The Human Rights Education Notebook and governance: some similarities with documents from UNESCO and the United Nations Development Program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Maria José De
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187156
Resumo: O Caderno Educação em Direitos Humanos ( CEDH ) indica que confia nos processos de governança para solucionar uma parte expressiva dos problemas educacionais. Essa convicção é muito semelhante à que tem sido externada também por diversos organismos internacionais, lideranças políticas, governantes e organizações da sociedade civil. A esses agentes caberia a tarefa de compor uma rede de ações e de procedimentos para expandir uma forma de educação capaz de transformar as pessoas em sujeitos de direitos e em indivíduos dotados da capacidade de impulsionar mudanças expressivas em sua vida e na vida dos demais indivíduos que vivem ao seu redor. Por meio de uma pesquisa documental histórico-hermenêutica concluiu-se que as prescrições, postas no CEDH, para trabalhar os princípios que orientam as Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos , têm similaridades com as sugestões de geração de políticas de enlaçamento de diversos agentes, postas nos Relatórios do Desenvolvimento Humano do PNUD e nos Relatórios de Monitoramento Global das Metas de Educação para Todos , da UNESCO.
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spelling The Human Rights Education Notebook and governance: some similarities with documents from UNESCO and the United Nations Development ProgramCaderno Educação em Direitos Humanos e governança: algumas similitudes com documentos da UNESCO e do Programa das Nações Unidas para o DesenvolvimentoEducationHuman rightsGovernanceHuman developmentEducaçãoDireitos humanosGovernançaDesenvolvimento humanoO Caderno Educação em Direitos Humanos ( CEDH ) indica que confia nos processos de governança para solucionar uma parte expressiva dos problemas educacionais. Essa convicção é muito semelhante à que tem sido externada também por diversos organismos internacionais, lideranças políticas, governantes e organizações da sociedade civil. A esses agentes caberia a tarefa de compor uma rede de ações e de procedimentos para expandir uma forma de educação capaz de transformar as pessoas em sujeitos de direitos e em indivíduos dotados da capacidade de impulsionar mudanças expressivas em sua vida e na vida dos demais indivíduos que vivem ao seu redor. Por meio de uma pesquisa documental histórico-hermenêutica concluiu-se que as prescrições, postas no CEDH, para trabalhar os princípios que orientam as Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos , têm similaridades com as sugestões de geração de políticas de enlaçamento de diversos agentes, postas nos Relatórios do Desenvolvimento Humano do PNUD e nos Relatórios de Monitoramento Global das Metas de Educação para Todos , da UNESCO.The Human Rights Education Handbook (HREH) indicates that one trusts in the ability of governance processes for solving a significant part of educational problems. This belief is very similar to that which has also been expressed by several international organizations, political leaders, government officials and civil society organizations. These agents would have the task of establishing a network of actions and procedures to expand a form of education capable of transforming people into subjects who have rights and individuals with the ability to trigger significant changes in their lives and in the lives of other individuals who live around them. Through historical-hermeneutic documentary research it was concluded that the prescriptions indicated in the HREH regarding the instructions issued by the National Guidelines of the Education in Human Rights have similarities with the suggestions of generation of politics of connection put forward by various agents, and included in the UNDP Human Development Reports and the UNESCO Education for All (EFA) Global Monitoring Reports.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18715610.1590/S1678-4634202046218507 Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-18Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-18Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-181678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187156/172926https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187156/172925Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Maria José De 2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/187156Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
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