concepção de enunciado colabora para orientar as análises. Adota a pesquisa documental e, desse modo, detém-se na análise de documentos produzidos pelos sujeitos que dirigiram a Unesco e, também, por especialistas contratados para a realização de estudos para esse organismo. Problematiza o lugar da alfabetização no programa e, nesse sentido, analisa as controvérsias em torno da definição dos princípios que poderiam ser adotados pela Unesco, assim como sua visão de educação; o conceito de educação fundamental, problematizando como a alfabetização é situada no interior do programa; e o conceito apontado como apropriado para orientar as ações educacionais da Unesco em nível internacional. Conclui que a incorporação das campanhas de alfabetização ao projeto educacional da Unesco ocorreu em função de mudança no conceito de alfabetização, o qual tem caráter instrumental, o que indica a necessidade de os educadores continuarem a lutar por uma alfabetização para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que rejeite o caráter mecânico e funcional que lhe foi conferido. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311 10.1590/S1678-4634202450265044por |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202450265044por |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311/202955 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311/202954 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222311/202956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e265044 Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e265044 Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e265044 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1800237484842418176 |