The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042 |
Resumo: | Este artigo trata da promoção da leitura na escola. Há diversas razões teóricas e evidências prévias a favor da integração do movimento físico no processo de ensino-aprendizagem. Busca-se entender se essa integração é plausível especificamente para a aprendizagem da leitura e como ela pode ocorrer. Por meio de uma revisão de literatura, considerando predominantemente estudos da Alemanha, objetiva-se identificar as razões relacionadas ao processo da leitura, da alfabetização e do letramento. Discutem-se as razões à luz do modelo de processamento textual de Walter Kintsch e Teun van Dijk e da teoria de rubicão de Heinz Heckhausen. Apresentam-se razões a respeito de processos cognitivos de leitura, da volição e da motivação que apoiam o pressuposto de que a aquisição da competência de leitura recebe estímulos importantes pela oferta de aulas em movimento. É plausível que a inserção de movimento atue sobre os objetivos que o leitor quer alcançar por meio da leitura. A autoestima corporal parece ter um impacto positivo na volição pela leitura e uma influência no autoconceito do leitor. Expõem-se também algumas atividades de ensino e aprendizagem para aulas fisicamente ativas de leitura ao nível da alfabetização e do letramento, encontradas na literatura específica. Realiza-se uma diferenciação entre atividades de ensino e aprendizagem em movimento que acompanham a aprendizagem e que a facilitam. |
id |
USP-11_73442bab5c350f4cd581dff9d0b65fbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/206042 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical reviewA escola em movimento em prol da promoção da competência de leitura: uma revisão teóricaLearningReading competenceTeachingPhysically active classesMovementAprendizagemCompetência de leituraEnsinoAulas fisicamente ativasMovimentoEste artigo trata da promoção da leitura na escola. Há diversas razões teóricas e evidências prévias a favor da integração do movimento físico no processo de ensino-aprendizagem. Busca-se entender se essa integração é plausível especificamente para a aprendizagem da leitura e como ela pode ocorrer. Por meio de uma revisão de literatura, considerando predominantemente estudos da Alemanha, objetiva-se identificar as razões relacionadas ao processo da leitura, da alfabetização e do letramento. Discutem-se as razões à luz do modelo de processamento textual de Walter Kintsch e Teun van Dijk e da teoria de rubicão de Heinz Heckhausen. Apresentam-se razões a respeito de processos cognitivos de leitura, da volição e da motivação que apoiam o pressuposto de que a aquisição da competência de leitura recebe estímulos importantes pela oferta de aulas em movimento. É plausível que a inserção de movimento atue sobre os objetivos que o leitor quer alcançar por meio da leitura. A autoestima corporal parece ter um impacto positivo na volição pela leitura e uma influência no autoconceito do leitor. Expõem-se também algumas atividades de ensino e aprendizagem para aulas fisicamente ativas de leitura ao nível da alfabetização e do letramento, encontradas na literatura específica. Realiza-se uma diferenciação entre atividades de ensino e aprendizagem em movimento que acompanham a aprendizagem e que a facilitam.The current article addresses the promotion of reading at school. There is previous evidence and several theoretical arguments in favor of the integration of physical movement in the teaching-learning process. The question is raised as to whether this integration is plausible, specifically for learning to read, and how it could occur. Through a literature review, considering predominantly German studies, the objective is to identify the arguments related to the process of reading and literacy. The arguments are discussed in the light of the Text Processing Model by Walter Kintsch and Teun van Dijk and Heinz Heckhausen’s Rubicon theory. Arguments are presented regarding cognitive reading processes, volition, and motivation, which support the assumption that the acquisition of reading competence gains important stimuli through the offer of classes on the move. It seems plausible that the insertion of movement acts on the goals that the reader wants to achieve through reading. Body self-esteem seems to have a positive impact on volition through reading and an influence on the reader’s self-concept. Some teaching and learning activities are put forward for physically active reading classes in terms of literacy, found in the specific literature. Differentiation is made between teaching and learning activities on the move, which accompany and facilitate learning.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/20604210.1590/S1678-4634202248242455porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e242455Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e242455Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2424551678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042/189623https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042/189622https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042/189621Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Schmitz, HeikeTejada, Julian Silva, Danilo 2022-12-20T18:29:47Zoai:revistas.usp.br:article/206042Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-12-20T18:29:47Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review A escola em movimento em prol da promoção da competência de leitura: uma revisão teórica |
title |
The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review |
spellingShingle |
The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review Schmitz, Heike Learning Reading competence Teaching Physically active classes Movement Aprendizagem Competência de leitura Ensino Aulas fisicamente ativas Movimento |
title_short |
The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review |
title_full |
The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review |
title_fullStr |
The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review |
title_full_unstemmed |
The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review |
title_sort |
The school on the move for the promotion of reading competence: a theoretical review |
author |
Schmitz, Heike |
author_facet |
Schmitz, Heike Tejada, Julian Silva, Danilo |
author_role |
author |
author2 |
Tejada, Julian Silva, Danilo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitz, Heike Tejada, Julian Silva, Danilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning Reading competence Teaching Physically active classes Movement Aprendizagem Competência de leitura Ensino Aulas fisicamente ativas Movimento |
topic |
Learning Reading competence Teaching Physically active classes Movement Aprendizagem Competência de leitura Ensino Aulas fisicamente ativas Movimento |
description |
Este artigo trata da promoção da leitura na escola. Há diversas razões teóricas e evidências prévias a favor da integração do movimento físico no processo de ensino-aprendizagem. Busca-se entender se essa integração é plausível especificamente para a aprendizagem da leitura e como ela pode ocorrer. Por meio de uma revisão de literatura, considerando predominantemente estudos da Alemanha, objetiva-se identificar as razões relacionadas ao processo da leitura, da alfabetização e do letramento. Discutem-se as razões à luz do modelo de processamento textual de Walter Kintsch e Teun van Dijk e da teoria de rubicão de Heinz Heckhausen. Apresentam-se razões a respeito de processos cognitivos de leitura, da volição e da motivação que apoiam o pressuposto de que a aquisição da competência de leitura recebe estímulos importantes pela oferta de aulas em movimento. É plausível que a inserção de movimento atue sobre os objetivos que o leitor quer alcançar por meio da leitura. A autoestima corporal parece ter um impacto positivo na volição pela leitura e uma influência no autoconceito do leitor. Expõem-se também algumas atividades de ensino e aprendizagem para aulas fisicamente ativas de leitura ao nível da alfabetização e do letramento, encontradas na literatura específica. Realiza-se uma diferenciação entre atividades de ensino e aprendizagem em movimento que acompanham a aprendizagem e que a facilitam. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042 10.1590/S1678-4634202248242455por |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202248242455por |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042/189623 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042/189622 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/206042/189621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e242455 Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e242455 Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e242455 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713815301849088 |