Training of university professors and their meaning for inclusive education
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157340 |
Resumo: | Explorar o tema da educação inclusiva requer que discutamos a formação de professores e de seus formadores no que tange às práticas e significações sobre a diversidade humana. O objetivo deste trabalho é analisar a formação e as práticas de docentes universitários, atuantes em cursos de licenciatura, no que se refere aos pressupostos inclusivos. Para tanto foram analisadas, por meio da abordagem qualitativa de pesquisa descrita por González Rey, as respostas ao instrumento de autopreenchimento aplicados em 26 professores atuantes nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física de duas universidades públicas federais. Em geral, os dados nos mostram que a formação dos formadores é pouca ou nenhuma no que se refere à inclusão escolar e à aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. As barreiras atitudinais também puderam ser notadas em parte das respostas, demonstrando que esse é um problema que está longe de ser ultrapassado e configura um entrave para o sucesso do processo inclusivo. Além desses fatores, foi evidente que existe pouco apoio institucional e que as condições de inclusão nas universidades participantes ainda precisam de grandes mudanças para a efetivação desse processo. Entendemos que os resultados poderão subsidiar e ampliar a discussão da área de formação de professores, contribuindo, também, para (re) pensarmos as práticas docentes nos espaços envolvidos. |
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Training of university professors and their meaning for inclusive educationFormação de formadores e suas significações para a educação inclusivaTraining of university professorsInclusive educationHigher educationFormação de formadoresEducação inclusivaEnsino superiorExplorar o tema da educação inclusiva requer que discutamos a formação de professores e de seus formadores no que tange às práticas e significações sobre a diversidade humana. O objetivo deste trabalho é analisar a formação e as práticas de docentes universitários, atuantes em cursos de licenciatura, no que se refere aos pressupostos inclusivos. Para tanto foram analisadas, por meio da abordagem qualitativa de pesquisa descrita por González Rey, as respostas ao instrumento de autopreenchimento aplicados em 26 professores atuantes nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física de duas universidades públicas federais. Em geral, os dados nos mostram que a formação dos formadores é pouca ou nenhuma no que se refere à inclusão escolar e à aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. As barreiras atitudinais também puderam ser notadas em parte das respostas, demonstrando que esse é um problema que está longe de ser ultrapassado e configura um entrave para o sucesso do processo inclusivo. Além desses fatores, foi evidente que existe pouco apoio institucional e que as condições de inclusão nas universidades participantes ainda precisam de grandes mudanças para a efetivação desse processo. Entendemos que os resultados poderão subsidiar e ampliar a discussão da área de formação de professores, contribuindo, também, para (re) pensarmos as práticas docentes nos espaços envolvidos.Exploring the theme of inclusive education requires that we discuss the training of teachers and their trainers, concerning the practices and meanings about human diversity. The goal of this paper is to analyze the training and practices of professors working in graduate courses with teaching degrees in relation to inclusive assumptions. In order to do so, the responses to the self-filling instrument applied in 26 professors who took part in the courses in Biological Sciences, Chemistry and Physics of two federal public universities were analyzed through the qualitative research approach described by González Rey. In general, the data show that the training of trainers referring to school inclusion and learning of students with special educational needs is little to none. Attitudinal barriers could also be noticed in some of the responses, demonstrating that this is a problem that is far from being overcome and constitutes an obstacle to the success of the inclusive process. In addition to these factors, it was evident that there is little institutional support and that the conditions for inclusion in the participating universities still require major changes for the process to be effective. We understand that the results can offer subsidies to a broaden discussion on the field of teacher training, also contributing to (re)thinking the teaching practices in the spaces involvedUniversidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15734010.1590/s1678-4634201844176672Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e176672Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e176672Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1766721678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157340/152704https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157340/152705Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBazon, Fernanda Vilhena MafraFurlan, Elaine Gomes MatheusFaria, Paulo Cezar deLozano, DanieleGomes, Claudia2019-04-24T17:16:30Zoai:revistas.usp.br:article/157340Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2019-04-24T17:16:30Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Explorar o tema da educação inclusiva requer que discutamos a formação de professores e de seus formadores no que tange às práticas e significações sobre a diversidade humana. O objetivo deste trabalho é analisar a formação e as práticas de docentes universitários, atuantes em cursos de licenciatura, no que se refere aos pressupostos inclusivos. Para tanto foram analisadas, por meio da abordagem qualitativa de pesquisa descrita por González Rey, as respostas ao instrumento de autopreenchimento aplicados em 26 professores atuantes nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física de duas universidades públicas federais. Em geral, os dados nos mostram que a formação dos formadores é pouca ou nenhuma no que se refere à inclusão escolar e à aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. As barreiras atitudinais também puderam ser notadas em parte das respostas, demonstrando que esse é um problema que está longe de ser ultrapassado e configura um entrave para o sucesso do processo inclusivo. Além desses fatores, foi evidente que existe pouco apoio institucional e que as condições de inclusão nas universidades participantes ainda precisam de grandes mudanças para a efetivação desse processo. Entendemos que os resultados poderão subsidiar e ampliar a discussão da área de formação de professores, contribuindo, também, para (re) pensarmos as práticas docentes nos espaços envolvidos. |
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