The social representation of technology for the teaching work in Amazon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Arminda Raquel Botelho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castro, Tânia Mara de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/172239
Resumo: O artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou analisar a representação social de tecnologia, entre formadores e cursistas, no Núcleo de Tecnologia Educacional em Manaus/AM, bem como suas implicações na formação docente e nos processos de implementação das políticas de inserção da tecnologia no trabalho docente na Amazônia. Destacam-se algumas reflexões acerca da relação entre educação, tecnologia, formação e trabalho docente, considerando sua importância na práxis educativa de educadores (as) da região. Ademais, discutem-se o papel das políticas de incorporação da tecnologia ao trabalho docente e suas implicações na formação de professores. Nesse sentido, foi realizado um estudo empírico fundamentado na Teoria da Representação Social como eixo teórico-metodológico, seus mecanismos de formação e estruturação para apreender a materialidade e a acepção do termo tecnologia. Para tanto, na coleta de dados, foram entrevistados 70 professores participantes do processo de implantação dos Núcleos de Tecnologias Municipais-NTM’s no Estado do Amazonas e foram utilizados os seguintes procedimentos e técnicas: observação sistemática, registro e entrevista semiestruturada, técnicas de associação livre, análise de conteúdo, além dos pressupostos epistemológicos da teoria do habitus de Bourdieu. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa indicam a coexistência de dois sentidos do termo: a tecnologia como produto (meio material) e como processo (estratégias de gestão, interações e mediações didáticas). Entre as implicações dessas representações na formação docente, destacam-se: a modificação e apreensão das produções simbólicas em torno do objeto tecnologia, embora seus sentidos estejam desconectados das especificidades da região amazônica.
id USP-11_36a28d9a629eb24e2fe48c8e9aebe370
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/172239
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling The social representation of technology for the teaching work in AmazonA representação social de tecnologia para o trabalho docente na AmazôniaTeaching workTechnologySocial representationTrabalho docenteTecnologiaRepresentação socialO artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou analisar a representação social de tecnologia, entre formadores e cursistas, no Núcleo de Tecnologia Educacional em Manaus/AM, bem como suas implicações na formação docente e nos processos de implementação das políticas de inserção da tecnologia no trabalho docente na Amazônia. Destacam-se algumas reflexões acerca da relação entre educação, tecnologia, formação e trabalho docente, considerando sua importância na práxis educativa de educadores (as) da região. Ademais, discutem-se o papel das políticas de incorporação da tecnologia ao trabalho docente e suas implicações na formação de professores. Nesse sentido, foi realizado um estudo empírico fundamentado na Teoria da Representação Social como eixo teórico-metodológico, seus mecanismos de formação e estruturação para apreender a materialidade e a acepção do termo tecnologia. Para tanto, na coleta de dados, foram entrevistados 70 professores participantes do processo de implantação dos Núcleos de Tecnologias Municipais-NTM’s no Estado do Amazonas e foram utilizados os seguintes procedimentos e técnicas: observação sistemática, registro e entrevista semiestruturada, técnicas de associação livre, análise de conteúdo, além dos pressupostos epistemológicos da teoria do habitus de Bourdieu. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa indicam a coexistência de dois sentidos do termo: a tecnologia como produto (meio material) e como processo (estratégias de gestão, interações e mediações didáticas). Entre as implicações dessas representações na formação docente, destacam-se: a modificação e apreensão das produções simbólicas em torno do objeto tecnologia, embora seus sentidos estejam desconectados das especificidades da região amazônica.The article is the result of a research that aimed to analyze the social representation of technology, between trainers and course participants, at the Educational Technology Center in Manaus / State of Amazonas, its implications for teacher training and in the implementation processes of policies for the insertion of technology in teaching work in the Amazon. Some reflections on the relationship between education, technology, training, and teaching work are highlighted, considering its importance in the educational praxis of educators in the region. Nevertheless, it discusses the role of policies for incorporating technology into teaching and its implications for teacher training. In this sense, an empirical study based on the Theory of Social Representation was carried out as a theoretical-methodological axis, its mechanisms of formation and structuring to apprehend the materiality and the meaning of the term technology. For this purpose, in the data collection, 70 teachers participating in the process of implanting the Municipal Technology Centers (MTC’s) in the State of Amazonas were interviewed and the following instruments and techniques were used: systematic observation, registration and semistructured interview, free association techniques, content analysis, in addition to the epistemological assumptions of Bourdieu’s habitus theory. The results obtained with the development of the research indicate the coexistence of two meanings of the term: technology as a product (material medium) and as a process (management strategies, interactions, and didactic mediations). Among the implications of these representations in teacher training, it stands out: the modification and apprehension of symbolic productions around the object technology, although its senses are disconnected from the specificities of the Amazonian region.