Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157343 |
Resumo: | Neste artigo, de natureza teórica e ensaística, procuramos revisitar as ideias-base de dois autores-charneira no património teórico-conceptual da educação de adultos: Malcolm Knowles (1913-1997) e Paulo Freire (1921-1997). A análise foca-se primeiro em cada um dos contributos para realçar quer as suas linhas epistemológicas centrais, quer os seus traços mais caraterísticos, tendo em vista identificar fundamentos perenes para a práxis educativa contemporânea. Posteriormente, ensaia-se uma comparação no sentido de explicitar pontos convergentes e divergentes entre as proposições de ambos os autores. Argumenta-se que esses contributos aportam fundamentos que são pertinentes para o educador crítico humanista no seio da modernidade líquida em que vivemos, para refundar os pressupostos da cidadania social pela intervenção e pela mediação sociopedagógica. Trata-se de retomar a realidade contextual dos sujeitos da educação e desenvolver, a partir daí, um diálogo aberto e ético que permita relançar a esperança na transformação social. |
id |
USP-11_7bbbb71dcb9d1613345bf5f91fc5c4dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/157343 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic MediationRevisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógicaAndragogyPedagogyDialogicSocio-pedagogical mediationAndragogiaPedagogiaDialógicoMediação sociopedagógicaNeste artigo, de natureza teórica e ensaística, procuramos revisitar as ideias-base de dois autores-charneira no património teórico-conceptual da educação de adultos: Malcolm Knowles (1913-1997) e Paulo Freire (1921-1997). A análise foca-se primeiro em cada um dos contributos para realçar quer as suas linhas epistemológicas centrais, quer os seus traços mais caraterísticos, tendo em vista identificar fundamentos perenes para a práxis educativa contemporânea. Posteriormente, ensaia-se uma comparação no sentido de explicitar pontos convergentes e divergentes entre as proposições de ambos os autores. Argumenta-se que esses contributos aportam fundamentos que são pertinentes para o educador crítico humanista no seio da modernidade líquida em que vivemos, para refundar os pressupostos da cidadania social pela intervenção e pela mediação sociopedagógica. Trata-se de retomar a realidade contextual dos sujeitos da educação e desenvolver, a partir daí, um diálogo aberto e ético que permita relançar a esperança na transformação social.This paper seeks to revisit basic ideas of two key-authors in the theoretical field of adult education: Malcolm Knowles (1913-1997) and Paulo Freire (1921-1997). First we analyse each one of these contributes in order to highlight the main epistemological lines and characteristics that represent a set of fundaments of educational praxis. Then we attempt to compare and find out main convergences and divergences between their proposals. We argue that these contributes bring fundaments that are pertinent for a critical and humanistic educator on the context of the liquid modernity (Bauman, 2003) we live in today in order to re-found central assumptions of social citizenship by the educational intervention and socio-pedagogical mediation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15734310.1590/s1678-4634201844173244Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e173244Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e173244Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1732441678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157343/152706Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Rosanna2019-04-24T17:29:43Zoai:revistas.usp.br:article/157343Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2019-04-24T17:29:43Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica |
title |
Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation |
spellingShingle |
Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation Barros, Rosanna Andragogy Pedagogy Dialogic Socio-pedagogical mediation Andragogia Pedagogia Dialógico Mediação sociopedagógica |
title_short |
Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation |
title_full |
Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation |
title_fullStr |
Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation |
title_full_unstemmed |
Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation |
title_sort |
Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation |
author |
Barros, Rosanna |
author_facet |
Barros, Rosanna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Rosanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Andragogy Pedagogy Dialogic Socio-pedagogical mediation Andragogia Pedagogia Dialógico Mediação sociopedagógica |
topic |
Andragogy Pedagogy Dialogic Socio-pedagogical mediation Andragogia Pedagogia Dialógico Mediação sociopedagógica |
description |
Neste artigo, de natureza teórica e ensaística, procuramos revisitar as ideias-base de dois autores-charneira no património teórico-conceptual da educação de adultos: Malcolm Knowles (1913-1997) e Paulo Freire (1921-1997). A análise foca-se primeiro em cada um dos contributos para realçar quer as suas linhas epistemológicas centrais, quer os seus traços mais caraterísticos, tendo em vista identificar fundamentos perenes para a práxis educativa contemporânea. Posteriormente, ensaia-se uma comparação no sentido de explicitar pontos convergentes e divergentes entre as proposições de ambos os autores. Argumenta-se que esses contributos aportam fundamentos que são pertinentes para o educador crítico humanista no seio da modernidade líquida em que vivemos, para refundar os pressupostos da cidadania social pela intervenção e pela mediação sociopedagógica. Trata-se de retomar a realidade contextual dos sujeitos da educação e desenvolver, a partir daí, um diálogo aberto e ético que permita relançar a esperança na transformação social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157343 10.1590/s1678-4634201844173244 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157343 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1678-4634201844173244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157343/152706 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e173244 Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e173244 Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e173244 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713812731789312 |