Condicionalismos editoriais em tempo de campanha eleitoral. As presidenciais 2016 no Jornal da Noite da SIC: Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/30606 |
Resumo: | A forma como os jornalistas se comportam durante o período de campanha eleitoral exige um estudo aprofundado na medida em que seja possível colmatar eventuais falhas no cumprimento dos princípios-‐chave do jornalismo. Este trabalho assume como principal bandeira a relação entre os jornalistas, o candidato e a máquina eleitoral durante a campanha para as eleições presidenciais de 2016. O seu principal objetivo é o de validar a permeabilidade dos jornalistas à Bolha que o sistema eleitoral cria em torno do candidato, a fim de condicionar a construção da notícia. Desta forma, foi elaborada a seguinte pergunta de partida: “Como é que os jornalistas se comportam em tempo de campanha eleitoral?” O presente relatório tem como objetivo responder a esta questão mediante a análise qualitativa das peças realizadas entre os dias 10 e 22 de janeiro para o Jornal da Noite da SIC. Adicionalmente, a suportar a exposição e respetivas conclusões, encontram-‐se as entrevistas aos jornalistas e repórteres de imagem que cobriram a campanha de Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa, as personalidades em análise pelos resultados obtidos na eleição presidencial. |
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Condicionalismos editoriais em tempo de campanha eleitoral. As presidenciais 2016 no Jornal da Noite da SIC: Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da NóvoaCondicionalismos EditoriaisMarcelo Rebelo de SousaAntónio Sampaio da NóvoaBolhaCampanha PresidencialBubbleEditorial ConditionsPresidential CampaignDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA forma como os jornalistas se comportam durante o período de campanha eleitoral exige um estudo aprofundado na medida em que seja possível colmatar eventuais falhas no cumprimento dos princípios-‐chave do jornalismo. Este trabalho assume como principal bandeira a relação entre os jornalistas, o candidato e a máquina eleitoral durante a campanha para as eleições presidenciais de 2016. O seu principal objetivo é o de validar a permeabilidade dos jornalistas à Bolha que o sistema eleitoral cria em torno do candidato, a fim de condicionar a construção da notícia. Desta forma, foi elaborada a seguinte pergunta de partida: “Como é que os jornalistas se comportam em tempo de campanha eleitoral?” O presente relatório tem como objetivo responder a esta questão mediante a análise qualitativa das peças realizadas entre os dias 10 e 22 de janeiro para o Jornal da Noite da SIC. Adicionalmente, a suportar a exposição e respetivas conclusões, encontram-‐se as entrevistas aos jornalistas e repórteres de imagem que cobriram a campanha de Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa, as personalidades em análise pelos resultados obtidos na eleição presidencial.The behavior journalists present during the electoral campaign period requires an in-‐depth study in order to understand if it is possible to fix any shortcomings in the fulfillment of journalism key principles. This work assumes as its main “flag” the relationship among the journalists, the candidate and the electoral machine during the campaign for the presidential elections of 2016. Its main objective is to check the permeability of journalists to the Bubble that the electoral system creates around the candidate in order to condition the construction of the news. Especially because of this possibility, the starting question was elaborated in the following way: “How do journalists behave in times of electoral campaign?” This report will try to answer this question by means of the qualitative analysis of pieces carried out between the 10th and the 20th of January for SIC in “Jornal da Noite”. Additionally, in order to support its content and conclusions, it will also be based on the interviews with the journalists and cameramen who covered the campaign of Marcelo Rebelo de Sousa and António Sampaio da Nóvoa, the key stakeholders analyzed due to their results in the presidential election.Coelho, PedroRUNRodrigues, Inês Alves2018-02-16T16:25:59Z2017-12-202017-10-032017-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/30606TID:201791498porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:30:44Zoai:run.unl.pt:10362/30606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:30:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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