Conceptual thinking of fractions: the Davydovian mode of teaching organization
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202939 |
Resumo: | Este artigo se apresenta no contexto de organização do ensino numa perspectiva materialista histórica e dialética. Mais especificamente, sua referência é o ensino desenvolvimental, proposto por Davýdov e seus colaboradores. A delimitação se expressa na seguinte questão de pesquisa: quais as manifestações do movimento do pensamento conceitual de fração nas tarefas particulares do livro didático e de orientação ao professor, quando a referência é o modo davydoviano de organização do ensino? Nesta pesquisa bibliográfica, os dados de análise tomam como amostra cinco tarefas particulares extraídas do livro didático do 5º ano, baseadas na proposição de Davýdov, acompanhadas pelo livro de orientação ao professor. As três primeiras tarefas explicitam o movimento de redução do concreto ao abstrato; as demais revelam o movimento do pensamento de ascensão do abstrato ao concreto. O estudo revela que os processos de redução e ascensão direcionam o pensamento para a apropriação das relações essenciais que constituem o conceito de fração. A essência se manifesta no problema de medição, gerador da necessidade de subdivisão da unidade de medida, que constituirá a unidade intermediária. Os dois movimentos se caracterizam por processos mediados que levam o pensamento à abstração e à generalização das conexões internas constituintes da lei e da causa do conceito. |
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Conceptual thinking of fractions: the Davydovian mode of teaching organizationO pensamento conceitual de fração: o modo de organização do ensino davydovianoFraçãoProposição davydovianaMovimentos do pensamentoFractionDavydovian proposalThought movementsEste artigo se apresenta no contexto de organização do ensino numa perspectiva materialista histórica e dialética. Mais especificamente, sua referência é o ensino desenvolvimental, proposto por Davýdov e seus colaboradores. A delimitação se expressa na seguinte questão de pesquisa: quais as manifestações do movimento do pensamento conceitual de fração nas tarefas particulares do livro didático e de orientação ao professor, quando a referência é o modo davydoviano de organização do ensino? Nesta pesquisa bibliográfica, os dados de análise tomam como amostra cinco tarefas particulares extraídas do livro didático do 5º ano, baseadas na proposição de Davýdov, acompanhadas pelo livro de orientação ao professor. As três primeiras tarefas explicitam o movimento de redução do concreto ao abstrato; as demais revelam o movimento do pensamento de ascensão do abstrato ao concreto. O estudo revela que os processos de redução e ascensão direcionam o pensamento para a apropriação das relações essenciais que constituem o conceito de fração. A essência se manifesta no problema de medição, gerador da necessidade de subdivisão da unidade de medida, que constituirá a unidade intermediária. Os dois movimentos se caracterizam por processos mediados que levam o pensamento à abstração e à generalização das conexões internas constituintes da lei e da causa do conceito.This article was produced in the context of teaching organization from a historical and dialectic perspective. More specifically, its main reference is the developmental teaching proposed by Davýdov and his collaborators. The specification can be expressed in the following research question: what are the manifestations of the movement of conceptual thinking of fractions in the particular tasks in textbooks and teacher’s guides, when their reference is the Davydovian mode of teaching organization? In this bibliographical research, the analyzed data represents a sample of five particular tasks taken from the 5th Year textbook, based on Davýdov’s proposal and accompanied by the teacher’s guide. The first three tasks reveal the movement of reduction from the concrete to the abstract; the remaining tasks reveal the movement of thought as an ascension from the abstract to the concrete. This study reveals that the processes of reduction and ascension direct thinking towards the acquisition of the essential relations constituting the concept of fractions. Essence manifests in the measurement problem which creates the need for a division of the unit of measurement that will establish an intermediary unit. Both movements are characterized by mediated processes leading thinking into the abstraction and generalization of the inner connections constituting the law and cause of the concept.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/20293910.1590/S1678-4634202248236913porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e236913Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e236913Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2369131678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202939/186994https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202939/186993https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202939/186992Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Daiane de Damazio, Ademir 2022-09-27T00:21:04Zoai:revistas.usp.br:article/202939Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-09-27T00:21:04Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este artigo se apresenta no contexto de organização do ensino numa perspectiva materialista histórica e dialética. Mais especificamente, sua referência é o ensino desenvolvimental, proposto por Davýdov e seus colaboradores. A delimitação se expressa na seguinte questão de pesquisa: quais as manifestações do movimento do pensamento conceitual de fração nas tarefas particulares do livro didático e de orientação ao professor, quando a referência é o modo davydoviano de organização do ensino? Nesta pesquisa bibliográfica, os dados de análise tomam como amostra cinco tarefas particulares extraídas do livro didático do 5º ano, baseadas na proposição de Davýdov, acompanhadas pelo livro de orientação ao professor. As três primeiras tarefas explicitam o movimento de redução do concreto ao abstrato; as demais revelam o movimento do pensamento de ascensão do abstrato ao concreto. O estudo revela que os processos de redução e ascensão direcionam o pensamento para a apropriação das relações essenciais que constituem o conceito de fração. A essência se manifesta no problema de medição, gerador da necessidade de subdivisão da unidade de medida, que constituirá a unidade intermediária. Os dois movimentos se caracterizam por processos mediados que levam o pensamento à abstração e à generalização das conexões internas constituintes da lei e da causa do conceito. |
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