Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28075 |
Resumo: | A realização deste estudo deu-se a partir da hipótese de que as instituições educacionais ou redes de ensino podem utilizar a internet para estabelecer uma nova forma de contato administrativo e pedagógico dentro das suas comunidades escolares. O referencial teórico parte de elementos como mudanças sociais, culturais e tecnológicas para, em seguida, situar em tal contexto o educador e sua apropriação da cultura tecnológica. Ao final, aborda a constituição de redes sociotécnicas no meio educacional, tendo a internet como elemento facilitador. Para isso, trata também de temas como as redes sociais e os portais educacionais. Em campo, buscou-se investigar o processo de constituição de uma rede sociotécnica em uma rede municipal de ensino. Por meio de observações, levantamentos, questionários e entrevistas, realizou-se um estudo de caso, no qual foi possível acompanhar a criação, implantação e utilização de um portal na internet, caracterizado como um novo espaço de comunicação, de interação e de troca de informações entre a comunidade escolar. A investigação concentrou-se na figura do educador e sua percepção acerca desse espaço. Acreditando que a relação entre o homem e a tecnologia envolve um processo de apropriação da cultura tecnológica, que influencia diretamente a sua atuação na sociedade em rede, pôde-se concluir que portais educacionais podem ser utilizados por instituições de ensino, de forma produtiva e colaborativa, entre todos os atores da comunidade educacional, desde que em tal processo se leve em consideração, dentre outros aspectos, a cultura tecnológica dessa comunidade. |
id |
USP-11_6935f6ca4e30f73740cb40647f8ec5d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/28075 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal Cultura tecnológica e redes sociotécnicas: um estudo sobre o portal da rede municipal de ensino de São Paulo Cultura tecnológicaRede sociotécnicaEducaçãoTechnological cultureSociotechnical networkEducation A realização deste estudo deu-se a partir da hipótese de que as instituições educacionais ou redes de ensino podem utilizar a internet para estabelecer uma nova forma de contato administrativo e pedagógico dentro das suas comunidades escolares. O referencial teórico parte de elementos como mudanças sociais, culturais e tecnológicas para, em seguida, situar em tal contexto o educador e sua apropriação da cultura tecnológica. Ao final, aborda a constituição de redes sociotécnicas no meio educacional, tendo a internet como elemento facilitador. Para isso, trata também de temas como as redes sociais e os portais educacionais. Em campo, buscou-se investigar o processo de constituição de uma rede sociotécnica em uma rede municipal de ensino. Por meio de observações, levantamentos, questionários e entrevistas, realizou-se um estudo de caso, no qual foi possível acompanhar a criação, implantação e utilização de um portal na internet, caracterizado como um novo espaço de comunicação, de interação e de troca de informações entre a comunidade escolar. A investigação concentrou-se na figura do educador e sua percepção acerca desse espaço. Acreditando que a relação entre o homem e a tecnologia envolve um processo de apropriação da cultura tecnológica, que influencia diretamente a sua atuação na sociedade em rede, pôde-se concluir que portais educacionais podem ser utilizados por instituições de ensino, de forma produtiva e colaborativa, entre todos os atores da comunidade educacional, desde que em tal processo se leve em consideração, dentre outros aspectos, a cultura tecnológica dessa comunidade. The point of departure for this study is the hypothesis that educational institutions and school systems can use the Internet to establish a new form of administrative and pedagogical contact within their school communities. The theoretical framework involves elements such as social, cultural, and technological change, situating in this context the educator and his/her appropriation of the technological culture. It then deals with the constitution of sociotechnical networks in the educational environment, having the Internet as a facilitator. In so doing, the text also touches on the issues of social networks and educational web portals. The fieldwork investigated the process of constitution of a sociotechnical network in a municipal school system. Observations, assessments, questionnaires, and interviews built a case study, in which it was possible to follow the creation, implementation, and use of an Internet portal as a new space for the communication, interaction, and exchange of information among the school community. The investigation centered on the figure of the educator and of his/her perception of this space. Based on the assumption that our relationship to technology entails a process of appropriation of the technological culture, which directly influences our actions in this networked society, we conclude that educational web portals can be used by schools in a productive way, in collaboration among the various agents of the educational community, once this process takes into account, amongst other factors, the technological culture of that particular community. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2807510.1590/S1517-97022008000100005Educação e Pesquisa; v. 34 n. 1 (2008); 63-75Educação e Pesquisa; Vol. 34 No. 1 (2008); 63-75Educação e Pesquisa; Vol. 34 Núm. 1 (2008); 63-751678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28075/29883Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, ZulmiraVentura, Paulo Cezar Santos2014-10-24T15:45:04Zoai:revistas.usp.br:article/28075Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:45:04Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal Cultura tecnológica e redes sociotécnicas: um estudo sobre o portal da rede municipal de ensino de São Paulo |
title |
Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal |
spellingShingle |
Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal Medeiros, Zulmira Cultura tecnológica Rede sociotécnica Educação Technological culture Sociotechnical network Education |
title_short |
Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal |
title_full |
Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal |
title_fullStr |
Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal |
title_full_unstemmed |
Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal |
title_sort |
Technological culture and sociotechnical networks: a study of the São Paulo municipal school system web portal |
author |
Medeiros, Zulmira |
author_facet |
Medeiros, Zulmira Ventura, Paulo Cezar Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ventura, Paulo Cezar Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Zulmira Ventura, Paulo Cezar Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura tecnológica Rede sociotécnica Educação Technological culture Sociotechnical network Education |
topic |
Cultura tecnológica Rede sociotécnica Educação Technological culture Sociotechnical network Education |
description |
A realização deste estudo deu-se a partir da hipótese de que as instituições educacionais ou redes de ensino podem utilizar a internet para estabelecer uma nova forma de contato administrativo e pedagógico dentro das suas comunidades escolares. O referencial teórico parte de elementos como mudanças sociais, culturais e tecnológicas para, em seguida, situar em tal contexto o educador e sua apropriação da cultura tecnológica. Ao final, aborda a constituição de redes sociotécnicas no meio educacional, tendo a internet como elemento facilitador. Para isso, trata também de temas como as redes sociais e os portais educacionais. Em campo, buscou-se investigar o processo de constituição de uma rede sociotécnica em uma rede municipal de ensino. Por meio de observações, levantamentos, questionários e entrevistas, realizou-se um estudo de caso, no qual foi possível acompanhar a criação, implantação e utilização de um portal na internet, caracterizado como um novo espaço de comunicação, de interação e de troca de informações entre a comunidade escolar. A investigação concentrou-se na figura do educador e sua percepção acerca desse espaço. Acreditando que a relação entre o homem e a tecnologia envolve um processo de apropriação da cultura tecnológica, que influencia diretamente a sua atuação na sociedade em rede, pôde-se concluir que portais educacionais podem ser utilizados por instituições de ensino, de forma produtiva e colaborativa, entre todos os atores da comunidade educacional, desde que em tal processo se leve em consideração, dentre outros aspectos, a cultura tecnológica dessa comunidade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28075 10.1590/S1517-97022008000100005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28075 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1517-97022008000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28075/29883 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 34 n. 1 (2008); 63-75 Educação e Pesquisa; Vol. 34 No. 1 (2008); 63-75 Educação e Pesquisa; Vol. 34 Núm. 1 (2008); 63-75 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713811241762816 |