Text and dialogism in the study of collective memory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wertsch, James V.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28222
Resumo: As ideias bakhtinianas sobre texto e dialogismo oferecem ferramentas importantes para trazer ordem ao caótico e fragmentado campo dos estudos da memória coletiva. Embora a definição de memória coletiva neste momento ainda esteja por ser resolvida, é possível obter alguma compreensão do espectro de opções, situando-se as discussões em termos do contraste entre versões fortes e distribuídas da memória coletiva. Tendo por base a noção de mediação semiótica e as afirmações a ela relacionadas sobre uma versão distribuída da memória coletiva, invoca-se a noção bakhtiniana de texto dialogicamente organizado. O fato de que o 'sistema da linguagem' concebido por Bakhtin inclui as orientações dialógicas do diálogo coletivo, generalizado assim como os elementos gramaticais padrão, significa que ele introduz um elemento essencial de dinamismo na memória coletiva.
id USP-11_6eb3ffbb2916dc52720cb78006c5d814
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/28222
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Text and dialogism in the study of collective memory Texto e dialogismo no estudo da memória coletiva DialogismoMemória coleticaMediação semióticaBakhtinTextoDialogicCollective memorySemiotic mediationBakhtinText As ideias bakhtinianas sobre texto e dialogismo oferecem ferramentas importantes para trazer ordem ao caótico e fragmentado campo dos estudos da memória coletiva. Embora a definição de memória coletiva neste momento ainda esteja por ser resolvida, é possível obter alguma compreensão do espectro de opções, situando-se as discussões em termos do contraste entre versões fortes e distribuídas da memória coletiva. Tendo por base a noção de mediação semiótica e as afirmações a ela relacionadas sobre uma versão distribuída da memória coletiva, invoca-se a noção bakhtiniana de texto dialogicamente organizado. O fato de que o 'sistema da linguagem' concebido por Bakhtin inclui as orientações dialógicas do diálogo coletivo, generalizado assim como os elementos gramaticais padrão, significa que ele introduz um elemento essencial de dinamismo na memória coletiva. Bakhtinian ideas about text and dialogism provide important tools for bringing order to the otherwise chaotic and fragmented field of collective memory studies. While the definition of collective remembering may remain unsettled at this point, some appreciation of the range of options can be derived by situating discussions in terms of the contrast between strong and distributed versions of collective remembering. Building on the notion of semiotic mediation and associated claims about a distributed version of collective remembering, Bakhtin's notion of dialogically organized text is invoked. The fact that the "language system" envisioned by Bakhtin includes the dialogical orientations of generalized collective dialogue as well as standard grammatical elements means that it introduces an essential element of dynamism into collective remembering. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2822210.1590/S1517-97022010000400010Educação e Pesquisa; v. 36 n. spe (2010); 123-132Educação e Pesquisa; Vol. 36 No. spe (2010); 123-132Educação e Pesquisa; Vol. 36 Núm. spe (2010); 123-1321678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28222/30048https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28222/30049Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessWertsch, James V.2014-10-24T15:47:22Zoai:revistas.usp.br:article/28222Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:47:22Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Text and dialogism in the study of collective memory
Texto e dialogismo no estudo da memória coletiva
title Text and dialogism in the study of collective memory
spellingShingle Text and dialogism in the study of collective memory
Wertsch, James V.
Dialogismo
Memória coletica
Mediação semiótica
Bakhtin
Texto
Dialogic
Collective memory
Semiotic mediation
Bakhtin
Text
title_short Text and dialogism in the study of collective memory
title_full Text and dialogism in the study of collective memory
title_fullStr Text and dialogism in the study of collective memory
title_full_unstemmed Text and dialogism in the study of collective memory
title_sort Text and dialogism in the study of collective memory
author Wertsch, James V.
author_facet Wertsch, James V.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wertsch, James V.
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogismo
Memória coletica
Mediação semiótica
Bakhtin
Texto
Dialogic
Collective memory
Semiotic mediation
Bakhtin
Text
topic Dialogismo
Memória coletica
Mediação semiótica
Bakhtin
Texto
Dialogic
Collective memory
Semiotic mediation
Bakhtin
Text
description As ideias bakhtinianas sobre texto e dialogismo oferecem ferramentas importantes para trazer ordem ao caótico e fragmentado campo dos estudos da memória coletiva. Embora a definição de memória coletiva neste momento ainda esteja por ser resolvida, é possível obter alguma compreensão do espectro de opções, situando-se as discussões em termos do contraste entre versões fortes e distribuídas da memória coletiva. Tendo por base a noção de mediação semiótica e as afirmações a ela relacionadas sobre uma versão distribuída da memória coletiva, invoca-se a noção bakhtiniana de texto dialogicamente organizado. O fato de que o 'sistema da linguagem' concebido por Bakhtin inclui as orientações dialógicas do diálogo coletivo, generalizado assim como os elementos gramaticais padrão, significa que ele introduz um elemento essencial de dinamismo na memória coletiva.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28222
10.1590/S1517-97022010000400010
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28222
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022010000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28222/30048
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28222/30049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 36 n. spe (2010); 123-132
Educação e Pesquisa; Vol. 36 No. spe (2010); 123-132
Educação e Pesquisa; Vol. 36 Núm. spe (2010); 123-132
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713808264855552