Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidos
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224106 |
Resumo: | Este artigo buscou refletir sobre as concepções relativas ao abandono e à evasão escolar por parte de agentes públicos que atuam junto à população juvenil num município de porte médio do interior paulista. Visou-se também dar voz aos beneficiários dessas políticas públicas para conhecer suas realidades e perspectivas sobre suas vivências. Para tanto, foram realizadas dezesseis entrevistas com educadores e profissionais da rede de proteção, dois jovens que passaram pela situação de abandono/evasão e a mãe de um deles. Como referencial analítico foi utilizada a abordagem hermenêutico-dialética. Em relação aos resultados, observou-se que se trata de um problema complexo, com diversos fatores pertencentes às dimensões escolar, socioeconômica, familiar e da singularidade do adolescente, que se entrelaçam e dificultam sua resolução, trazendo a vulnerabilidade social como contexto de risco para o fenômeno. Verificou-se também diferenças nos sentidos atribuídos pelos atores institucionais para as mesmas categorias, o que pode ampliar a compreensão sobre o tema, mas também sugerir divergências nos olhares, tornando as práticas intersetoriais no enfrentamento do problema um desafio. |
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Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidosSchool withdrawal and dropout from the stakeholders’ perspectiveSchool withdrawalSchool dropoutIntersectoralityAdolescencePublic policiesAbandono escolarEvasão escolarIntersetorialidadeAdolescênciaPolíticas públicasEste artigo buscou refletir sobre as concepções relativas ao abandono e à evasão escolar por parte de agentes públicos que atuam junto à população juvenil num município de porte médio do interior paulista. Visou-se também dar voz aos beneficiários dessas políticas públicas para conhecer suas realidades e perspectivas sobre suas vivências. Para tanto, foram realizadas dezesseis entrevistas com educadores e profissionais da rede de proteção, dois jovens que passaram pela situação de abandono/evasão e a mãe de um deles. Como referencial analítico foi utilizada a abordagem hermenêutico-dialética. Em relação aos resultados, observou-se que se trata de um problema complexo, com diversos fatores pertencentes às dimensões escolar, socioeconômica, familiar e da singularidade do adolescente, que se entrelaçam e dificultam sua resolução, trazendo a vulnerabilidade social como contexto de risco para o fenômeno. Verificou-se também diferenças nos sentidos atribuídos pelos atores institucionais para as mesmas categorias, o que pode ampliar a compreensão sobre o tema, mas também sugerir divergências nos olhares, tornando as práticas intersetoriais no enfrentamento do problema um desafio.This article sought to think over the concepts associated with school withdrawal and dropout expressed by public agents working with young population in a medium-size city in the countryside of the state of São Paulo. The aim was also to allow beneficiaries of school public programs to voice their thoughts in order to learn about their realities and perspectives based on their experience. Thus, 16 interviews were carried out with educators and professionals working in the public protection network as well as with two youngsters who experienced withdrawal/dropout, and the mother of one of them. The hermeneutic-dialectic approach was used as an analytical framework. Regarding the survey outcome, it was observed that this is a complex problem, with several factors involving the school, the families´ socioeconomic conditions and dimensions, and the uniqueness of the adolescent individual; these factors intertwine and make it difficult to resolve the problem, resulting in social vulnerability as a risky context for the phenomenon. There were also differences in the meanings the institutional players assign to the same categories, which can help improve the understanding of the matter; however, it also indicates the existence of different views, which turn the intersectoral practices intended to tackle the problem into a challenging proposition.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2024-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/22410610.1590/S1678-4634202450268037Educação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e268037Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e268037Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e2680371678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224106/203811https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224106/203812Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos , Ana CarolinaGonçalves Junior, Oswaldo2024-04-19T00:09:13Zoai:revistas.usp.br:article/224106Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2024-04-19T00:09:13Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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