Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13212 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto estagiária, elaborei o presente Relatório Final, dando ênfase às práticas educativas entre as duas valências de ensino, no qual se efetua também, uma análise e uma reflexão crítica das aprendizagens. Este trabalho inicia com a contextualização da prática no ambiente educativo em Educação Pré-Escolar. Também evidencia experiências que considerei importantes para a construção das minhas aprendizagens, tendo como base a crítica e a reflexão. Numa segunda parte destaco a experiência no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dando enfoque à contextualização da prática, neste contexto, bem como evidencio experiências que de uma forma ou de outra foram relevantes para o meu percurso. Assim, em ambas as experiências obtidas, graças às práticas educativas, desenvolvo o desenho e grafismo infantil, o modelo pedagógico Reggio Emilia, os benefícios do uso da metodologia de trabalho de projeto, as potencialidades da implementação de um projeto e, finalmente a tomada de consciência fonológica e o erro ortográfico. Com o objetivo de percecionar as opiniões e os sentimentos das crianças, enquanto intervenientes da ação educativa, também foi fomentado um trabalho investigativo direcionado unicamente para o Jardim de Infância. Na terceira e última parte, desenvolvo a importância que os educadores e professores dão face à transição entre as duas valências: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este presente trabalho tem também, a finalidade de descrever e analisar todo o percurso desenvolvido durante as práticas educativas, ampliando aspetos relevantes de todo o processo. A parte prática do meu percurso possibilitou-me a concretização dos saberes teóricos, adaptando-os aos contextos onde estive inserida. Nesta etapa, foram evidenciadas experiências únicas e úteis para a construção do meu ser enquanto profissional. |
id |
RCAP_a081954b932cecbe9d14c928ce758d4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13212 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º cicloa construção de um puzzleEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto estagiária, elaborei o presente Relatório Final, dando ênfase às práticas educativas entre as duas valências de ensino, no qual se efetua também, uma análise e uma reflexão crítica das aprendizagens. Este trabalho inicia com a contextualização da prática no ambiente educativo em Educação Pré-Escolar. Também evidencia experiências que considerei importantes para a construção das minhas aprendizagens, tendo como base a crítica e a reflexão. Numa segunda parte destaco a experiência no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dando enfoque à contextualização da prática, neste contexto, bem como evidencio experiências que de uma forma ou de outra foram relevantes para o meu percurso. Assim, em ambas as experiências obtidas, graças às práticas educativas, desenvolvo o desenho e grafismo infantil, o modelo pedagógico Reggio Emilia, os benefícios do uso da metodologia de trabalho de projeto, as potencialidades da implementação de um projeto e, finalmente a tomada de consciência fonológica e o erro ortográfico. Com o objetivo de percecionar as opiniões e os sentimentos das crianças, enquanto intervenientes da ação educativa, também foi fomentado um trabalho investigativo direcionado unicamente para o Jardim de Infância. Na terceira e última parte, desenvolvo a importância que os educadores e professores dão face à transição entre as duas valências: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este presente trabalho tem também, a finalidade de descrever e analisar todo o percurso desenvolvido durante as práticas educativas, ampliando aspetos relevantes de todo o processo. A parte prática do meu percurso possibilitou-me a concretização dos saberes teóricos, adaptando-os aos contextos onde estive inserida. Nesta etapa, foram evidenciadas experiências únicas e úteis para a construção do meu ser enquanto profissional.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumPereira, Ana Raquel Bispo de Matos2016-04-18T14:40:02Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13212201333279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:01.683164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo a construção de um puzzle |
title |
Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo |
spellingShingle |
Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo Pereira, Ana Raquel Bispo de Matos Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo |
title_full |
Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo |
title_fullStr |
Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo |
title_sort |
Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo |
author |
Pereira, Ana Raquel Bispo de Matos |
author_facet |
Pereira, Ana Raquel Bispo de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Raquel Bispo de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto estagiária, elaborei o presente Relatório Final, dando ênfase às práticas educativas entre as duas valências de ensino, no qual se efetua também, uma análise e uma reflexão crítica das aprendizagens. Este trabalho inicia com a contextualização da prática no ambiente educativo em Educação Pré-Escolar. Também evidencia experiências que considerei importantes para a construção das minhas aprendizagens, tendo como base a crítica e a reflexão. Numa segunda parte destaco a experiência no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dando enfoque à contextualização da prática, neste contexto, bem como evidencio experiências que de uma forma ou de outra foram relevantes para o meu percurso. Assim, em ambas as experiências obtidas, graças às práticas educativas, desenvolvo o desenho e grafismo infantil, o modelo pedagógico Reggio Emilia, os benefícios do uso da metodologia de trabalho de projeto, as potencialidades da implementação de um projeto e, finalmente a tomada de consciência fonológica e o erro ortográfico. Com o objetivo de percecionar as opiniões e os sentimentos das crianças, enquanto intervenientes da ação educativa, também foi fomentado um trabalho investigativo direcionado unicamente para o Jardim de Infância. Na terceira e última parte, desenvolvo a importância que os educadores e professores dão face à transição entre as duas valências: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este presente trabalho tem também, a finalidade de descrever e analisar todo o percurso desenvolvido durante as práticas educativas, ampliando aspetos relevantes de todo o processo. A parte prática do meu percurso possibilitou-me a concretização dos saberes teóricos, adaptando-os aos contextos onde estive inserida. Nesta etapa, foram evidenciadas experiências únicas e úteis para a construção do meu ser enquanto profissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-18T14:40:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13212 201333279 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13212 |
identifier_str_mv |
201333279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015135170560 |