The Internet goes to school: mastery and incorporation of cultural tools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordan, Marcelo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27962
Resumo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar o processo de introdução da internet em uma comunidade escolar, e verificar como o domínio e a apropriação da ferramenta cultural e os propósitos da ação mediada condicionam esse processo. A partir da descrição e análise desse processo, identificam-se os elementos condicionantes do domínio e da apropriação das ferramentas culturais, tendo como suposto o conceito de ambientes telemáticos. Definem-se ambientes da internet a partir do conceito de ferramenta cultural e das propriedades da ação mediada. Descreve-se a introdução da internet em uma escola no curso de um programa de formação continuada, de onde se obtêm evidências da determinação dos propósitos e das formas de uso da ferramenta cultural pelos agentes sobre os processos de elaboração de significados, e de apropriação do correio eletrônico pelos professores e pela instituição. Analisam-se as modalidades discursivas observadas nos diálogos para explicar as ações internas e externas realizadas pelos professores, a partir das quais se discute a interação entre a estrutura discursiva e a estrutura das ações mediadas, bem como as funções do diálogo e da ferramenta cultural na elaboração de significados. Apresentam-se razões para se realizarem programas de formação continuada sobre o uso da internet, no interior da escola, justificadas pelas transformações observadas na ambiência de ensino e aprendizagem.
id USP-11_64e898f645a02794a3d0a4432f8d096d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/27962
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling The Internet goes to school: mastery and incorporation of cultural tools A internet vai à escola: domínio e apropriação de ferramentas culturais Ação mediadaDiscursoFormação continuadaInternetMediated actionDiscourseSchoolContinuing educationInternet O objetivo deste artigo é descrever e analisar o processo de introdução da internet em uma comunidade escolar, e verificar como o domínio e a apropriação da ferramenta cultural e os propósitos da ação mediada condicionam esse processo. A partir da descrição e análise desse processo, identificam-se os elementos condicionantes do domínio e da apropriação das ferramentas culturais, tendo como suposto o conceito de ambientes telemáticos. Definem-se ambientes da internet a partir do conceito de ferramenta cultural e das propriedades da ação mediada. Descreve-se a introdução da internet em uma escola no curso de um programa de formação continuada, de onde se obtêm evidências da determinação dos propósitos e das formas de uso da ferramenta cultural pelos agentes sobre os processos de elaboração de significados, e de apropriação do correio eletrônico pelos professores e pela instituição. Analisam-se as modalidades discursivas observadas nos diálogos para explicar as ações internas e externas realizadas pelos professores, a partir das quais se discute a interação entre a estrutura discursiva e a estrutura das ações mediadas, bem como as funções do diálogo e da ferramenta cultural na elaboração de significados. Apresentam-se razões para se realizarem programas de formação continuada sobre o uso da internet, no interior da escola, justificadas pelas transformações observadas na ambiência de ensino e aprendizagem. The objective of this article is to describe and analyze the process of introduction of the Internet in a school community, and to observe how the mastery and incorporation of the cultural tool and the purposes of the mediated action intervene in that process. From the description and analysis of the process, the elements intervening in the mastery and incorporation of the cultural tools are identified, based on the concept of telematic environments. Internet environments are defined based on the concept of cultural tool, and from the properties of mediated action. The introduction of the Internet at a school in a continuing education course is described, whence evidence is obtained of the preponderance of the purposes and manners of use of the cultural tool by the agents over the processes of creation of meanings, and of the incorporation of electronic mail by teachers and institution. The discursive modes observed in the dialogues are analyzed to explain teachers' internal and external actions, from which a discussion is made about the interaction between discursive structure and structure of mediated actions, as well as on the functions of the dialogue and of the cultural tool in the production of meanings. Reasons are presented for the provision of programs of continuing education on the use of the Internet within schools, justified by the transformations observed in the teaching and learning milieu. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2005-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2796210.1590/S1517-97022005000100005Educação e Pesquisa; v. 31 n. 1 (2005); 57-78Educação e Pesquisa; Vol. 31 No. 1 (2005); 57-78Educação e Pesquisa; Vol. 31 Núm. 1 (2005); 57-781678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27962/29734Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessGiordan, Marcelo2014-10-24T15:41:52Zoai:revistas.usp.br:article/27962Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:41:52Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The Internet goes to school: mastery and incorporation of cultural tools
A internet vai à escola: domínio e apropriação de ferramentas culturais
title The Internet goes to school: mastery and incorporation of cultural tools
spellingShingle The Internet goes to school: mastery and incorporation of cultural tools
Giordan, Marcelo
Ação mediada
Discurso
Formação continuada
Internet
Mediated action
Discourse
School
Continuing education
Internet
title_short The Internet goes to school: mastery and incorporation of cultural tools
title_full The Internet goes to school: mastery and incorporation of cultural tools
title_fullStr The Internet goes to school: mastery and incorporation of cultural tools
title_full_unstemmed The Internet goes to school: mastery and incorporation of cultural tools
title_sort The Internet goes to school: mastery and incorporation of cultural tools
author Giordan, Marcelo
author_facet Giordan, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordan, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Ação mediada
Discurso
Formação continuada
Internet
Mediated action
Discourse
School
Continuing education
Internet
topic Ação mediada
Discurso
Formação continuada
Internet
Mediated action
Discourse
School
Continuing education
Internet
description O objetivo deste artigo é descrever e analisar o processo de introdução da internet em uma comunidade escolar, e verificar como o domínio e a apropriação da ferramenta cultural e os propósitos da ação mediada condicionam esse processo. A partir da descrição e análise desse processo, identificam-se os elementos condicionantes do domínio e da apropriação das ferramentas culturais, tendo como suposto o conceito de ambientes telemáticos. Definem-se ambientes da internet a partir do conceito de ferramenta cultural e das propriedades da ação mediada. Descreve-se a introdução da internet em uma escola no curso de um programa de formação continuada, de onde se obtêm evidências da determinação dos propósitos e das formas de uso da ferramenta cultural pelos agentes sobre os processos de elaboração de significados, e de apropriação do correio eletrônico pelos professores e pela instituição. Analisam-se as modalidades discursivas observadas nos diálogos para explicar as ações internas e externas realizadas pelos professores, a partir das quais se discute a interação entre a estrutura discursiva e a estrutura das ações mediadas, bem como as funções do diálogo e da ferramenta cultural na elaboração de significados. Apresentam-se razões para se realizarem programas de formação continuada sobre o uso da internet, no interior da escola, justificadas pelas transformações observadas na ambiência de ensino e aprendizagem.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27962
10.1590/S1517-97022005000100005
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27962
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022005000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27962/29734
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 31 n. 1 (2005); 57-78
Educação e Pesquisa; Vol. 31 No. 1 (2005); 57-78
Educação e Pesquisa; Vol. 31 Núm. 1 (2005); 57-78
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713810722717696