Distance learning on the internet: approaches and contributions from digital learning environments

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27916
Resumo: Os avanços e a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) descortinam novas perspectivas para a educação a distância com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet. Considerando-se que a distância geográfica e o uso de múltiplas mídias são características inerentes à educação a distância, mas não suficientes para definirem a concepção educacional, discute-se a educação a distância (EaD) não como uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais nem apenas como a simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios e com suporte em distintas tecnologias. Os programas de EaD podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica, tecnologias de suporte e respectiva abordagem pedagógica. Este artigo pretende discutir as abordagens usuais da educação a distância, destacando o uso das TIC para o desenvolvimento de um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem, os quais permitem romper com as distâncias espaço-temporais e viabilizam a recursividade, múltiplas interferências, conexões e trajetórias, não se restringindo à disseminação de informações e tarefas inteiramente definidas a priori.
id USP-11_72cf08a2c507de90fd24e490a3103a10
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/27916
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Distance learning on the internet: approaches and contributions from digital learning environments Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem Distance learningInformation and communication technologyInteractionEducação a distânciaTecnologias de informação e comunicaçãoInteração Os avanços e a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) descortinam novas perspectivas para a educação a distância com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet. Considerando-se que a distância geográfica e o uso de múltiplas mídias são características inerentes à educação a distância, mas não suficientes para definirem a concepção educacional, discute-se a educação a distância (EaD) não como uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais nem apenas como a simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios e com suporte em distintas tecnologias. Os programas de EaD podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica, tecnologias de suporte e respectiva abordagem pedagógica. Este artigo pretende discutir as abordagens usuais da educação a distância, destacando o uso das TIC para o desenvolvimento de um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem, os quais permitem romper com as distâncias espaço-temporais e viabilizam a recursividade, múltiplas interferências, conexões e trajetórias, não se restringindo à disseminação de informações e tarefas inteiramente definidas a priori. The advances and dissemination of the use of information and communication technology (ICT) open up new perspectives for distance learning based on digital learning environments accessed through the Internet. Considering that geographical distance and the use of new media, although inherent features of distance learning (DL), do not suffice to define this educational conception, DL is here discussed neither as a makeshift solution to cater for students geographically isolated from educational institutions, nor just as a simple transposition of contents and methods of presence teaching to other media supported by various technologies. DL programs can have their level of dialogue prioritized or not according to the epistemological conception, support technologies and pedagogical approach. This article intends to discuss the usual approaches to DL, highlighting the use of ICT in the development of an interactive education process that promotes the production of individual and group knowledge in collaborative processes favored by the use of digital and interactive learning environments, which allow to break from time and space distances and make feasible recursiveness, multiple interferences, connections and trajectories, not restricting itself to the dissemination of information and tasks entirely defined a priori. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2791610.1590/S1517-97022003000200010Educação e Pesquisa; v. 29 n. 2 (2003); 327-340Educação e Pesquisa; Vol. 29 No. 2 (2003); 327-340Educação e Pesquisa; Vol. 29 Núm. 2 (2003); 327-3401678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27916/29688Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria Elizabeth Bianconcini de2014-10-24T15:40:55Zoai:revistas.usp.br:article/27916Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:40:55Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Distance learning on the internet: approaches and contributions from digital learning environments
Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem
title Distance learning on the internet: approaches and contributions from digital learning environments
spellingShingle Distance learning on the internet: approaches and contributions from digital learning environments
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
Distance learning
Information and communication technology
Interaction
Educação a distância
Tecnologias de informação e comunicação
Interação
title_short Distance learning on the internet: approaches and contributions from digital learning environments
title_full Distance learning on the internet: approaches and contributions from digital learning environments
title_fullStr Distance learning on the internet: approaches and contributions from digital learning environments
title_full_unstemmed Distance learning on the internet: approaches and contributions from digital learning environments
title_sort Distance learning on the internet: approaches and contributions from digital learning environments
author Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
author_facet Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
dc.subject.por.fl_str_mv Distance learning
Information and communication technology
Interaction
Educação a distância
Tecnologias de informação e comunicação
Interação
topic Distance learning
Information and communication technology
Interaction
Educação a distância
Tecnologias de informação e comunicação
Interação
description Os avanços e a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) descortinam novas perspectivas para a educação a distância com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet. Considerando-se que a distância geográfica e o uso de múltiplas mídias são características inerentes à educação a distância, mas não suficientes para definirem a concepção educacional, discute-se a educação a distância (EaD) não como uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais nem apenas como a simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios e com suporte em distintas tecnologias. Os programas de EaD podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica, tecnologias de suporte e respectiva abordagem pedagógica. Este artigo pretende discutir as abordagens usuais da educação a distância, destacando o uso das TIC para o desenvolvimento de um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem, os quais permitem romper com as distâncias espaço-temporais e viabilizam a recursividade, múltiplas interferências, conexões e trajetórias, não se restringindo à disseminação de informações e tarefas inteiramente definidas a priori.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27916
10.1590/S1517-97022003000200010
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27916
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022003000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27916/29688
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 29 n. 2 (2003); 327-340
Educação e Pesquisa; Vol. 29 No. 2 (2003); 327-340
Educação e Pesquisa; Vol. 29 Núm. 2 (2003); 327-340
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713810644074496