The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Heike
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tejada, Julian, Silva, Danilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042
Resumo: Este artigo trata da promoção da leitura na escola. Há diversas razões teóricas e evidências prévias a favor da integração do movimento físico no processo de ensino-aprendizagem. Busca-se entender se essa integração é plausível especificamente para a aprendizagem da leitura e como ela pode ocorrer. Por meio de uma revisão de literatura, considerando predominantemente estudos da Alemanha, objetiva-se identificar as razões relacionadas ao processo da leitura, da alfabetização e do letramento. Discutem-se as razões à luz do modelo de processamento textual de Walter Kintsch e Teun van Dijk e da teoria de rubicão de Heinz Heckhausen. Apresentam-se razões a respeito de processos cognitivos de leitura, da volição e da motivação que apoiam o pressuposto de que a aquisição da competência de leitura recebe estímulos importantes pela oferta de aulas em movimento. É plausível que a inserção de movimento atue sobre os objetivos que o leitor quer alcançar por meio da leitura. A autoestima corporal parece ter um impacto positivo na volição pela leitura e uma influência no autoconceito do leitor. Expõem-se também algumas atividades de ensino e aprendizagem para aulas fisicamente ativas de leitura ao nível da alfabetização e do letramento, encontradas na literatura específica. Realiza-se uma diferenciação entre atividades de ensino e aprendizagem em movimento que acompanham a aprendizagem e que a facilitam.
id USP-11_73442bab5c350f4cd581dff9d0b65fbb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/206042
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical reviewA escola em movimento em prol da promoção da competência de leitura: uma revisão teóricaLearningReading competenceTeachingPhysically active classesMovementAprendizagemCompetência de leituraEnsinoAulas fisicamente ativasMovimentoEste artigo trata da promoção da leitura na escola. Há diversas razões teóricas e evidências prévias a favor da integração do movimento físico no processo de ensino-aprendizagem. Busca-se entender se essa integração é plausível especificamente para a aprendizagem da leitura e como ela pode ocorrer. Por meio de uma revisão de literatura, considerando predominantemente estudos da Alemanha, objetiva-se identificar as razões relacionadas ao processo da leitura, da alfabetização e do letramento. Discutem-se as razões à luz do modelo de processamento textual de Walter Kintsch e Teun van Dijk e da teoria de rubicão de Heinz Heckhausen. Apresentam-se razões a respeito de processos cognitivos de leitura, da volição e da motivação que apoiam o pressuposto de que a aquisição da competência de leitura recebe estímulos importantes pela oferta de aulas em movimento. É plausível que a inserção de movimento atue sobre os objetivos que o leitor quer alcançar por meio da leitura. A autoestima corporal parece ter um impacto positivo na volição pela leitura e uma influência no autoconceito do leitor. Expõem-se também algumas atividades de ensino e aprendizagem para aulas fisicamente ativas de leitura ao nível da alfabetização e do letramento, encontradas na literatura específica. Realiza-se uma diferenciação entre atividades de ensino e aprendizagem em movimento que acompanham a aprendizagem e que a facilitam.The current article addresses the promotion of reading at school. There is previous evidence and several theoretical arguments in favor of the integration of physical movement in the teaching-learning process. The question is raised as to whether this integration is plausible, specifically for learning to read, and how it could occur. Through a literature review, considering predominantly German studies, the objective is to identify the arguments related to the process of reading and literacy. The arguments are discussed in the light of the Text Processing Model by Walter Kintsch and Teun van Dijk and Heinz Heckhausen’s Rubicon theory. Arguments are presented regarding cognitive reading processes, volition, and motivation, which support the assumption that the acquisition of reading competence gains important stimuli through the offer of classes on the move. It seems plausible that the insertion of movement acts on the goals that the reader wants to achieve through reading. Body self-esteem seems to have a positive impact on volition through reading and an influence on the reader’s self-concept. Some teaching and learning activities are put forward for physically active reading classes in terms of literacy, found in the specific literature. Differentiation is made between teaching and learning activities on the move, which accompany and facilitate learning.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/20604210.1590/S1678-4634202248242455porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e242455Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e242455Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2424551678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042/189623https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042/189622https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042/189621Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Schmitz, HeikeTejada, Julian Silva, Danilo 2022-12-20T18:29:47Zoai:revistas.usp.br:article/206042Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-12-20T18:29:47Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review
A escola em movimento em prol da promoção da competência de leitura: uma revisão teórica
title The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review
spellingShingle The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review
Schmitz, Heike
Learning
Reading competence
Teaching
Physically active classes
Movement
Aprendizagem
Competência de leitura
Ensino
Aulas fisicamente ativas
Movimento
title_short The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review
title_full The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review
title_fullStr The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review
title_full_unstemmed The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review
title_sort The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review
author Schmitz, Heike
author_facet Schmitz, Heike
Tejada, Julian
Silva, Danilo
author_role author
author2 Tejada, Julian
Silva, Danilo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitz, Heike
Tejada, Julian
Silva, Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv Learning
Reading competence
Teaching
Physically active classes
Movement
Aprendizagem
Competência de leitura
Ensino
Aulas fisicamente ativas
Movimento
topic Learning
Reading competence
Teaching
Physically active classes
Movement
Aprendizagem
Competência de leitura
Ensino
Aulas fisicamente ativas
Movimento
description Este artigo trata da promoção da leitura na escola. Há diversas razões teóricas e evidências prévias a favor da integração do movimento físico no processo de ensino-aprendizagem. Busca-se entender se essa integração é plausível especificamente para a aprendizagem da leitura e como ela pode ocorrer. Por meio de uma revisão de literatura, considerando predominantemente estudos da Alemanha, objetiva-se identificar as razões relacionadas ao processo da leitura, da alfabetização e do letramento. Discutem-se as razões à luz do modelo de processamento textual de Walter Kintsch e Teun van Dijk e da teoria de rubicão de Heinz Heckhausen. Apresentam-se razões a respeito de processos cognitivos de leitura, da volição e da motivação que apoiam o pressuposto de que a aquisição da competência de leitura recebe estímulos importantes pela oferta de aulas em movimento. É plausível que a inserção de movimento atue sobre os objetivos que o leitor quer alcançar por meio da leitura. A autoestima corporal parece ter um impacto positivo na volição pela leitura e uma influência no autoconceito do leitor. Expõem-se também algumas atividades de ensino e aprendizagem para aulas fisicamente ativas de leitura ao nível da alfabetização e do letramento, encontradas na literatura específica. Realiza-se uma diferenciação entre atividades de ensino e aprendizagem em movimento que acompanham a aprendizagem e que a facilitam.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042
10.1590/S1678-4634202248242455por
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202248242455por
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042/189623
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042/189622
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042/189621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e242455
Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e242455
Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e242455
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713815301849088