Condicionalismos editoriais em tempo de campanha eleitoral. As presidenciais 2016 no Jornal da Noite da SIC: Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Inês Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/30606
Resumo: A forma como os jornalistas se comportam durante o período de campanha eleitoral exige um estudo aprofundado na medida em que seja possível colmatar eventuais falhas no cumprimento dos princípios-­‐chave do jornalismo. Este trabalho assume como principal bandeira a relação entre os jornalistas, o candidato e a máquina eleitoral durante a campanha para as eleições presidenciais de 2016. O seu principal objetivo é o de validar a permeabilidade dos jornalistas à Bolha que o sistema eleitoral cria em torno do candidato, a fim de condicionar a construção da notícia. Desta forma, foi elaborada a seguinte pergunta de partida: “Como é que os jornalistas se comportam em tempo de campanha eleitoral?” O presente relatório tem como objetivo responder a esta questão mediante a análise qualitativa das peças realizadas entre os dias 10 e 22 de janeiro para o Jornal da Noite da SIC. Adicionalmente, a suportar a exposição e respetivas conclusões, encontram-­‐se as entrevistas aos jornalistas e repórteres de imagem que cobriram a campanha de Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa, as personalidades em análise pelos resultados obtidos na eleição presidencial.
id RCAP_52bb5f695673f91e1d7e42873df067ca
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/30606
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Condicionalismos editoriais em tempo de campanha eleitoral. As presidenciais 2016 no Jornal da Noite da SIC: Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da NóvoaCondicionalismos EditoriaisMarcelo Rebelo de SousaAntónio Sampaio da NóvoaBolhaCampanha PresidencialBubbleEditorial ConditionsPresidential CampaignDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA forma como os jornalistas se comportam durante o período de campanha eleitoral exige um estudo aprofundado na medida em que seja possível colmatar eventuais falhas no cumprimento dos princípios-­‐chave do jornalismo. Este trabalho assume como principal bandeira a relação entre os jornalistas, o candidato e a máquina eleitoral durante a campanha para as eleições presidenciais de 2016. O seu principal objetivo é o de validar a permeabilidade dos jornalistas à Bolha que o sistema eleitoral cria em torno do candidato, a fim de condicionar a construção da notícia. Desta forma, foi elaborada a seguinte pergunta de partida: “Como é que os jornalistas se comportam em tempo de campanha eleitoral?” O presente relatório tem como objetivo responder a esta questão mediante a análise qualitativa das peças realizadas entre os dias 10 e 22 de janeiro para o Jornal da Noite da SIC. Adicionalmente, a suportar a exposição e respetivas conclusões, encontram-­‐se as entrevistas aos jornalistas e repórteres de imagem que cobriram a campanha de Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa, as personalidades em análise pelos resultados obtidos na eleição presidencial.The behavior journalists present during the electoral campaign period requires an in-­‐depth study in order to understand if it is possible to fix any shortcomings in the fulfillment of journalism key principles. This work assumes as its main “flag” the relationship among the journalists, the candidate and the electoral machine during the campaign for the presidential elections of 2016. Its main objective is to check the permeability of journalists to the Bubble that the electoral system creates around the candidate in order to condition the construction of the news. Especially because of this possibility, the starting question was elaborated in the following way: “How do journalists behave in times of electoral campaign?” This report will try to answer this question by means of the qualitative analysis of pieces carried out between the 10th and the 20th of January for SIC in “Jornal da Noite”. Additionally, in order to support its content and conclusions, it will also be based on the interviews with the journalists and cameramen who covered the campaign of Marcelo Rebelo de Sousa and António Sampaio da Nóvoa, the key stakeholders analyzed due to their results in the presidential election.Coelho, PedroRUNRodrigues, Inês Alves2018-02-16T16:25:59Z2017-12-202017-10-032017-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/30606TID:201791498porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:16:52Zoai:run.unl.pt:10362/30606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:30.166004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Condicionalismos editoriais em tempo de campanha eleitoral. As presidenciais 2016 no Jornal da Noite da SIC: Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa
title Condicionalismos editoriais em tempo de campanha eleitoral. As presidenciais 2016 no Jornal da Noite da SIC: Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa
spellingShingle Condicionalismos editoriais em tempo de campanha eleitoral. As presidenciais 2016 no Jornal da Noite da SIC: Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa
Rodrigues, Inês Alves
Condicionalismos Editoriais
Marcelo Rebelo de Sousa
António Sampaio da Nóvoa
Bolha
Campanha Presidencial
Bubble
Editorial Conditions
Presidential Campaign
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Condicionalismos editoriais em tempo de campanha eleitoral. As presidenciais 2016 no Jornal da Noite da SIC: Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa
title_full Condicionalismos editoriais em tempo de campanha eleitoral. As presidenciais 2016 no Jornal da Noite da SIC: Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa
title_fullStr Condicionalismos editoriais em tempo de campanha eleitoral. As presidenciais 2016 no Jornal da Noite da SIC: Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa
title_full_unstemmed Condicionalismos editoriais em tempo de campanha eleitoral. As presidenciais 2016 no Jornal da Noite da SIC: Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa
title_sort Condicionalismos editoriais em tempo de campanha eleitoral. As presidenciais 2016 no Jornal da Noite da SIC: Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa
author Rodrigues, Inês Alves
author_facet Rodrigues, Inês Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Pedro
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Inês Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Condicionalismos Editoriais
Marcelo Rebelo de Sousa
António Sampaio da Nóvoa
Bolha
Campanha Presidencial
Bubble
Editorial Conditions
Presidential Campaign
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Condicionalismos Editoriais
Marcelo Rebelo de Sousa
António Sampaio da Nóvoa
Bolha
Campanha Presidencial
Bubble
Editorial Conditions
Presidential Campaign
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A forma como os jornalistas se comportam durante o período de campanha eleitoral exige um estudo aprofundado na medida em que seja possível colmatar eventuais falhas no cumprimento dos princípios-­‐chave do jornalismo. Este trabalho assume como principal bandeira a relação entre os jornalistas, o candidato e a máquina eleitoral durante a campanha para as eleições presidenciais de 2016. O seu principal objetivo é o de validar a permeabilidade dos jornalistas à Bolha que o sistema eleitoral cria em torno do candidato, a fim de condicionar a construção da notícia. Desta forma, foi elaborada a seguinte pergunta de partida: “Como é que os jornalistas se comportam em tempo de campanha eleitoral?” O presente relatório tem como objetivo responder a esta questão mediante a análise qualitativa das peças realizadas entre os dias 10 e 22 de janeiro para o Jornal da Noite da SIC. Adicionalmente, a suportar a exposição e respetivas conclusões, encontram-­‐se as entrevistas aos jornalistas e repórteres de imagem que cobriram a campanha de Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa, as personalidades em análise pelos resultados obtidos na eleição presidencial.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
2017-10-03
2017-12-20T00:00:00Z
2018-02-16T16:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/30606
TID:201791498
url http://hdl.handle.net/10362/30606
identifier_str_mv TID:201791498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137920574029824