Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Geide Rosa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Breda, Vitor de Carvalho, Brotto, Thales Renan de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/116457
Resumo: Esse estudo investiga os motivos que levam diferentes educadores a planejarem atividades com seus estudantes em um centro de ciências. Além disso, buscou-se: a) analisar as concepções desses educadores sobre o papel/função do centro de ciências; b) compreender, a partir das falas dos educadores, como se deu a sua participação durante a visita nesse espaço; c) identificar se há uma tentativa de articulação por parte dos educadores entre as ações desenvolvidas no contexto escolar e as atividades realizadas no centro de ciências. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 educadores após a visita realizada com seus estudantes em um centro de ciências da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo. Os resultados evidenciaram que o principal motivo estabelecido pelos educadores ao planejar visitas com seus estudantes no centro investigado é a possibilidade de vincular a teoria, que é discutida e ensinada no contexto escolar, com situações práticas envolvendo demonstrações/experimentações que constituem os principais elementos mediadores desses espaços. Esse resultado aponta para uma necessidade de reflexão/formação dos educadores no sentido de repensar as potencialidades educativas dos centros de ciências e as possíveis articulações a serem desenvolvidas com vistas às práticas pedagógicas estabelecidas no contexto escolar.
id USP-11_71da7799b93865f816249c4ffee2cd16
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/116457
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola Activities in a science centers: reasons given by educators, their conceptions and articulations with schools Esse estudo investiga os motivos que levam diferentes educadores a planejarem atividades com seus estudantes em um centro de ciências. Além disso, buscou-se: a) analisar as concepções desses educadores sobre o papel/função do centro de ciências; b) compreender, a partir das falas dos educadores, como se deu a sua participação durante a visita nesse espaço; c) identificar se há uma tentativa de articulação por parte dos educadores entre as ações desenvolvidas no contexto escolar e as atividades realizadas no centro de ciências. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 educadores após a visita realizada com seus estudantes em um centro de ciências da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo. Os resultados evidenciaram que o principal motivo estabelecido pelos educadores ao planejar visitas com seus estudantes no centro investigado é a possibilidade de vincular a teoria, que é discutida e ensinada no contexto escolar, com situações práticas envolvendo demonstrações/experimentações que constituem os principais elementos mediadores desses espaços. Esse resultado aponta para uma necessidade de reflexão/formação dos educadores no sentido de repensar as potencialidades educativas dos centros de ciências e as possíveis articulações a serem desenvolvidas com vistas às práticas pedagógicas estabelecidas no contexto escolar. This study investigates the reasons why different educators plan activities with their students in a science center. In addition, it sought to: a) analyze the conceptions these educators had about the role/function of a science center; b) understand, based on what the educators said, how they participated in it during the visit to such facility; c) identify whether educators attempt to articulate the actions conducted in the school context with the activities in the science center. It is an exploratory and qualitative study. Data collection included semi-structured interviews with 15 educators after they had taken their students to a science center located in Grande Vitoria area, in the state of Espírito Santo, Brazil. Results have shown that the main reason given by educators for planning the visits with their students to the science center in question is the possibility of linking theory, which is discussed and taught in the classroom, to the practical situations involving demonstrations/experimentations, which are the key mediation elements in this type of educational facility. Such results point to a need to provide educators with reflection/training so that they can rethink the educational potentials of science centers and possible with the educational practices taking place in schools. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/11645710.1590/s1517-9702201606142837Educação e Pesquisa; v. 42 n. 2 (2016); 525-538Educação e Pesquisa; Vol. 42 No. 2 (2016); 525-538Educação e Pesquisa; Vol. 42 Núm. 2 (2016); 525-5381678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/116457/114053Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Geide RosaBreda, Vitor de CarvalhoBrotto, Thales Renan de Aguiar2016-06-14T17:54:51Zoai:revistas.usp.br:article/116457Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2016-06-14T17:54:51Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola
Activities in a science centers: reasons given by educators, their conceptions and articulations with schools
title Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola
spellingShingle Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola
Coelho, Geide Rosa
title_short Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola
title_full Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola
title_fullStr Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola
title_full_unstemmed Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola
title_sort Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola
author Coelho, Geide Rosa
author_facet Coelho, Geide Rosa
Breda, Vitor de Carvalho
Brotto, Thales Renan de Aguiar
author_role author
author2 Breda, Vitor de Carvalho
Brotto, Thales Renan de Aguiar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Geide Rosa
Breda, Vitor de Carvalho
Brotto, Thales Renan de Aguiar
description Esse estudo investiga os motivos que levam diferentes educadores a planejarem atividades com seus estudantes em um centro de ciências. Além disso, buscou-se: a) analisar as concepções desses educadores sobre o papel/função do centro de ciências; b) compreender, a partir das falas dos educadores, como se deu a sua participação durante a visita nesse espaço; c) identificar se há uma tentativa de articulação por parte dos educadores entre as ações desenvolvidas no contexto escolar e as atividades realizadas no centro de ciências. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 educadores após a visita realizada com seus estudantes em um centro de ciências da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo. Os resultados evidenciaram que o principal motivo estabelecido pelos educadores ao planejar visitas com seus estudantes no centro investigado é a possibilidade de vincular a teoria, que é discutida e ensinada no contexto escolar, com situações práticas envolvendo demonstrações/experimentações que constituem os principais elementos mediadores desses espaços. Esse resultado aponta para uma necessidade de reflexão/formação dos educadores no sentido de repensar as potencialidades educativas dos centros de ciências e as possíveis articulações a serem desenvolvidas com vistas às práticas pedagógicas estabelecidas no contexto escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/116457
10.1590/s1517-9702201606142837
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/116457
identifier_str_mv 10.1590/s1517-9702201606142837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/116457/114053
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 42 n. 2 (2016); 525-538
Educação e Pesquisa; Vol. 42 No. 2 (2016); 525-538
Educação e Pesquisa; Vol. 42 Núm. 2 (2016); 525-538
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713811708379136