Formação docente: percepções de professores ingressantes na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/128193 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir os significados atribuídos por professores recém-ingressados na profissão sobre suas experiências de formação inicial e continuada. Tem como referência alguns dados construídos na pesquisa “O trabalho docente e a aprendizagem da profissão nos primeiros anos da carreira”, que investigou como professores que ingressaram na rede pública de ensino do Rio de Janeiro entre os anos de 2010 e 2012 vivem o trabalho docente e o processo de socialização profissional. Teve como principais interlocutores autores que têm estudado o trabalho docente e a formação de professores (Gatti e Nunes, André, Nóvoa, Zeichner, Tardif, Tedesco e Fanfani). Os sujeitos da pesquisa foram professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Os instrumentos para a coleta de dados foram uma entrevista com representante do nível central, questionários e grupos de discussão com os professores. A análise dos dados evidenciou uma avaliação positiva da formação inicial no que se refere às oportunidades de reflexão sobre diferentes aspectos da realidade educacional e de participação em atividades de pesquisa / extensão e nos estágios supervisionados. Contudo, os professores evidenciaram também a desconexão entre os conhecimentos acadêmicos e a dimensão prática da formação docente. Constatou-se ainda a ausência de uma política pública voltada para acolher os professores que começam na profissão, bem como de iniciativas de formação em serviço que possam oferecer a esses professores condições propícias, favoráveis e adequadas às suas necessidades no início de carreira. |
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Formação docente: percepções de professores ingressantes na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro Teacher Education: Perceptions of teachers who are entering the municipal education system in Rio de Janeiro Este artigo tem como objetivo discutir os significados atribuídos por professores recém-ingressados na profissão sobre suas experiências de formação inicial e continuada. Tem como referência alguns dados construídos na pesquisa “O trabalho docente e a aprendizagem da profissão nos primeiros anos da carreira”, que investigou como professores que ingressaram na rede pública de ensino do Rio de Janeiro entre os anos de 2010 e 2012 vivem o trabalho docente e o processo de socialização profissional. Teve como principais interlocutores autores que têm estudado o trabalho docente e a formação de professores (Gatti e Nunes, André, Nóvoa, Zeichner, Tardif, Tedesco e Fanfani). Os sujeitos da pesquisa foram professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Os instrumentos para a coleta de dados foram uma entrevista com representante do nível central, questionários e grupos de discussão com os professores. A análise dos dados evidenciou uma avaliação positiva da formação inicial no que se refere às oportunidades de reflexão sobre diferentes aspectos da realidade educacional e de participação em atividades de pesquisa / extensão e nos estágios supervisionados. Contudo, os professores evidenciaram também a desconexão entre os conhecimentos acadêmicos e a dimensão prática da formação docente. Constatou-se ainda a ausência de uma política pública voltada para acolher os professores que começam na profissão, bem como de iniciativas de formação em serviço que possam oferecer a esses professores condições propícias, favoráveis e adequadas às suas necessidades no início de carreira. This article aims to discuss the meanings attributed by beginning teachers to their experiences in initial and continuing teacher education. It builds on data collected in a study titled O trabalho docente e a aprendizagem da profissão nos primeiros anos da carreira [The Teaching Profession and its Learning in Early Career Years], which investigated how teachers who entered the public education system in Rio de Janeiro from 2010 to 2012 experienced teaching and the work socialization process. That study had as its main interlocutors authors who have been studying teaching and teacher education (Gatti and Nunes, André, Nóvoa, Zeichner, Tardif, Tedesco and Fanfani). The studied subjects were teachers in their early years in basic education. The data collection instruments consisted of an interview with an education department official, questionnaires, and discussion groups with teachers. Data analysis showed a positive evaluation of initial teacher education in terms of the opportunities it provided for reflecting about different aspects of the educational reality, as well as participating in research/extension activities at supervised internships. However, teachers also evidenced a disconnection between academic knowledge and the practical dimension in their teacher education. The study also found an absence of public policies dedicated to support teachers who are beginning their career, and an absence of on-the-job education initiatives that could offer those teachers favorable and suitable conditions regarding their needs as they begin teaching. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/12819310.1590/s1517-9702201701150846Educação e Pesquisa; v. 43 n. 1 (2017); 49-64Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 1 (2017); 49-64Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 1 (2017); 49-641678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/128193/125110https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/128193/125111Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Maria das Graças C. de ArrudaReis, Rosemary F. dos2017-03-16T16:56:48Zoai:revistas.usp.br:article/128193Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2017-03-16T16:56:48Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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