Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Zulmira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ventura, Paulo Cezar Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28075
Resumo: A realização deste estudo deu-se a partir da hipótese de que as instituições educacionais ou redes de ensino podem utilizar a internet para estabelecer uma nova forma de contato administrativo e pedagógico dentro das suas comunidades escolares. O referencial teórico parte de elementos como mudanças sociais, culturais e tecnológicas para, em seguida, situar em tal contexto o educador e sua apropriação da cultura tecnológica. Ao final, aborda a constituição de redes sociotécnicas no meio educacional, tendo a internet como elemento facilitador. Para isso, trata também de temas como as redes sociais e os portais educacionais. Em campo, buscou-se investigar o processo de constituição de uma rede sociotécnica em uma rede municipal de ensino. Por meio de observações, levantamentos, questionários e entrevistas, realizou-se um estudo de caso, no qual foi possível acompanhar a criação, implantação e utilização de um portal na internet, caracterizado como um novo espaço de comunicação, de interação e de troca de informações entre a comunidade escolar. A investigação concentrou-se na figura do educador e sua percepção acerca desse espaço. Acreditando que a relação entre o homem e a tecnologia envolve um processo de apropriação da cultura tecnológica, que influencia diretamente a sua atuação na sociedade em rede, pôde-se concluir que portais educacionais podem ser utilizados por instituições de ensino, de forma produtiva e colaborativa, entre todos os atores da comunidade educacional, desde que em tal processo se leve em consideração, dentre outros aspectos, a cultura tecnológica dessa comunidade.
id USP-11_6935f6ca4e30f73740cb40647f8ec5d4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/28075
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal Cultura tecnológica e redes sociotécnicas: um estudo sobre o portal da rede municipal de ensino de São Paulo Cultura tecnológicaRede sociotécnicaEducaçãoTechnological cultureSociotechnical networkEducation A realização deste estudo deu-se a partir da hipótese de que as instituições educacionais ou redes de ensino podem utilizar a internet para estabelecer uma nova forma de contato administrativo e pedagógico dentro das suas comunidades escolares. O referencial teórico parte de elementos como mudanças sociais, culturais e tecnológicas para, em seguida, situar em tal contexto o educador e sua apropriação da cultura tecnológica. Ao final, aborda a constituição de redes sociotécnicas no meio educacional, tendo a internet como elemento facilitador. Para isso, trata também de temas como as redes sociais e os portais educacionais. Em campo, buscou-se investigar o processo de constituição de uma rede sociotécnica em uma rede municipal de ensino. Por meio de observações, levantamentos, questionários e entrevistas, realizou-se um estudo de caso, no qual foi possível acompanhar a criação, implantação e utilização de um portal na internet, caracterizado como um novo espaço de comunicação, de interação e de troca de informações entre a comunidade escolar. A investigação concentrou-se na figura do educador e sua percepção acerca desse espaço. Acreditando que a relação entre o homem e a tecnologia envolve um processo de apropriação da cultura tecnológica, que influencia diretamente a sua atuação na sociedade em rede, pôde-se concluir que portais educacionais podem ser utilizados por instituições de ensino, de forma produtiva e colaborativa, entre todos os atores da comunidade educacional, desde que em tal processo se leve em consideração, dentre outros aspectos, a cultura tecnológica dessa comunidade. The point of departure for this study is the hypothesis that educational institutions and school systems can use the Internet to establish a new form of administrative and pedagogical contact within their school communities. The theoretical framework involves elements such as social, cultural, and technological change, situating in this context the educator and his/her appropriation of the technological culture. It then deals with the constitution of sociotechnical networks in the educational environment, having the Internet as a facilitator. In so doing, the text also touches on the issues of social networks and educational web portals. The fieldwork investigated the process of constitution of a sociotechnical network in a municipal school system. Observations, assessments, questionnaires, and interviews built a case study, in which it was possible to follow the creation, implementation, and use of an Internet portal as a new space for the communication, interaction, and exchange of information among the school community. The investigation centered on the figure of the educator and of his/her perception of this space. Based on the assumption that our relationship to technology entails a process of appropriation of the technological culture, which directly influences our actions in this networked society, we conclude that educational web portals can be used by schools in a productive way, in collaboration among the various agents of the educational community, once this process takes into account, amongst other factors, the technological culture of that particular community. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2807510.1590/S1517-97022008000100005Educação e Pesquisa; v. 34 n. 1 (2008); 63-75Educação e Pesquisa; Vol. 34 No. 1 (2008); 63-75Educação e Pesquisa; Vol. 34 Núm. 1 (2008); 63-751678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28075/29883Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, ZulmiraVentura, Paulo Cezar Santos2014-10-24T15:45:04Zoai:revistas.usp.br:article/28075Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:45:04Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal
Cultura tecnológica e redes sociotécnicas: um estudo sobre o portal da rede municipal de ensino de São Paulo
title Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal
spellingShingle Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal
Medeiros, Zulmira
Cultura tecnológica
Rede sociotécnica
Educação
Technological culture
Sociotechnical network
Education
title_short Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal
title_full Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal
title_fullStr Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal
title_full_unstemmed Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal
title_sort Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal
author Medeiros, Zulmira
author_facet Medeiros, Zulmira
Ventura, Paulo Cezar Santos
author_role author
author2 Ventura, Paulo Cezar Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Zulmira
Ventura, Paulo Cezar Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura tecnológica
Rede sociotécnica
Educação
Technological culture
Sociotechnical network
Education
topic Cultura tecnológica
Rede sociotécnica
Educação
Technological culture
Sociotechnical network
Education
description A realização deste estudo deu-se a partir da hipótese de que as instituições educacionais ou redes de ensino podem utilizar a internet para estabelecer uma nova forma de contato administrativo e pedagógico dentro das suas comunidades escolares. O referencial teórico parte de elementos como mudanças sociais, culturais e tecnológicas para, em seguida, situar em tal contexto o educador e sua apropriação da cultura tecnológica. Ao final, aborda a constituição de redes sociotécnicas no meio educacional, tendo a internet como elemento facilitador. Para isso, trata também de temas como as redes sociais e os portais educacionais. Em campo, buscou-se investigar o processo de constituição de uma rede sociotécnica em uma rede municipal de ensino. Por meio de observações, levantamentos, questionários e entrevistas, realizou-se um estudo de caso, no qual foi possível acompanhar a criação, implantação e utilização de um portal na internet, caracterizado como um novo espaço de comunicação, de interação e de troca de informações entre a comunidade escolar. A investigação concentrou-se na figura do educador e sua percepção acerca desse espaço. Acreditando que a relação entre o homem e a tecnologia envolve um processo de apropriação da cultura tecnológica, que influencia diretamente a sua atuação na sociedade em rede, pôde-se concluir que portais educacionais podem ser utilizados por instituições de ensino, de forma produtiva e colaborativa, entre todos os atores da comunidade educacional, desde que em tal processo se leve em consideração, dentre outros aspectos, a cultura tecnológica dessa comunidade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28075
10.1590/S1517-97022008000100005
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28075
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022008000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28075/29883
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 34 n. 1 (2008); 63-75
Educação e Pesquisa; Vol. 34 No. 1 (2008); 63-75
Educação e Pesquisa; Vol. 34 Núm. 1 (2008); 63-75
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713811241762816