António Nóvoa: uma vida para a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157254 |
Resumo: | Um dos maiores especialistas internacionais no campo da História da Educação, António Nóvoa também se notabilizou no campo da Educação Comparada e no território do que poderíamos compreender por história da formação docente. É autor de referência nos estudos a respeito das políticas educativas, especialmente aquelas desenvolvidas pela União Europeia. É reputado como um dos maiores conhecedores do repertório da área da educação, tendo absoluto reconhecimento internacional, especialmente na Europa e nas Américas do Norte e do Sul. Hoje é, nesse sentido, uma voz fundamental no debate educacional contemporâneo, abordando aspectos acerca da organização histórica e da atualidade do moderno modelo escolar. Sua obra confere maior historicidade à educação comparada e introduz a comparação nos estudos históricos. Ele preocupa-se em desenvolver trabalhos de pesquisa voltados para a conexão entre a dimensão local e a estatura global. A inventividade de seu trabalho tem sido reconhecida pelo impacto de sua obra em termos internacionais. Nesta instigante entrevista, António Nóvoa conta-nos como se formou professor, faz uma avaliação de seu percurso no campo da História da Educação e oferecenos pistas para analisar a escola contemporânea e o traçado por ela desenhado com vistas ao futuro. |
id |
USP-11_6cf0478da0f3f6451e3ea7c22b3d8a48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/157254 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
António Nóvoa: uma vida para a educaçãoAntónio Nóvoa: a life for educationAntónio NóvoaHistory of educationTeacher trainingComparative educationSchool modelAntónio NóvoaHistória da educaçãoFormação de professoresEducação comparadaModelo escolarUm dos maiores especialistas internacionais no campo da História da Educação, António Nóvoa também se notabilizou no campo da Educação Comparada e no território do que poderíamos compreender por história da formação docente. É autor de referência nos estudos a respeito das políticas educativas, especialmente aquelas desenvolvidas pela União Europeia. É reputado como um dos maiores conhecedores do repertório da área da educação, tendo absoluto reconhecimento internacional, especialmente na Europa e nas Américas do Norte e do Sul. Hoje é, nesse sentido, uma voz fundamental no debate educacional contemporâneo, abordando aspectos acerca da organização histórica e da atualidade do moderno modelo escolar. Sua obra confere maior historicidade à educação comparada e introduz a comparação nos estudos históricos. Ele preocupa-se em desenvolver trabalhos de pesquisa voltados para a conexão entre a dimensão local e a estatura global. A inventividade de seu trabalho tem sido reconhecida pelo impacto de sua obra em termos internacionais. Nesta instigante entrevista, António Nóvoa conta-nos como se formou professor, faz uma avaliação de seu percurso no campo da História da Educação e oferecenos pistas para analisar a escola contemporânea e o traçado por ela desenhado com vistas ao futuro.One of the greatest international experts in the field of History of Education, António Nóvoa was also notable in the field of Comparative Education and in the territory of what we could understand by history of teacher education. He is a reference author in studies on educational policies, especially those developed by the European Union. He is regarded as one of the greatest experts in the field of education, with absolute international recognition, especially in Europe and North and South America. Today he is, in this sense, a key voice in the contemporary educational debate, addressing aspects about the historical organization and the current “school model”. His work gives greater historicity to comparative education and introduces comparison in historical studies. He is concerned with developing research papers focused on the connection between the local dimension and global stature. The inventiveness of his work has been recognized by the impact of his writings internationally. In this instigating interview, António Nóvoa tells us about his teacher training, makes an evaluation of his career in the field of history of education, and offers us clues to analyze the contemporary school and its design with a view to the future.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15725410.1590/s1678-4634201844002003Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e201844002003Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e201844002003Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e2018440020031678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157254/152632Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBoto, Carlota2019-04-23T13:28:33Zoai:revistas.usp.br:article/157254Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2019-04-23T13:28:33Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
António Nóvoa: uma vida para a educação António Nóvoa: a life for education |
title |
António Nóvoa: uma vida para a educação |
spellingShingle |
António Nóvoa: uma vida para a educação Boto, Carlota António Nóvoa History of education Teacher training Comparative education School model António Nóvoa História da educação Formação de professores Educação comparada Modelo escolar |
title_short |
António Nóvoa: uma vida para a educação |
title_full |
António Nóvoa: uma vida para a educação |
title_fullStr |
António Nóvoa: uma vida para a educação |
title_full_unstemmed |
António Nóvoa: uma vida para a educação |
title_sort |
António Nóvoa: uma vida para a educação |
author |
Boto, Carlota |
author_facet |
Boto, Carlota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boto, Carlota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
António Nóvoa History of education Teacher training Comparative education School model António Nóvoa História da educação Formação de professores Educação comparada Modelo escolar |
topic |
António Nóvoa History of education Teacher training Comparative education School model António Nóvoa História da educação Formação de professores Educação comparada Modelo escolar |
description |
Um dos maiores especialistas internacionais no campo da História da Educação, António Nóvoa também se notabilizou no campo da Educação Comparada e no território do que poderíamos compreender por história da formação docente. É autor de referência nos estudos a respeito das políticas educativas, especialmente aquelas desenvolvidas pela União Europeia. É reputado como um dos maiores conhecedores do repertório da área da educação, tendo absoluto reconhecimento internacional, especialmente na Europa e nas Américas do Norte e do Sul. Hoje é, nesse sentido, uma voz fundamental no debate educacional contemporâneo, abordando aspectos acerca da organização histórica e da atualidade do moderno modelo escolar. Sua obra confere maior historicidade à educação comparada e introduz a comparação nos estudos históricos. Ele preocupa-se em desenvolver trabalhos de pesquisa voltados para a conexão entre a dimensão local e a estatura global. A inventividade de seu trabalho tem sido reconhecida pelo impacto de sua obra em termos internacionais. Nesta instigante entrevista, António Nóvoa conta-nos como se formou professor, faz uma avaliação de seu percurso no campo da História da Educação e oferecenos pistas para analisar a escola contemporânea e o traçado por ela desenhado com vistas ao futuro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157254 10.1590/s1678-4634201844002003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157254 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1678-4634201844002003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157254/152632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e201844002003 Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e201844002003 Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e201844002003 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713812676214784 |