Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Fabio Pinto de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moretti, Vanessa Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678
Resumo: As condições de uma cultura do trabalho permeada por avanços técnicos e tecnológicos tendem a ser apropriadas pelas instituições de formação técnica como forma de legitimar a negação, ao trabalhador, de conhecimentos teóricos produzidos historicamente. Visando contribuir para a superação dessa realidade, a pesquisa relatada neste artigo teve por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento teórico de estudantes, de uma escola da rede privada de ensino técnico profissionalizante, durante a elaboração de projetos técnicos. A partir da teoria histórico-cultural, compreende-se que a superação de uma aprendizagem pautada somente nas representações e classificações dos objetos permite a apropriação de conhecimentos científicos essenciais ao desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. Como procedimento metodológico, adotou-se o experimento formativo e a coleta de dados buscou acompanhar o movimento de aprendizagem dos estudantes por meio de registros de áudio e acesso às produções escritas em diferentes momentos do processo de elaboração de projetos. A análise dos dados se deu por meio de três isolados: a realidade, a contradição e a consciência. As conclusões revelam que a organização do ensino de projetos e a orientação do professor em um curso técnico profissional podem vir a potencializar o pensar teórico com vistas a uma formação integral dos sujeitos que tome o trabalho como princípio ontológico na organização do ensino ao possibilitar ao estudante o contato com a realidade, oportunidades de reflexão frente às contradições e à tomada de consciência sobre o objeto de estudo em meio aos caminhos das soluções práticas e teóricas do problema.
id USP-11_49362be415cf3175a82a6ede3d57ff66
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/162678
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da práticaThe development of theoretical thinking in professional education: in search of the dialectical sublation of practiceCultural-historical theoryLearningTheoretical thinkingTechnical educationLabourTeoria histórico-culturalAprendizagemPensamento teóricoEnsino técnicoTrabalhoAs condições de uma cultura do trabalho permeada por avanços técnicos e tecnológicos tendem a ser apropriadas pelas instituições de formação técnica como forma de legitimar a negação, ao trabalhador, de conhecimentos teóricos produzidos historicamente. Visando contribuir para a superação dessa realidade, a pesquisa relatada neste artigo teve por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento teórico de estudantes, de uma escola da rede privada de ensino técnico profissionalizante, durante a elaboração de projetos técnicos. A partir da teoria histórico-cultural, compreende-se que a superação de uma aprendizagem pautada somente nas representações e classificações dos objetos permite a apropriação de conhecimentos científicos essenciais ao desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. Como procedimento metodológico, adotou-se o experimento formativo e a coleta de dados buscou acompanhar o movimento de aprendizagem dos estudantes por meio de registros de áudio e acesso às produções escritas em diferentes momentos do processo de elaboração de projetos. A análise dos dados se deu por meio de três isolados: a realidade, a contradição e a consciência. As conclusões revelam que a organização do ensino de projetos e a orientação do professor em um curso técnico profissional podem vir a potencializar o pensar teórico com vistas a uma formação integral dos sujeitos que tome o trabalho como princípio ontológico na organização do ensino ao possibilitar ao estudante o contato com a realidade, oportunidades de reflexão frente às contradições e à tomada de consciência sobre o objeto de estudo em meio aos caminhos das soluções práticas e teóricas do problema.The conditions of a culture of labour permeated by technical and technological advances tend to be seized by technical training institutions as a way to legitimize the denial, to the worker, of historically produced theoretical knowledge. Aiming at contributing to overcoming this reality, the objective of the research reported in this article was to investigate the development of theoretical thinking of students of a private school of technological and vocational education, during the elaboration of technical projects. In accordance to the cultural-historical theory, it is understood that the overcoming of learning based only on the representations and classifications of the objects allows the appropriation of scientific knowledge essential to the development of students’ theoretical thinking. As methodological procedure, training experiment was adopted and data collection sought to follow the movement of learning of the students through audio records and access to their written productions at different moments of the project elaboration process. The analysis of the data took place through three isolates: reality, contradiction and consciousness. The conclusions reveal that the organization of project teaching and the orientation provided by the teacher in a professional technical course may lead to theoretical thinking with a view to an integral formation of the subject that takes labour as an ontological principle in the organization of teaching by enabling the student to have contact with reality and opportunities to reflect on contradictions, as well as to become aware of the object of study in the midst of the practical and theoretical solutions to the problem.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/16267810.1590/s1678-4634201945201768Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e201768Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201768Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e2017681678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678/156521https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678/156522https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678/156523Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Fabio Pinto deMoretti, Vanessa Dias2021-06-13T21:31:26Zoai:revistas.usp.br:article/162678Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-13T21:31:26Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática
The development of theoretical thinking in professional education: in search of the dialectical sublation of practice
title Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática
spellingShingle Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática
Arruda, Fabio Pinto de
Cultural-historical theory
Learning
Theoretical thinking
Technical education
Labour
Teoria histórico-cultural
Aprendizagem
Pensamento teórico
Ensino técnico
Trabalho
title_short Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática
title_full Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática
title_fullStr Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática
title_full_unstemmed Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática
title_sort Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática
author Arruda, Fabio Pinto de
author_facet Arruda, Fabio Pinto de
Moretti, Vanessa Dias
author_role author
author2 Moretti, Vanessa Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Fabio Pinto de
Moretti, Vanessa Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Cultural-historical theory
Learning
Theoretical thinking
Technical education
Labour
Teoria histórico-cultural
Aprendizagem
Pensamento teórico
Ensino técnico
Trabalho
topic Cultural-historical theory
Learning
Theoretical thinking
Technical education
Labour
Teoria histórico-cultural
Aprendizagem
Pensamento teórico
Ensino técnico
Trabalho
description As condições de uma cultura do trabalho permeada por avanços técnicos e tecnológicos tendem a ser apropriadas pelas instituições de formação técnica como forma de legitimar a negação, ao trabalhador, de conhecimentos teóricos produzidos historicamente. Visando contribuir para a superação dessa realidade, a pesquisa relatada neste artigo teve por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento teórico de estudantes, de uma escola da rede privada de ensino técnico profissionalizante, durante a elaboração de projetos técnicos. A partir da teoria histórico-cultural, compreende-se que a superação de uma aprendizagem pautada somente nas representações e classificações dos objetos permite a apropriação de conhecimentos científicos essenciais ao desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. Como procedimento metodológico, adotou-se o experimento formativo e a coleta de dados buscou acompanhar o movimento de aprendizagem dos estudantes por meio de registros de áudio e acesso às produções escritas em diferentes momentos do processo de elaboração de projetos. A análise dos dados se deu por meio de três isolados: a realidade, a contradição e a consciência. As conclusões revelam que a organização do ensino de projetos e a orientação do professor em um curso técnico profissional podem vir a potencializar o pensar teórico com vistas a uma formação integral dos sujeitos que tome o trabalho como princípio ontológico na organização do ensino ao possibilitar ao estudante o contato com a realidade, oportunidades de reflexão frente às contradições e à tomada de consciência sobre o objeto de estudo em meio aos caminhos das soluções práticas e teóricas do problema.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678
10.1590/s1678-4634201945201768
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201945201768
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678/156521
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678/156522
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678/156523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e201768
Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201768
Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201768
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713813239300096