Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
DOI: | 10.1590/s1517-9702201612162742 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/125662 |
Resumo: | Este trabalho convida à discussão sobre a relação entre a educação intercultural e a formação de professores em contexto multicultural e multilíngue. Partimos do fenômeno das migrações, que tem ocupado lugar de destaque no cenário mundial e, do mosaico cultural decorrente desse fenômeno, surgem conflitos de ordem política, ideológica, religiosa, étnica, cultural, dentre outros. Investigamos o papel da escola e dos professores em meio ao cenário estabelecido e temos como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em contexto espanhol, com professores que recebem alunos imigrantes que, em sua maioria, não sabem o idioma local e precisam aprendê-lo para integrar-se ao ambiente escolar, assim como à sociedade em que estão inseridos. Para tanto, a metodologia utilizada seguiu os princípios da pesquisa mista, utilizando as abordagens qualitativa e quantitativa, de paradigma interpretativista, para a análise dos dados obtidos por meio de questionários e transcrições de reuniões dos grupos de discussão. A coleta foi realizada com professores que atuam nas Aulas Temporales de Adaptación Lingüística (ATAL) situadas na provincia de Cádis, dentro da comunidade autônoma da Andaluzia, na Espanha. Os resultados evidenciaram a demanda, por parte dos professores, darealização de ações pedagógicas orientadas para a formação com base na educação intercultural, indicando que as discussões sobre essa temática são importantes para a construção de uma escola que promova e entenda o encontro com o outro como parte das relações interculturais. |
id |
USP-11_8244d510a015ca1bafbd65dd5947b6df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/125662 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
spelling |
Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes Intercultural education and teacher education in the current context of immigrant students in Spain Este trabalho convida à discussão sobre a relação entre a educação intercultural e a formação de professores em contexto multicultural e multilíngue. Partimos do fenômeno das migrações, que tem ocupado lugar de destaque no cenário mundial e, do mosaico cultural decorrente desse fenômeno, surgem conflitos de ordem política, ideológica, religiosa, étnica, cultural, dentre outros. Investigamos o papel da escola e dos professores em meio ao cenário estabelecido e temos como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em contexto espanhol, com professores que recebem alunos imigrantes que, em sua maioria, não sabem o idioma local e precisam aprendê-lo para integrar-se ao ambiente escolar, assim como à sociedade em que estão inseridos. Para tanto, a metodologia utilizada seguiu os princípios da pesquisa mista, utilizando as abordagens qualitativa e quantitativa, de paradigma interpretativista, para a análise dos dados obtidos por meio de questionários e transcrições de reuniões dos grupos de discussão. A coleta foi realizada com professores que atuam nas Aulas Temporales de Adaptación Lingüística (ATAL) situadas na provincia de Cádis, dentro da comunidade autônoma da Andaluzia, na Espanha. Os resultados evidenciaram a demanda, por parte dos professores, darealização de ações pedagógicas orientadas para a formação com base na educação intercultural, indicando que as discussões sobre essa temática são importantes para a construção de uma escola que promova e entenda o encontro com o outro como parte das relações interculturais. This paper is an invitation to discuss the relation between intercultural education and teacher education in a multicultural and multilingual context. Our starting points are migration – which has been an important issue in the world – and the cultural variety arising from this phenomenon, which generates political, ideological, ethnic and cultural conflicts. We have researched the role of schools and teachers in the current scenario and aim to present the results of a study conducted in Spain with teachers who receive immigrant students. Most of these students do not speak the local language and need to learn it to integrate into the school environment and into society. As for methodology, we have followed mixed research principles, using quantitative and qualitative approaches, of the interpretive paradigm, to analyze the data obtained through questionnaires and transcriptions of discussion group meetings. The data was collected from the teachers who work on Aulas Temporales de Adaptación Lingüística (ATAL – Language Adaptation Temporary Classes) in the province of Cadiz, in the autonomous region of Andalucia, Spain. The results obtained evidenced that there is a demand on teachers’ part for educational actions focused on intercultural education. This indicates that the discussion on this matter is important for the development of schools that encourage and understand meeting the other as part of intercultural relations. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/12566210.1590/s1517-9702201612162742Educação e Pesquisa; v. 42 n. 4 (2016); 1093-1108Educação e Pesquisa; Vol. 42 Núm. 4 (2016); 1093-1108Educação e Pesquisa; Vol. 42 No. 4 (2016); 1093-11081678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/125662/122590Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Doris Cristina Vicente da SilvaPermisán, Cristina Goenechea2017-01-19T19:28:31Zoai:revistas.usp.br:article/125662Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2017-01-19T19:28:31Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes Intercultural education and teacher education in the current context of immigrant students in Spain |
title |
Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes |
spellingShingle |
Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes Matos, Doris Cristina Vicente da Silva Matos, Doris Cristina Vicente da Silva |
title_short |
Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes |
title_full |
Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes |
title_fullStr |
Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes |
title_full_unstemmed |
Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes |
title_sort |
Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes |
author |
Matos, Doris Cristina Vicente da Silva |
author_facet |
Matos, Doris Cristina Vicente da Silva Matos, Doris Cristina Vicente da Silva Permisán, Cristina Goenechea Permisán, Cristina Goenechea |
author_role |
author |
author2 |
Permisán, Cristina Goenechea |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Doris Cristina Vicente da Silva Permisán, Cristina Goenechea |
description |
Este trabalho convida à discussão sobre a relação entre a educação intercultural e a formação de professores em contexto multicultural e multilíngue. Partimos do fenômeno das migrações, que tem ocupado lugar de destaque no cenário mundial e, do mosaico cultural decorrente desse fenômeno, surgem conflitos de ordem política, ideológica, religiosa, étnica, cultural, dentre outros. Investigamos o papel da escola e dos professores em meio ao cenário estabelecido e temos como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em contexto espanhol, com professores que recebem alunos imigrantes que, em sua maioria, não sabem o idioma local e precisam aprendê-lo para integrar-se ao ambiente escolar, assim como à sociedade em que estão inseridos. Para tanto, a metodologia utilizada seguiu os princípios da pesquisa mista, utilizando as abordagens qualitativa e quantitativa, de paradigma interpretativista, para a análise dos dados obtidos por meio de questionários e transcrições de reuniões dos grupos de discussão. A coleta foi realizada com professores que atuam nas Aulas Temporales de Adaptación Lingüística (ATAL) situadas na provincia de Cádis, dentro da comunidade autônoma da Andaluzia, na Espanha. Os resultados evidenciaram a demanda, por parte dos professores, darealização de ações pedagógicas orientadas para a formação com base na educação intercultural, indicando que as discussões sobre essa temática são importantes para a construção de uma escola que promova e entenda o encontro com o outro como parte das relações interculturais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/125662 10.1590/s1517-9702201612162742 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/125662 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1517-9702201612162742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/125662/122590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 42 n. 4 (2016); 1093-1108 Educação e Pesquisa; Vol. 42 Núm. 4 (2016); 1093-1108 Educação e Pesquisa; Vol. 42 No. 4 (2016); 1093-1108 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1822180739205038080 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/s1517-9702201612162742 |