Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Danyelle Nilin
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Lima Filho, Irapuan Peixoto, Santos , Harlon Romariz Rabelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108
Resumo: Este artigo propõe fazer uma discussão geral sobre a reforma do ensino médio, refletindo em que medida alguns conteúdos e algumas práticas propostas convergem para conceitos e discursos de base individualista e meritocrática, já presentes no ambiente da escola pública, mas reforçados por essas mudanças. A partir de um conjunto amplo de pesquisas realizadas entre 2019 e 2022, busca-se captar percepções meritocráticas para estudantes e egressos de escolas públicas cearenses. Os dados e a discussão sobre a reflexividade permitem verificar que há entre os jovens estudantes da escola média uma considerável expectativa por uma vida educacional e futura que proporcione estabilidade e condições sociais desejáveis. Essa expectativa, no entanto, caminha junto a uma massificada adesão ao discurso meritocrático e individualista em geral, com baixa reflexão sobre os condicionantes sociais. Os relatos e dados indicam que os agentes desse universo – professores e colegas – são atores significativos no processo de construção dessa visão. Contudo, faz-se necessário pensar sobre um possível descompasso entre expectativas dos jovens e realidade formativa proporcionada pelo novo ensino médio. Em um momento de expansão do ensino superior e da intensificação das dinâmicas econômicas baseadas no conhecimento, o papel da escola torna-se ainda mais central para garantir uma formação adequada, completa e que não produza ainda maiores distâncias educacionais entre diferentes grupos sociais, sobretudo no já grave contexto brasileiro de desigualdades sociais e educacionais.
id USP-11_5ddbcfb97b8d7deef04c2e7d6cacddc3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/224108
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantesPublic schools and meritocratic discourse: high school reform proposals and student expectationsPublic schoolMeritocracyHigh school reformYouthReflexivitiesEscola públicaMeritocraciaReforma do ensino médioJuventudesReflexividadesEste artigo propõe fazer uma discussão geral sobre a reforma do ensino médio, refletindo em que medida alguns conteúdos e algumas práticas propostas convergem para conceitos e discursos de base individualista e meritocrática, já presentes no ambiente da escola pública, mas reforçados por essas mudanças. A partir de um conjunto amplo de pesquisas realizadas entre 2019 e 2022, busca-se captar percepções meritocráticas para estudantes e egressos de escolas públicas cearenses. Os dados e a discussão sobre a reflexividade permitem verificar que há entre os jovens estudantes da escola média uma considerável expectativa por uma vida educacional e futura que proporcione estabilidade e condições sociais desejáveis. Essa expectativa, no entanto, caminha junto a uma massificada adesão ao discurso meritocrático e individualista em geral, com baixa reflexão sobre os condicionantes sociais. Os relatos e dados indicam que os agentes desse universo – professores e colegas – são atores significativos no processo de construção dessa visão. Contudo, faz-se necessário pensar sobre um possível descompasso entre expectativas dos jovens e realidade formativa proporcionada pelo novo ensino médio. Em um momento de expansão do ensino superior e da intensificação das dinâmicas econômicas baseadas no conhecimento, o papel da escola torna-se ainda mais central para garantir uma formação adequada, completa e que não produza ainda maiores distâncias educacionais entre diferentes grupos sociais, sobretudo no já grave contexto brasileiro de desigualdades sociais e educacionais.This article discusses the reform proposals for secondary education, reflecting on the extent to which some of the proposed contents and practices converge with individualistic and meritocratic concepts and discourses already present in the public school environment, but now reinforced. Based on a broad set of surveys conducted between 2019 and 2022, it seeks to capture the meritocratic perceptions of public school students from Ceará. Reflexive data analysis allowed us to identify a considerable expectation among high school students for an educational and future life that provides stability and desirable social conditions. Such expectation, however, goes hand in hand with a mass adherence to meritocratic and individualistic discourse in general, with little reflection on social conditioning factors. The reports and data indicate that school agents—teachers and classmates—are significant players in the process of constructing this view. However, one must consider a possible mismatch between young people’s expectations and the educational reality provided by this new high school. At a time when higher education is expanding and knowledge-based economic dynamics are intensifying, schools play an increasingly key role in ensuring an adequate, complete education as to not produce even greater educational gaps between different social groups, especially in Brazil’s already serious context of social and educational inequalities.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2024-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/22410810.1590/S1678-4634202450273348porEducação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e273348Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e273348Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e2733481678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108/203816https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108/203817https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108/203818Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Danyelle NilinLima Filho, Irapuan PeixotoSantos , Harlon Romariz Rabelo2024-04-20T00:53:46Zoai:revistas.usp.br:article/224108Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2024-04-20T00:53:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes
Public schools and meritocratic discourse: high school reform proposals and student expectations
title Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes
spellingShingle Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes
Gonçalves, Danyelle Nilin
Public school
Meritocracy
High school reform
Youth
Reflexivities
Escola pública
Meritocracia
Reforma do ensino médio
Juventudes
Reflexividades
title_short Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes
title_full Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes
title_fullStr Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes
title_full_unstemmed Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes
title_sort Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes
author Gonçalves, Danyelle Nilin
author_facet Gonçalves, Danyelle Nilin
Lima Filho, Irapuan Peixoto
Santos , Harlon Romariz Rabelo
author_role author
author2 Lima Filho, Irapuan Peixoto
Santos , Harlon Romariz Rabelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Danyelle Nilin
Lima Filho, Irapuan Peixoto
Santos , Harlon Romariz Rabelo
dc.subject.por.fl_str_mv Public school
Meritocracy
High school reform
Youth
Reflexivities
Escola pública
Meritocracia
Reforma do ensino médio
Juventudes
Reflexividades
topic Public school
Meritocracy
High school reform
Youth
Reflexivities
Escola pública
Meritocracia
Reforma do ensino médio
Juventudes
Reflexividades
description Este artigo propõe fazer uma discussão geral sobre a reforma do ensino médio, refletindo em que medida alguns conteúdos e algumas práticas propostas convergem para conceitos e discursos de base individualista e meritocrática, já presentes no ambiente da escola pública, mas reforçados por essas mudanças. A partir de um conjunto amplo de pesquisas realizadas entre 2019 e 2022, busca-se captar percepções meritocráticas para estudantes e egressos de escolas públicas cearenses. Os dados e a discussão sobre a reflexividade permitem verificar que há entre os jovens estudantes da escola média uma considerável expectativa por uma vida educacional e futura que proporcione estabilidade e condições sociais desejáveis. Essa expectativa, no entanto, caminha junto a uma massificada adesão ao discurso meritocrático e individualista em geral, com baixa reflexão sobre os condicionantes sociais. Os relatos e dados indicam que os agentes desse universo – professores e colegas – são atores significativos no processo de construção dessa visão. Contudo, faz-se necessário pensar sobre um possível descompasso entre expectativas dos jovens e realidade formativa proporcionada pelo novo ensino médio. Em um momento de expansão do ensino superior e da intensificação das dinâmicas econômicas baseadas no conhecimento, o papel da escola torna-se ainda mais central para garantir uma formação adequada, completa e que não produza ainda maiores distâncias educacionais entre diferentes grupos sociais, sobretudo no já grave contexto brasileiro de desigualdades sociais e educacionais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108
10.1590/S1678-4634202450273348por
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202450273348por
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108/203816
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108/203817
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224108/203818
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e273348
Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e273348
Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e273348
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1800237484879118336