Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108 |
Resumo: | Este artigo propõe fazer uma discussão geral sobre a reforma do ensino médio, refletindo em que medida alguns conteúdos e algumas práticas propostas convergem para conceitos e discursos de base individualista e meritocrática, já presentes no ambiente da escola pública, mas reforçados por essas mudanças. A partir de um conjunto amplo de pesquisas realizadas entre 2019 e 2022, busca-se captar percepções meritocráticas para estudantes e egressos de escolas públicas cearenses. Os dados e a discussão sobre a reflexividade permitem verificar que há entre os jovens estudantes da escola média uma considerável expectativa por uma vida educacional e futura que proporcione estabilidade e condições sociais desejáveis. Essa expectativa, no entanto, caminha junto a uma massificada adesão ao discurso meritocrático e individualista em geral, com baixa reflexão sobre os condicionantes sociais. Os relatos e dados indicam que os agentes desse universo – professores e colegas – são atores significativos no processo de construção dessa visão. Contudo, faz-se necessário pensar sobre um possível descompasso entre expectativas dos jovens e realidade formativa proporcionada pelo novo ensino médio. Em um momento de expansão do ensino superior e da intensificação das dinâmicas econômicas baseadas no conhecimento, o papel da escola torna-se ainda mais central para garantir uma formação adequada, completa e que não produza ainda maiores distâncias educacionais entre diferentes grupos sociais, sobretudo no já grave contexto brasileiro de desigualdades sociais e educacionais. |
id |
USP-11_5ddbcfb97b8d7deef04c2e7d6cacddc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/224108 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantesPublic schools and meritocratic discourse: high school reform proposals and student expectationsPublic schoolMeritocracyHigh school reformYouthReflexivitiesEscola públicaMeritocraciaReforma do ensino médioJuventudesReflexividadesEste artigo propõe fazer uma discussão geral sobre a reforma do ensino médio, refletindo em que medida alguns conteúdos e algumas práticas propostas convergem para conceitos e discursos de base individualista e meritocrática, já presentes no ambiente da escola pública, mas reforçados por essas mudanças. A partir de um conjunto amplo de pesquisas realizadas entre 2019 e 2022, busca-se captar percepções meritocráticas para estudantes e egressos de escolas públicas cearenses. Os dados e a discussão sobre a reflexividade permitem verificar que há entre os jovens estudantes da escola média uma considerável expectativa por uma vida educacional e futura que proporcione estabilidade e condições sociais desejáveis. Essa expectativa, no entanto, caminha junto a uma massificada adesão ao discurso meritocrático e individualista em geral, com baixa reflexão sobre os condicionantes sociais. Os relatos e dados indicam que os agentes desse universo – professores e colegas – são atores significativos no processo de construção dessa visão. Contudo, faz-se necessário pensar sobre um possível descompasso entre expectativas dos jovens e realidade formativa proporcionada pelo novo ensino médio. Em um momento de expansão do ensino superior e da intensificação das dinâmicas econômicas baseadas no conhecimento, o papel da escola torna-se ainda mais central para garantir uma formação adequada, completa e que não produza ainda maiores distâncias educacionais entre diferentes grupos sociais, sobretudo no já grave contexto brasileiro de desigualdades sociais e educacionais.This article discusses the reform proposals for secondary education, reflecting on the extent to which some of the proposed contents and practices converge with individualistic and meritocratic concepts and discourses already present in the public school environment, but now reinforced. Based on a broad set of surveys conducted between 2019 and 2022, it seeks to capture the meritocratic perceptions of public school students from Ceará. Reflexive data analysis allowed us to identify a considerable expectation among high school students for an educational and future life that provides stability and desirable social conditions. Such expectation, however, goes hand in hand with a mass adherence to meritocratic and individualistic discourse in general, with little reflection on social conditioning factors. The reports and data indicate that school agents—teachers and classmates—are significant players in the process of constructing this view. However, one must consider a possible mismatch between young people’s expectations and the educational reality provided by this new high school. At a time when higher education is expanding and knowledge-based economic dynamics are intensifying, schools play an increasingly key role in ensuring an adequate, complete education as to not produce even greater educational gaps between different social groups, especially in Brazil’s already serious context of social and educational inequalities.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2024-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/22410810.1590/S1678-4634202450273348porEducação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e273348Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e273348Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e2733481678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108/203816https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108/203817https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108/203818Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Danyelle NilinLima Filho, Irapuan PeixotoSantos , Harlon Romariz Rabelo2024-04-20T00:53:46Zoai:revistas.usp.br:article/224108Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2024-04-20T00:53:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes Public schools and meritocratic discourse: high school reform proposals and student expectations |
title |
Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes |
spellingShingle |
Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes Gonçalves, Danyelle Nilin Public school Meritocracy High school reform Youth Reflexivities Escola pública Meritocracia Reforma do ensino médio Juventudes Reflexividades |
title_short |
Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes |
title_full |
Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes |
title_fullStr |
Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes |
title_sort |
Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes |
author |
Gonçalves, Danyelle Nilin |
author_facet |
Gonçalves, Danyelle Nilin Lima Filho, Irapuan Peixoto Santos , Harlon Romariz Rabelo |
author_role |
author |
author2 |
Lima Filho, Irapuan Peixoto Santos , Harlon Romariz Rabelo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Danyelle Nilin Lima Filho, Irapuan Peixoto Santos , Harlon Romariz Rabelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Public school Meritocracy High school reform Youth Reflexivities Escola pública Meritocracia Reforma do ensino médio Juventudes Reflexividades |
topic |
Public school Meritocracy High school reform Youth Reflexivities Escola pública Meritocracia Reforma do ensino médio Juventudes Reflexividades |
description |
Este artigo propõe fazer uma discussão geral sobre a reforma do ensino médio, refletindo em que medida alguns conteúdos e algumas práticas propostas convergem para conceitos e discursos de base individualista e meritocrática, já presentes no ambiente da escola pública, mas reforçados por essas mudanças. A partir de um conjunto amplo de pesquisas realizadas entre 2019 e 2022, busca-se captar percepções meritocráticas para estudantes e egressos de escolas públicas cearenses. Os dados e a discussão sobre a reflexividade permitem verificar que há entre os jovens estudantes da escola média uma considerável expectativa por uma vida educacional e futura que proporcione estabilidade e condições sociais desejáveis. Essa expectativa, no entanto, caminha junto a uma massificada adesão ao discurso meritocrático e individualista em geral, com baixa reflexão sobre os condicionantes sociais. Os relatos e dados indicam que os agentes desse universo – professores e colegas – são atores significativos no processo de construção dessa visão. Contudo, faz-se necessário pensar sobre um possível descompasso entre expectativas dos jovens e realidade formativa proporcionada pelo novo ensino médio. Em um momento de expansão do ensino superior e da intensificação das dinâmicas econômicas baseadas no conhecimento, o papel da escola torna-se ainda mais central para garantir uma formação adequada, completa e que não produza ainda maiores distâncias educacionais entre diferentes grupos sociais, sobretudo no já grave contexto brasileiro de desigualdades sociais e educacionais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108 10.1590/S1678-4634202450273348por |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202450273348por |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108/203816 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108/203817 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108/203818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e273348 Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e273348 Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e273348 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1800237484879118336 |