Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678 |
Resumo: | As condições de uma cultura do trabalho permeada por avanços técnicos e tecnológicos tendem a ser apropriadas pelas instituições de formação técnica como forma de legitimar a negação, ao trabalhador, de conhecimentos teóricos produzidos historicamente. Visando contribuir para a superação dessa realidade, a pesquisa relatada neste artigo teve por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento teórico de estudantes, de uma escola da rede privada de ensino técnico profissionalizante, durante a elaboração de projetos técnicos. A partir da teoria histórico-cultural, compreende-se que a superação de uma aprendizagem pautada somente nas representações e classificações dos objetos permite a apropriação de conhecimentos científicos essenciais ao desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. Como procedimento metodológico, adotou-se o experimento formativo e a coleta de dados buscou acompanhar o movimento de aprendizagem dos estudantes por meio de registros de áudio e acesso às produções escritas em diferentes momentos do processo de elaboração de projetos. A análise dos dados se deu por meio de três isolados: a realidade, a contradição e a consciência. As conclusões revelam que a organização do ensino de projetos e a orientação do professor em um curso técnico profissional podem vir a potencializar o pensar teórico com vistas a uma formação integral dos sujeitos que tome o trabalho como princípio ontológico na organização do ensino ao possibilitar ao estudante o contato com a realidade, oportunidades de reflexão frente às contradições e à tomada de consciência sobre o objeto de estudo em meio aos caminhos das soluções práticas e teóricas do problema. |
id |
USP-11_49362be415cf3175a82a6ede3d57ff66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/162678 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da práticaThe development of theoretical thinking in professional education: in search of the dialectical sublation of practiceCultural-historical theoryLearningTheoretical thinkingTechnical educationLabourTeoria histórico-culturalAprendizagemPensamento teóricoEnsino técnicoTrabalhoAs condições de uma cultura do trabalho permeada por avanços técnicos e tecnológicos tendem a ser apropriadas pelas instituições de formação técnica como forma de legitimar a negação, ao trabalhador, de conhecimentos teóricos produzidos historicamente. Visando contribuir para a superação dessa realidade, a pesquisa relatada neste artigo teve por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento teórico de estudantes, de uma escola da rede privada de ensino técnico profissionalizante, durante a elaboração de projetos técnicos. A partir da teoria histórico-cultural, compreende-se que a superação de uma aprendizagem pautada somente nas representações e classificações dos objetos permite a apropriação de conhecimentos científicos essenciais ao desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. Como procedimento metodológico, adotou-se o experimento formativo e a coleta de dados buscou acompanhar o movimento de aprendizagem dos estudantes por meio de registros de áudio e acesso às produções escritas em diferentes momentos do processo de elaboração de projetos. A análise dos dados se deu por meio de três isolados: a realidade, a contradição e a consciência. As conclusões revelam que a organização do ensino de projetos e a orientação do professor em um curso técnico profissional podem vir a potencializar o pensar teórico com vistas a uma formação integral dos sujeitos que tome o trabalho como princípio ontológico na organização do ensino ao possibilitar ao estudante o contato com a realidade, oportunidades de reflexão frente às contradições e à tomada de consciência sobre o objeto de estudo em meio aos caminhos das soluções práticas e teóricas do problema.The conditions of a culture of labour permeated by technical and technological advances tend to be seized by technical training institutions as a way to legitimize the denial, to the worker, of historically produced theoretical knowledge. Aiming at contributing to overcoming this reality, the objective of the research reported in this article was to investigate the development of theoretical thinking of students of a private school of technological and vocational education, during the elaboration of technical projects. In accordance to the cultural-historical theory, it is understood that the overcoming of learning based only on the representations and classifications of the objects allows the appropriation of scientific knowledge essential to the development of students’ theoretical thinking. As methodological procedure, training experiment was adopted and data collection sought to follow the movement of learning of the students through audio records and access to their written productions at different moments of the project elaboration process. The analysis of the data took place through three isolates: reality, contradiction and consciousness. The conclusions reveal that the organization of project teaching and the orientation provided by the teacher in a professional technical course may lead to theoretical thinking with a view to an integral formation of the subject that takes labour as an ontological principle in the organization of teaching by enabling the student to have contact with reality and opportunities to reflect on contradictions, as well as to become aware of the object of study in the midst of the practical and theoretical solutions to the problem.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/16267810.1590/s1678-4634201945201768Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e201768Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201768Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e2017681678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678/156521https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678/156522https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678/156523Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Fabio Pinto deMoretti, Vanessa Dias2021-06-13T21:31:26Zoai:revistas.usp.br:article/162678Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-13T21:31:26Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática The development of theoretical thinking in professional education: in search of the dialectical sublation of practice |
title |
Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática |
spellingShingle |
Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática Arruda, Fabio Pinto de Cultural-historical theory Learning Theoretical thinking Technical education Labour Teoria histórico-cultural Aprendizagem Pensamento teórico Ensino técnico Trabalho |
title_short |
Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática |
title_full |
Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática |
title_fullStr |
Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática |
title_sort |
Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática |
author |
Arruda, Fabio Pinto de |
author_facet |
Arruda, Fabio Pinto de Moretti, Vanessa Dias |
author_role |
author |
author2 |
Moretti, Vanessa Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, Fabio Pinto de Moretti, Vanessa Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultural-historical theory Learning Theoretical thinking Technical education Labour Teoria histórico-cultural Aprendizagem Pensamento teórico Ensino técnico Trabalho |
topic |
Cultural-historical theory Learning Theoretical thinking Technical education Labour Teoria histórico-cultural Aprendizagem Pensamento teórico Ensino técnico Trabalho |
description |
As condições de uma cultura do trabalho permeada por avanços técnicos e tecnológicos tendem a ser apropriadas pelas instituições de formação técnica como forma de legitimar a negação, ao trabalhador, de conhecimentos teóricos produzidos historicamente. Visando contribuir para a superação dessa realidade, a pesquisa relatada neste artigo teve por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento teórico de estudantes, de uma escola da rede privada de ensino técnico profissionalizante, durante a elaboração de projetos técnicos. A partir da teoria histórico-cultural, compreende-se que a superação de uma aprendizagem pautada somente nas representações e classificações dos objetos permite a apropriação de conhecimentos científicos essenciais ao desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. Como procedimento metodológico, adotou-se o experimento formativo e a coleta de dados buscou acompanhar o movimento de aprendizagem dos estudantes por meio de registros de áudio e acesso às produções escritas em diferentes momentos do processo de elaboração de projetos. A análise dos dados se deu por meio de três isolados: a realidade, a contradição e a consciência. As conclusões revelam que a organização do ensino de projetos e a orientação do professor em um curso técnico profissional podem vir a potencializar o pensar teórico com vistas a uma formação integral dos sujeitos que tome o trabalho como princípio ontológico na organização do ensino ao possibilitar ao estudante o contato com a realidade, oportunidades de reflexão frente às contradições e à tomada de consciência sobre o objeto de estudo em meio aos caminhos das soluções práticas e teóricas do problema. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678 10.1590/s1678-4634201945201768 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1678-4634201945201768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678/156521 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678/156522 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162678/156523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e201768 Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201768 Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201768 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713813239300096 |