Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Raquel Bispo de Matos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13212
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto estagiária, elaborei o presente Relatório Final, dando ênfase às práticas educativas entre as duas valências de ensino, no qual se efetua também, uma análise e uma reflexão crítica das aprendizagens. Este trabalho inicia com a contextualização da prática no ambiente educativo em Educação Pré-Escolar. Também evidencia experiências que considerei importantes para a construção das minhas aprendizagens, tendo como base a crítica e a reflexão. Numa segunda parte destaco a experiência no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dando enfoque à contextualização da prática, neste contexto, bem como evidencio experiências que de uma forma ou de outra foram relevantes para o meu percurso. Assim, em ambas as experiências obtidas, graças às práticas educativas, desenvolvo o desenho e grafismo infantil, o modelo pedagógico Reggio Emilia, os benefícios do uso da metodologia de trabalho de projeto, as potencialidades da implementação de um projeto e, finalmente a tomada de consciência fonológica e o erro ortográfico. Com o objetivo de percecionar as opiniões e os sentimentos das crianças, enquanto intervenientes da ação educativa, também foi fomentado um trabalho investigativo direcionado unicamente para o Jardim de Infância. Na terceira e última parte, desenvolvo a importância que os educadores e professores dão face à transição entre as duas valências: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este presente trabalho tem também, a finalidade de descrever e analisar todo o percurso desenvolvido durante as práticas educativas, ampliando aspetos relevantes de todo o processo. A parte prática do meu percurso possibilitou-me a concretização dos saberes teóricos, adaptando-os aos contextos onde estive inserida. Nesta etapa, foram evidenciadas experiências únicas e úteis para a construção do meu ser enquanto profissional.
id RCAP_a081954b932cecbe9d14c928ce758d4a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º cicloa construção de um puzzleEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto estagiária, elaborei o presente Relatório Final, dando ênfase às práticas educativas entre as duas valências de ensino, no qual se efetua também, uma análise e uma reflexão crítica das aprendizagens. Este trabalho inicia com a contextualização da prática no ambiente educativo em Educação Pré-Escolar. Também evidencia experiências que considerei importantes para a construção das minhas aprendizagens, tendo como base a crítica e a reflexão. Numa segunda parte destaco a experiência no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dando enfoque à contextualização da prática, neste contexto, bem como evidencio experiências que de uma forma ou de outra foram relevantes para o meu percurso. Assim, em ambas as experiências obtidas, graças às práticas educativas, desenvolvo o desenho e grafismo infantil, o modelo pedagógico Reggio Emilia, os benefícios do uso da metodologia de trabalho de projeto, as potencialidades da implementação de um projeto e, finalmente a tomada de consciência fonológica e o erro ortográfico. Com o objetivo de percecionar as opiniões e os sentimentos das crianças, enquanto intervenientes da ação educativa, também foi fomentado um trabalho investigativo direcionado unicamente para o Jardim de Infância. Na terceira e última parte, desenvolvo a importância que os educadores e professores dão face à transição entre as duas valências: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este presente trabalho tem também, a finalidade de descrever e analisar todo o percurso desenvolvido durante as práticas educativas, ampliando aspetos relevantes de todo o processo. A parte prática do meu percurso possibilitou-me a concretização dos saberes teóricos, adaptando-os aos contextos onde estive inserida. Nesta etapa, foram evidenciadas experiências únicas e úteis para a construção do meu ser enquanto profissional.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumPereira, Ana Raquel Bispo de Matos2016-04-18T14:40:02Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13212201333279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:01.683164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo
a construção de um puzzle
title Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo
spellingShingle Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo
Pereira, Ana Raquel Bispo de Matos
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo
title_full Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo
title_fullStr Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo
title_full_unstemmed Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo
title_sort Articulações educativas entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo
author Pereira, Ana Raquel Bispo de Matos
author_facet Pereira, Ana Raquel Bispo de Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Loff, Philippe Bernard, 1955-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Raquel Bispo de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto estagiária, elaborei o presente Relatório Final, dando ênfase às práticas educativas entre as duas valências de ensino, no qual se efetua também, uma análise e uma reflexão crítica das aprendizagens. Este trabalho inicia com a contextualização da prática no ambiente educativo em Educação Pré-Escolar. Também evidencia experiências que considerei importantes para a construção das minhas aprendizagens, tendo como base a crítica e a reflexão. Numa segunda parte destaco a experiência no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dando enfoque à contextualização da prática, neste contexto, bem como evidencio experiências que de uma forma ou de outra foram relevantes para o meu percurso. Assim, em ambas as experiências obtidas, graças às práticas educativas, desenvolvo o desenho e grafismo infantil, o modelo pedagógico Reggio Emilia, os benefícios do uso da metodologia de trabalho de projeto, as potencialidades da implementação de um projeto e, finalmente a tomada de consciência fonológica e o erro ortográfico. Com o objetivo de percecionar as opiniões e os sentimentos das crianças, enquanto intervenientes da ação educativa, também foi fomentado um trabalho investigativo direcionado unicamente para o Jardim de Infância. Na terceira e última parte, desenvolvo a importância que os educadores e professores dão face à transição entre as duas valências: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este presente trabalho tem também, a finalidade de descrever e analisar todo o percurso desenvolvido durante as práticas educativas, ampliando aspetos relevantes de todo o processo. A parte prática do meu percurso possibilitou-me a concretização dos saberes teóricos, adaptando-os aos contextos onde estive inserida. Nesta etapa, foram evidenciadas experiências únicas e úteis para a construção do meu ser enquanto profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-18T14:40:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13212
201333279
url http://hdl.handle.net/10400.26/13212
identifier_str_mv 201333279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015135170560