Text and dialogism in the study of collective memory
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28222 |
Resumo: | As ideias bakhtinianas sobre texto e dialogismo oferecem ferramentas importantes para trazer ordem ao caótico e fragmentado campo dos estudos da memória coletiva. Embora a definição de memória coletiva neste momento ainda esteja por ser resolvida, é possível obter alguma compreensão do espectro de opções, situando-se as discussões em termos do contraste entre versões fortes e distribuídas da memória coletiva. Tendo por base a noção de mediação semiótica e as afirmações a ela relacionadas sobre uma versão distribuída da memória coletiva, invoca-se a noção bakhtiniana de texto dialogicamente organizado. O fato de que o 'sistema da linguagem' concebido por Bakhtin inclui as orientações dialógicas do diálogo coletivo, generalizado assim como os elementos gramaticais padrão, significa que ele introduz um elemento essencial de dinamismo na memória coletiva. |
id |
USP-11_6eb3ffbb2916dc52720cb78006c5d814 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/28222 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Text and dialogism in the study of collective memory Texto e dialogismo no estudo da memória coletiva DialogismoMemória coleticaMediação semióticaBakhtinTextoDialogicCollective memorySemiotic mediationBakhtinText As ideias bakhtinianas sobre texto e dialogismo oferecem ferramentas importantes para trazer ordem ao caótico e fragmentado campo dos estudos da memória coletiva. Embora a definição de memória coletiva neste momento ainda esteja por ser resolvida, é possível obter alguma compreensão do espectro de opções, situando-se as discussões em termos do contraste entre versões fortes e distribuídas da memória coletiva. Tendo por base a noção de mediação semiótica e as afirmações a ela relacionadas sobre uma versão distribuída da memória coletiva, invoca-se a noção bakhtiniana de texto dialogicamente organizado. O fato de que o 'sistema da linguagem' concebido por Bakhtin inclui as orientações dialógicas do diálogo coletivo, generalizado assim como os elementos gramaticais padrão, significa que ele introduz um elemento essencial de dinamismo na memória coletiva. Bakhtinian ideas about text and dialogism provide important tools for bringing order to the otherwise chaotic and fragmented field of collective memory studies. While the definition of collective remembering may remain unsettled at this point, some appreciation of the range of options can be derived by situating discussions in terms of the contrast between strong and distributed versions of collective remembering. Building on the notion of semiotic mediation and associated claims about a distributed version of collective remembering, Bakhtin's notion of dialogically organized text is invoked. The fact that the "language system" envisioned by Bakhtin includes the dialogical orientations of generalized collective dialogue as well as standard grammatical elements means that it introduces an essential element of dynamism into collective remembering. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2822210.1590/S1517-97022010000400010Educação e Pesquisa; v. 36 n. spe (2010); 123-132Educação e Pesquisa; Vol. 36 No. spe (2010); 123-132Educação e Pesquisa; Vol. 36 Núm. spe (2010); 123-1321678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28222/30048https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28222/30049Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessWertsch, James V.2014-10-24T15:47:22Zoai:revistas.usp.br:article/28222Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:47:22Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Text and dialogism in the study of collective memory Texto e dialogismo no estudo da memória coletiva |
title |
Text and dialogism in the study of collective memory |
spellingShingle |
Text and dialogism in the study of collective memory Wertsch, James V. Dialogismo Memória coletica Mediação semiótica Bakhtin Texto Dialogic Collective memory Semiotic mediation Bakhtin Text |
title_short |
Text and dialogism in the study of collective memory |
title_full |
Text and dialogism in the study of collective memory |
title_fullStr |
Text and dialogism in the study of collective memory |
title_full_unstemmed |
Text and dialogism in the study of collective memory |
title_sort |
Text and dialogism in the study of collective memory |
author |
Wertsch, James V. |
author_facet |
Wertsch, James V. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wertsch, James V. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dialogismo Memória coletica Mediação semiótica Bakhtin Texto Dialogic Collective memory Semiotic mediation Bakhtin Text |
topic |
Dialogismo Memória coletica Mediação semiótica Bakhtin Texto Dialogic Collective memory Semiotic mediation Bakhtin Text |
description |
As ideias bakhtinianas sobre texto e dialogismo oferecem ferramentas importantes para trazer ordem ao caótico e fragmentado campo dos estudos da memória coletiva. Embora a definição de memória coletiva neste momento ainda esteja por ser resolvida, é possível obter alguma compreensão do espectro de opções, situando-se as discussões em termos do contraste entre versões fortes e distribuídas da memória coletiva. Tendo por base a noção de mediação semiótica e as afirmações a ela relacionadas sobre uma versão distribuída da memória coletiva, invoca-se a noção bakhtiniana de texto dialogicamente organizado. O fato de que o 'sistema da linguagem' concebido por Bakhtin inclui as orientações dialógicas do diálogo coletivo, generalizado assim como os elementos gramaticais padrão, significa que ele introduz um elemento essencial de dinamismo na memória coletiva. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28222 10.1590/S1517-97022010000400010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28222 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1517-97022010000400010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28222/30048 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28222/30049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 36 n. spe (2010); 123-132 Educação e Pesquisa; Vol. 36 No. spe (2010); 123-132 Educação e Pesquisa; Vol. 36 Núm. spe (2010); 123-132 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713808264855552 |