An analysis of the thematic development of studies about video games in education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198969 |
Resumo: | Os estudos sobre games na educação contemplam uma variedade de áreas, bem como dizem respeito à interação lúdica promovida através dos jogos para proporcionar o engajamento de estudantes em tarefas educativas. Esses estudos são frutos de pesquisas teóricas, e principalmente empíricas, que tentam compreender, para além do game como entretenimento, sua inter-relação com a educação. Mas, como esse campo de estudo se desenvolve na contemporaneidade? Quais campos do conhecimento estão imbricados nessa construção? Quais os elementos atuais de discussão nesse campo de estudo? Para contribuir com esses questionamentos, este estudo tem por objetivo: analisar a produção científica de alto impacto relacionada aos games na educação; tendo como demais objetivos: descrever as relações dos campos envolvidos na construção do conhecimento de alto impacto sobre games na educação; e compreender os principais elementos da construção do conhecimento de alto impacto sobre games na educação. Nesse intento, toma-se por aporte metodológico a cientometria, utilizando a análise de desenvolvimento temática, mapas da ciência e diagrama de Sankey produzidos a partir de dados recuperados de uma importante base de dados. Como decorrência deste estudo, atenta-se para a interdisciplinaridade dos campos relacionados à construção do conhecimento sobre games na educação, sendo os serious games e o design de jogos os campos que mais corroboram a construção do conhecimento acerca dos jogos na educação, existindo uma forte crítica à gamificação entre os principais autores do campo. |
id |
USP-11_36cd7c7cece4bc51163272ac1dc120ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/198969 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
An analysis of the thematic development of studies about video games in educationAnálise do desenvolvimento temático dos estudos sobre games na educaçãoGamesEducationGame-based learningGame designScientometricsGamesEducaçãoCientometriaAprendizagem baseada em jogosDesign de jogosOs estudos sobre games na educação contemplam uma variedade de áreas, bem como dizem respeito à interação lúdica promovida através dos jogos para proporcionar o engajamento de estudantes em tarefas educativas. Esses estudos são frutos de pesquisas teóricas, e principalmente empíricas, que tentam compreender, para além do game como entretenimento, sua inter-relação com a educação. Mas, como esse campo de estudo se desenvolve na contemporaneidade? Quais campos do conhecimento estão imbricados nessa construção? Quais os elementos atuais de discussão nesse campo de estudo? Para contribuir com esses questionamentos, este estudo tem por objetivo: analisar a produção científica de alto impacto relacionada aos games na educação; tendo como demais objetivos: descrever as relações dos campos envolvidos na construção do conhecimento de alto impacto sobre games na educação; e compreender os principais elementos da construção do conhecimento de alto impacto sobre games na educação. Nesse intento, toma-se por aporte metodológico a cientometria, utilizando a análise de desenvolvimento temática, mapas da ciência e diagrama de Sankey produzidos a partir de dados recuperados de uma importante base de dados. Como decorrência deste estudo, atenta-se para a interdisciplinaridade dos campos relacionados à construção do conhecimento sobre games na educação, sendo os serious games e o design de jogos os campos que mais corroboram a construção do conhecimento acerca dos jogos na educação, existindo uma forte crítica à gamificação entre os principais autores do campo.Studies about video games in education comprise a variety of fields and concern the ludic interaction that is enabled through video games in order to engage students in educative tasks. These studies result from theoretical and mainly empirical research that seeks to understand, beyond video games as entertainment, their interrelation with education. But how does this field of study develop in contemporary times? What fields of knowledge are imbricated in this construction? What are the current elements of discussion in this field of study? To contribute to understanding of these issues, the goals of this study are: to analyze high-impact scientific output related to video games in education; to describe the relationship of the fields involved in the construction of high-impact knowledge about video games in education; and to understand the main elements of the construction of high-impact knowledge about video games in education. To achieve these goals, the methodology adopted is scientometrics, using thematic development analysis, science maps and Sankey diagrams based on data retrieved from an important database. Results point to the interdisciplinarity of the fields related to the construction of knowledge about video games in education, with serious games and game design being the fields that reinforce most the construction of knowledge about video games in education; moreover, a strong criticism of gamification by the main authors in the field is observed.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198969Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e240020Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e240020Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2400201678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198969/183117https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198969/183116Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Jeferson Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira Rodrigues2022-06-14T20:16:47Zoai:revistas.usp.br:article/198969Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-06-14T20:16:47Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
An analysis of the thematic development of studies about video games in education Análise do desenvolvimento temático dos estudos sobre games na educação |
title |
An analysis of the thematic development of studies about video games in education |
spellingShingle |
An analysis of the thematic development of studies about video games in education Antunes, Jeferson Games Education Game-based learning Game design Scientometrics Games Educação Cientometria Aprendizagem baseada em jogos Design de jogos |
title_short |
An analysis of the thematic development of studies about video games in education |
title_full |
An analysis of the thematic development of studies about video games in education |
title_fullStr |
An analysis of the thematic development of studies about video games in education |
title_full_unstemmed |
An analysis of the thematic development of studies about video games in education |
title_sort |
An analysis of the thematic development of studies about video games in education |
author |
Antunes, Jeferson |
author_facet |
Antunes, Jeferson Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Jeferson Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Games Education Game-based learning Game design Scientometrics Games Educação Cientometria Aprendizagem baseada em jogos Design de jogos |
topic |
Games Education Game-based learning Game design Scientometrics Games Educação Cientometria Aprendizagem baseada em jogos Design de jogos |
description |
Os estudos sobre games na educação contemplam uma variedade de áreas, bem como dizem respeito à interação lúdica promovida através dos jogos para proporcionar o engajamento de estudantes em tarefas educativas. Esses estudos são frutos de pesquisas teóricas, e principalmente empíricas, que tentam compreender, para além do game como entretenimento, sua inter-relação com a educação. Mas, como esse campo de estudo se desenvolve na contemporaneidade? Quais campos do conhecimento estão imbricados nessa construção? Quais os elementos atuais de discussão nesse campo de estudo? Para contribuir com esses questionamentos, este estudo tem por objetivo: analisar a produção científica de alto impacto relacionada aos games na educação; tendo como demais objetivos: descrever as relações dos campos envolvidos na construção do conhecimento de alto impacto sobre games na educação; e compreender os principais elementos da construção do conhecimento de alto impacto sobre games na educação. Nesse intento, toma-se por aporte metodológico a cientometria, utilizando a análise de desenvolvimento temática, mapas da ciência e diagrama de Sankey produzidos a partir de dados recuperados de uma importante base de dados. Como decorrência deste estudo, atenta-se para a interdisciplinaridade dos campos relacionados à construção do conhecimento sobre games na educação, sendo os serious games e o design de jogos os campos que mais corroboram a construção do conhecimento acerca dos jogos na educação, existindo uma forte crítica à gamificação entre os principais autores do campo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198969 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198969/183117 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198969/183116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e240020 Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e240020 Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e240020 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713814940090368 |