António Nóvoa: uma vida para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boto, Carlota
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157254
Resumo: Um dos maiores especialistas internacionais no campo da História da Educação, António Nóvoa também se notabilizou no campo da Educação Comparada e no território do que poderíamos compreender por história da formação docente. É autor de referência nos estudos a respeito das políticas educativas, especialmente aquelas desenvolvidas pela União Europeia. É reputado como um dos maiores conhecedores do repertório da área da educação, tendo absoluto reconhecimento internacional, especialmente na Europa e nas Américas do Norte e do Sul. Hoje é, nesse sentido, uma voz fundamental no debate educacional contemporâneo, abordando aspectos acerca da organização histórica e da atualidade do moderno modelo escolar. Sua obra confere maior historicidade à educação comparada e introduz a comparação nos estudos históricos. Ele preocupa-se em desenvolver trabalhos de pesquisa voltados para a conexão entre a dimensão local e a estatura global. A inventividade de seu trabalho tem sido reconhecida pelo impacto de sua obra em termos internacionais. Nesta instigante entrevista, António Nóvoa conta-nos como se formou professor, faz uma avaliação de seu percurso no campo da História da Educação e oferecenos pistas para analisar a escola contemporânea e o traçado por ela desenhado com vistas ao futuro.
id USP-11_6cf0478da0f3f6451e3ea7c22b3d8a48
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/157254
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling António Nóvoa: uma vida para a educaçãoAntónio Nóvoa: a life for educationAntónio NóvoaHistory of educationTeacher trainingComparative educationSchool modelAntónio NóvoaHistória da educaçãoFormação de professoresEducação comparadaModelo escolarUm dos maiores especialistas internacionais no campo da História da Educação, António Nóvoa também se notabilizou no campo da Educação Comparada e no território do que poderíamos compreender por história da formação docente. É autor de referência nos estudos a respeito das políticas educativas, especialmente aquelas desenvolvidas pela União Europeia. É reputado como um dos maiores conhecedores do repertório da área da educação, tendo absoluto reconhecimento internacional, especialmente na Europa e nas Américas do Norte e do Sul. Hoje é, nesse sentido, uma voz fundamental no debate educacional contemporâneo, abordando aspectos acerca da organização histórica e da atualidade do moderno modelo escolar. Sua obra confere maior historicidade à educação comparada e introduz a comparação nos estudos históricos. Ele preocupa-se em desenvolver trabalhos de pesquisa voltados para a conexão entre a dimensão local e a estatura global. A inventividade de seu trabalho tem sido reconhecida pelo impacto de sua obra em termos internacionais. Nesta instigante entrevista, António Nóvoa conta-nos como se formou professor, faz uma avaliação de seu percurso no campo da História da Educação e oferecenos pistas para analisar a escola contemporânea e o traçado por ela desenhado com vistas ao futuro.One of the greatest international experts in the field of History of Education, António Nóvoa was also notable in the field of Comparative Education and in the territory of what we could understand by history of teacher education. He is a reference author in studies on educational policies, especially those developed by the European Union. He is regarded as one of the greatest experts in the field of education, with absolute international recognition, especially in Europe and North and South America. Today he is, in this sense, a key voice in the contemporary educational debate, addressing aspects about the historical organization and the current “school model”. His work gives greater historicity to comparative education and introduces comparison in historical studies. He is concerned with developing research papers focused on the connection between the local dimension and global stature. The inventiveness of his work has been recognized by the impact of his writings internationally. In this instigating interview, António Nóvoa tells us about his teacher training, makes an evaluation of his career in the field of history of education, and offers us clues to analyze the contemporary school and its design with a view to the future.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15725410.1590/s1678-4634201844002003Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e201844002003Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e201844002003Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e2018440020031678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157254/152632Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBoto, Carlota2019-04-23T13:28:33Zoai:revistas.usp.br:article/157254Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2019-04-23T13:28:33Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv António Nóvoa: uma vida para a educação
António Nóvoa: a life for education
title António Nóvoa: uma vida para a educação
spellingShingle António Nóvoa: uma vida para a educação
Boto, Carlota
António Nóvoa
History of education
Teacher training
Comparative education
School model
António Nóvoa
História da educação
Formação de professores
Educação comparada
Modelo escolar
title_short António Nóvoa: uma vida para a educação
title_full António Nóvoa: uma vida para a educação
title_fullStr António Nóvoa: uma vida para a educação
title_full_unstemmed António Nóvoa: uma vida para a educação
title_sort António Nóvoa: uma vida para a educação
author Boto, Carlota
author_facet Boto, Carlota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boto, Carlota
dc.subject.por.fl_str_mv António Nóvoa
History of education
Teacher training
Comparative education
School model
António Nóvoa
História da educação
Formação de professores
Educação comparada
Modelo escolar
topic António Nóvoa
History of education
Teacher training
Comparative education
School model
António Nóvoa
História da educação
Formação de professores
Educação comparada
Modelo escolar
description Um dos maiores especialistas internacionais no campo da História da Educação, António Nóvoa também se notabilizou no campo da Educação Comparada e no território do que poderíamos compreender por história da formação docente. É autor de referência nos estudos a respeito das políticas educativas, especialmente aquelas desenvolvidas pela União Europeia. É reputado como um dos maiores conhecedores do repertório da área da educação, tendo absoluto reconhecimento internacional, especialmente na Europa e nas Américas do Norte e do Sul. Hoje é, nesse sentido, uma voz fundamental no debate educacional contemporâneo, abordando aspectos acerca da organização histórica e da atualidade do moderno modelo escolar. Sua obra confere maior historicidade à educação comparada e introduz a comparação nos estudos históricos. Ele preocupa-se em desenvolver trabalhos de pesquisa voltados para a conexão entre a dimensão local e a estatura global. A inventividade de seu trabalho tem sido reconhecida pelo impacto de sua obra em termos internacionais. Nesta instigante entrevista, António Nóvoa conta-nos como se formou professor, faz uma avaliação de seu percurso no campo da História da Educação e oferecenos pistas para analisar a escola contemporânea e o traçado por ela desenhado com vistas ao futuro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157254
10.1590/s1678-4634201844002003
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157254
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201844002003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157254/152632
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e201844002003
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e201844002003
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e201844002003
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713812676214784