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/17223910.1590/s1678-4634202046216585Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); e216585Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e216585Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e2165851678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/172239/161878https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/172239/161880https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/172239/161881Copyright (c) 2020 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMourão, Arminda Raquel BotelhoCastro, Tânia Mara de Souza2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/172239Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The social representation of technology for the teaching work in Amazon
A representação social de tecnologia para o trabalho docente na Amazônia
title The social representation of technology for the teaching work in Amazon
spellingShingle The social representation of technology for the teaching work in Amazon
Mourão, Arminda Raquel Botelho
Teaching work
Technology
Social representation
Trabalho docente
Tecnologia
Representação social
title_short The social representation of technology for the teaching work in Amazon
title_full The social representation of technology for the teaching work in Amazon
title_fullStr The social representation of technology for the teaching work in Amazon
title_full_unstemmed The social representation of technology for the teaching work in Amazon
title_sort The social representation of technology for the teaching work in Amazon
author Mourão, Arminda Raquel Botelho
author_facet Mourão, Arminda Raquel Botelho
Castro, Tânia Mara de Souza
author_role author
author2 Castro, Tânia Mara de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Arminda Raquel Botelho
Castro, Tânia Mara de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching work
Technology
Social representation
Trabalho docente
Tecnologia
Representação social
topic Teaching work
Technology
Social representation
Trabalho docente
Tecnologia
Representação social
description O artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou analisar a representação social de tecnologia, entre formadores e cursistas, no Núcleo de Tecnologia Educacional em Manaus/AM, bem como suas implicações na formação docente e nos processos de implementação das políticas de inserção da tecnologia no trabalho docente na Amazônia. Destacam-se algumas reflexões acerca da relação entre educação, tecnologia, formação e trabalho docente, considerando sua importância na práxis educativa de educadores (as) da região. Ademais, discutem-se o papel das políticas de incorporação da tecnologia ao trabalho docente e suas implicações na formação de professores. Nesse sentido, foi realizado um estudo empírico fundamentado na Teoria da Representação Social como eixo teórico-metodológico, seus mecanismos de formação e estruturação para apreender a materialidade e a acepção do termo tecnologia. Para tanto, na coleta de dados, foram entrevistados 70 professores participantes do processo de implantação dos Núcleos de Tecnologias Municipais-NTM’s no Estado do Amazonas e foram utilizados os seguintes procedimentos e técnicas: observação sistemática, registro e entrevista semiestruturada, técnicas de associação livre, análise de conteúdo, além dos pressupostos epistemológicos da teoria do habitus de Bourdieu. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa indicam a coexistência de dois sentidos do termo: a tecnologia como produto (meio material) e como processo (estratégias de gestão, interações e mediações didáticas). Entre as implicações dessas representações na formação docente, destacam-se: a modificação e apreensão das produções simbólicas em torno do objeto tecnologia, embora seus sentidos estejam desconectados das especificidades da região amazônica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/172239
10.1590/s1678-4634202046216585
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/172239
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634202046216585
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/172239/161878
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/172239/161880
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/172239/161881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); e216585
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e216585
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e216585
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713813691236352