Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Rosanna
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157343
Resumo: Neste artigo, de natureza teórica e ensaística, procuramos revisitar as ideias-base de dois autores-charneira no património teórico-conceptual da educação de adultos: Malcolm Knowles (1913-1997) e Paulo Freire (1921-1997). A análise foca-se primeiro em cada um dos contributos para realçar quer as suas linhas epistemológicas centrais, quer os seus traços mais caraterísticos, tendo em vista identificar fundamentos perenes para a práxis educativa contemporânea. Posteriormente, ensaia-se uma comparação no sentido de explicitar pontos convergentes e divergentes entre as proposições de ambos os autores. Argumenta-se que esses contributos aportam fundamentos que são pertinentes para o educador crítico humanista no seio da modernidade líquida em que vivemos, para refundar os pressupostos da cidadania social pela intervenção e pela mediação sociopedagógica. Trata-se de retomar a realidade contextual dos sujeitos da educação e desenvolver, a partir daí, um diálogo aberto e ético que permita relançar a esperança na transformação social.
id USP-11_7bbbb71dcb9d1613345bf5f91fc5c4dc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/157343
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic MediationRevisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógicaAndragogyPedagogyDialogicSocio-pedagogical mediationAndragogiaPedagogiaDialógicoMediação sociopedagógicaNeste artigo, de natureza teórica e ensaística, procuramos revisitar as ideias-base de dois autores-charneira no património teórico-conceptual da educação de adultos: Malcolm Knowles (1913-1997) e Paulo Freire (1921-1997). A análise foca-se primeiro em cada um dos contributos para realçar quer as suas linhas epistemológicas centrais, quer os seus traços mais caraterísticos, tendo em vista identificar fundamentos perenes para a práxis educativa contemporânea. Posteriormente, ensaia-se uma comparação no sentido de explicitar pontos convergentes e divergentes entre as proposições de ambos os autores. Argumenta-se que esses contributos aportam fundamentos que são pertinentes para o educador crítico humanista no seio da modernidade líquida em que vivemos, para refundar os pressupostos da cidadania social pela intervenção e pela mediação sociopedagógica. Trata-se de retomar a realidade contextual dos sujeitos da educação e desenvolver, a partir daí, um diálogo aberto e ético que permita relançar a esperança na transformação social.This paper seeks to revisit basic ideas of two key-authors in the theoretical field of adult education: Malcolm Knowles (1913-1997) and Paulo Freire (1921-1997). First we analyse each one of these contributes in order to highlight the main epistemological lines and characteristics that represent a set of fundaments of educational praxis. Then we attempt to compare and find out main convergences and divergences between their proposals. We argue that these contributes bring fundaments that are pertinent for a critical and humanistic educator on the context of the liquid modernity (Bauman, 2003) we live in today in order to re-found central assumptions of social citizenship by the educational intervention and socio-pedagogical mediation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15734310.1590/s1678-4634201844173244Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e173244Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e173244Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1732441678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157343/152706Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Rosanna2019-04-24T17:29:43Zoai:revistas.usp.br:article/157343Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2019-04-24T17:29:43Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation
Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica
title Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation
spellingShingle Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation
Barros, Rosanna
Andragogy
Pedagogy
Dialogic
Socio-pedagogical mediation
Andragogia
Pedagogia
Dialógico
Mediação sociopedagógica
title_short Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation
title_full Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation
title_fullStr Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation
title_full_unstemmed Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation
title_sort Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Sociopedagogic Mediation
author Barros, Rosanna
author_facet Barros, Rosanna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Rosanna
dc.subject.por.fl_str_mv Andragogy
Pedagogy
Dialogic
Socio-pedagogical mediation
Andragogia
Pedagogia
Dialógico
Mediação sociopedagógica
topic Andragogy
Pedagogy
Dialogic
Socio-pedagogical mediation
Andragogia
Pedagogia
Dialógico
Mediação sociopedagógica
description Neste artigo, de natureza teórica e ensaística, procuramos revisitar as ideias-base de dois autores-charneira no património teórico-conceptual da educação de adultos: Malcolm Knowles (1913-1997) e Paulo Freire (1921-1997). A análise foca-se primeiro em cada um dos contributos para realçar quer as suas linhas epistemológicas centrais, quer os seus traços mais caraterísticos, tendo em vista identificar fundamentos perenes para a práxis educativa contemporânea. Posteriormente, ensaia-se uma comparação no sentido de explicitar pontos convergentes e divergentes entre as proposições de ambos os autores. Argumenta-se que esses contributos aportam fundamentos que são pertinentes para o educador crítico humanista no seio da modernidade líquida em que vivemos, para refundar os pressupostos da cidadania social pela intervenção e pela mediação sociopedagógica. Trata-se de retomar a realidade contextual dos sujeitos da educação e desenvolver, a partir daí, um diálogo aberto e ético que permita relançar a esperança na transformação social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157343
10.1590/s1678-4634201844173244
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157343
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201844173244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157343/152706
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e173244
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e173244
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e173244
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713812731789312